segunda-feira, 13 de abril de 2015

O Mundo Está Mais Medíocre ou é Impressão?

Falta de Melina Mercouri

O Mundo está mesmo mais medíocre? Ou é apenas nossa impressão? Ou é fruto da mídia que pensemos assim?

Na minha juventude convivíamos com tres genios pablos: Pablo Picasso, Pablo Neruda e Pablo Casals. Convivíamos com os Beatles e Rolling Stones. Che Guevara era já uma lenda viva;Edith Piaf ainda cantava. Vinicius, Tom Jobim, Manoel Bandeira e Drummond eram figurinhas no transporte público carioca.

Saudades de Neruda

O homem pisava na Lua. MPB4, Elis Regina, Nara leão, O Pasquim, O Sol, Realidade, o Bondinho... eram jornais e revistas lidas.

A contra cultura com Bob Dylan, Living Theatre ...a antipsiquiatria...Carlos Castañeda e a descoberta do peyote...Martin Luther King, Mao Tse Tung, o Livro Vermelho...Dias Gomes, Saramandaia, Roque Santeiro, Ziembinsky... o Papa era João XXIII, joanita bonachão, protetor da Teologia da Libertação e do Concilio Vaticano II, e não era um ex-membro da juventude nazista com cara de vampiro.

Marcuse, Althusser, Mac luhan, Cinema Noir, Cinema Novo...

Glauber

Tudo isto será saudosismo meu? Talvez.

Hoje parece-me que o mundo é composto de michels telós, e luans santanas. O melhor que conseguimos em literatura é Paulo Coelho. As subcelebridades dos realitys, e as mulheres objetos...Amor Eterno num Carrossel de amor substituem Walter Negrão e Janete Claire...Em vez de Sobral Pinto defendendo a liberdade e os direitos sem cobrar um centavo, temos Marcio Thomas Bastos e seus honorários de 15 milhões.

A mulher vulgar do Sarkozy é notícia, e as malandragens do principezinho manchetes no mundo...No lugar dos kibutz socializantes temos a Palestina ocupada...A glória grega, como Itabira, hoje é só um retrato na parede; e no lugar de Melina Mercury temos Kathy Perry... E por aí vai.

Fico me perguntando: o Mundo está realmente medíocre, ou é só impressão de um jovem sessentão que viveu o brilhantismo antes que o Mundo mergulhasse nestes brutais e medíocres tempos?

Escrito Por Bemvindo Sequeira

Colaboraram: Bemvindo Sequeira; entretenimento.r7.com;

Um comentário:

  1. Bem, hoje temos o Bello, a Anita, as mil e uma duplas sertanojos, as cachorras e as poderosas, o Luan, os ex-BBBs, nossa, tanta gente boa e inesquecível... fico pensando do quê as pessoas de hoje poderão lembrar-se com saudades no futuro. Já tem alunos meus - bem jovens - que não sabem quem foram Little Richard, Fred Astaire, e até Caetano Veloso...

    ResponderExcluir

A Cia. De Teatro Atemporal agradeçe os seus comentários.