segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Renata Fronzi e a Familia Trapo

Renato, Cidinha, Renata, Zeloni e Golias. De pé, Jô Soares

Quando eu era jovem havia uma atriz de comédias que me entusiasmava e me tirava boas gargalhadas, plenas de admiraçao:Renata Fronzi.

Atriz brasileira, mas nascida argentina. Foi casada com o apresentador e locutar Cesar Ladeira. Mãe de Cesar Ladeira Filho e do músico César Ladeira.

Era uma maravilha assitir Renata nas chanchadas da Atlântida, e o auge aconteceu quando de 1967 a 1971 Renata fez o papel de Helena Trapo, irmã de Bronco - Ronald Golias - no humoristico da TV Record, canal 7 de São Paulo : A Família Trapo.

Do programa além de Renata e Ronald Golias participavam da "Família": Renato Corte Real, Jô Soares, Zeloni e pasmem: Cidinha Campos!

Renata, que faleceu de síndrome de disfunção múltipla dos órgãos em 2008, por causa do diabetes ( a doença silenciosa) era portentosa. "Casa cheia" como diríamos hoje.

Brilhava no palco e nas telas. Tinha um sotaque italo-castelhano que a destacava, que marcava sua harmoniosa voz de comediante.

A Família Trapo era uma sátira baseada no sucesso do Filme "A Noviça Rebelde" (Família Von Trapp). Este programa deu filhotes com o mesmo viés e que foram sucesso em outras emissoras décadas após.

Em preto e branco, (ainda não havia tv a cores) é lamentável que apenas tres episódios do programa continuem como arquivo, os demais perderam-se com o incêndio da TV Record à época.

Ainda que trabalhando na mesma profissão, apenas uma vezencontrei Renata Fronzi: na platéia de uma peça que fomos assistir.

Mas é bom que tenha sido assim, penso que mitos não devem ser vistos de perto. Porque de perto todo mundo é comum ( ou normal).Risos.

E aplausos para Ranata Fronzi e sua Família Trapo.

A estrela Renata Fronzi

Escrito Por Bemvindo Sequeira

Colaboraram: Bemvindo Sequeira; entretenimento.r7.com;

3 comentários:

  1. Eu me divertia muito com a família trapo. Eu tenho gravado em minha memória a voz da Renata Fronzi até hoje.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana essas recordações de nossa tevê, nosso teatro, da Renata lembro vagamente, eu era muito pequeno. Abração!

    ResponderExcluir
  3. A Verdade Em Poesia, está a tentar visitar a todos os seus seguidores,
    para deixar abraço amigo e agradecer por termos ficado juntos mais um ano,
    desejar também que este ano lhe traga muitas alegrias, e grandes vitórias.
    Atenciosamente. António.
    PS. tive de seguir outra vez porque estava sem foto, ou sem endereço.

    ResponderExcluir

A Cia. De Teatro Atemporal agradeçe os seus comentários.