quinta-feira, 29 de novembro de 2012

TEATROS DO MUNDO

Teatro Campos Elíseos (Bilbau)


O Teatro Campos Elíseos, cujo nome oficial atual é Arteria Teatro Campos Elíseos Antzokia e é popularmente conhecido como El Campo ou Bombonera de Bertendona, é um teatro da cidade espanhola de Bilbau, capital da província Biscaia, no País Basco.

Inaugurado a 7 de agosto de 1902 e reinaugurado após ter sido restaurado a 11 de março de 2010, é uma das salas de espetáculos mais importantes daquela cidade e alegadamente a mais avançada tecnicamente de Espanha.



Foi construído entre 1901 e 1902, quando o então novo ensanche estava em plena expansão. O projeto é da autoria do arquiteto local Alfredo Acebal.


O edifício destaca-se pela sua fachada, desenhada pelo basco-francês Jean Baptiste Darroquy, ricamente decorada e que é a referência exterior deste importante exemplo da arquitetura modernista no País Basco, que está classificado como Bem de Interesse Cultural na categoria de monumento histórico.

Nome do Teatro: Teatro Campos Elíseos
Localização: Bilbau, País Basco, Espanha

Teatro Arriaga


O Teatro Arriaga é um teatro de Bilbau, a capital da Biscaia, no País Basco espanhol.

É um edifício neobarroco do final do século XIX da autoria do arquiteto Joaquín de Rucoba e dedicado ao compositor bilbaino Juan Crisóstomo de Arriaga, a quem se apelidou de "Mozart espanhol". Foi inaugurado a 31 de maio de 1890.

É uma das principais salas de espetáculos de Bilbau e um dos seus edifícios mais notáveis. Ao longo da suas história sofreu vários acidentes que obrigaram à sua reconstrução, desde um incêndio de 1914 até às inundações de 1983.

Nome do Teatro: Teatro Arriaga
Localização: Bilbau, País Basco, Espanha

Teatro de la Zarzuela


O Teatro de la Zarzuela é um teatro de Madrid, Espanha, situado na rua Jovellanos.

Foi inaugurado a 10 de Outubro de 1856 (data do aniversário da então rainha, Isabel II).

Nome do Teatro: Teatro de la Zarzuel
Localização: Madrid, Espanha

Teatro Romano de Cádiz


O Teatro Romano de Cádiz está localizado no bairro do Pópulo. Achado em 1981, foi construído por ordem de Lucio Balbo "o Menor" no século I antes de Cristo e é o segundo maior de Espanha (ainda que não se tenha escavado totalmente), só é superado pelo teatro de Corduba.

Nome do Teatro: Teatro Romano de Cádiz
Localização: Cádiz, Espanha

Teatro Real de Madrid


O Teatro Real, conhecido como El Real, é a maior casa de ópera de Madrid, Espanha.

Após trinta e dois anos de planejamento e construção, uma Ordem Real decretou, em 7 de Maio de 1850, a construção imediata do Teatro do Oriente, e a construção foi completa cinco meses depois. A casa, localizada em frente ao Palácio Real, a casa oficial da Realeza, foi finalmente inaugurado em 19 de Novembro de 1850, com a performance de La Favorite, de Gaetano Donizetti. Em 1863, Giuseppe Verdi visitou o teatro, com a première espanhola de La Forza del Destino. Em 1925, os Balés Russos de Sergei Diaghilev apresentaram-se no teatro, com a presença de Vaslav Nijinsky e Igor Stravinsky.


De 1867 até 1925, foi a residência do Conservatório Real de Madrid, quando uma Ordem Real, no dia 6 de Dezembro, retirou-o de lá, graças aos danos que a construção do Metro de Madrid causou ao teatro. Ele foi reaberto em 1966, como um Teatro de Concertos, sendo a residência da Orquestra Nacional Espanhola e a Orquestra Sinfônica RTVE.


Na década de 1990, a casa foi reformada para voltar a apresentar óperas e foi reaberto em 1997. A primeira ópera apresentada foi El Sobrero de Tres Picos e La Vida Breve de Manuel de Falla. Seguidas imediatamente da première mundial de Divinas Palavras, de Antón García Abril, com Plácido Domingo no elenco.

Nome do Teatro: Teatro Real
Localização: Madrid, Espanha

Teatro Gayarre


O Teatro Gayarre é um edifício de Pamplona, capital da Comunidade Foral de Navarra, Espanha. Foi construído em 1932 e situa-se na Avenida Carlos III, no bairro do Segundo Ensanche.

A origem do teatro remonta a 1839, quando foi edificado o Teatro Principal na Praça da Constituição (atualmente Praça do Castelo). O Teatro Principal fechava o lado sul daquela praça, juntamente com o Palácio da Deputação (atual Palácio de Navarra).

Ambos os edifícios foram construídos nos terrenos do antigo convento das Carmelitas Descalças que tinha sido desamortizado pouco antes. O projeto do antigo teatro foi da autoria de Pedro Manuel Ugartemendía, embora a fachada fosse de José de Nagusia, que também dirigiu a obra. O Teatro Principal substituiu o antigo Patio y Casa de Comedias, situado na rua do mesmo nome desde 1608.


O nome do teatro foi mudado em 1903 para o atual em honra do tenor Julián Gayarre, natural da localidade vizinha de Roncal. O teatro foi demolido em 1931, quando se abriu a Praça do Castelo em direção a sul, criando a Avenida Carlos III, conservando-se apenas a fachada, a qual foi transladada para a nova localização. Parte do interesse arquitetónico foi perdido com a mudança, nomeadamente com o desaprecimento do frontão clássico. O novo edifício é da autoria de Javier Yárnoz, que ganhou o concurso lançado pelo Ayuntamiento de Pamplona (administração do município) em 1929. Foi inaugurado em 3 de maio de 1932.


O teatro é propriedade do município. Entre 1931 e 1942 a exploração esteve a cargo da empresa que o construiu, a Erroz y San Martín. Depois disso a gestão ficou a cargo da Sociedad Anónima Inmobiliaria de Espectáculos (SAIDE). Em 1953, ante a necessidade de reformas urgentes, essa sociedade acedeu em suportar os gastos das obras e foi assinado outro contrato de exploração que deveria ter terminado em 3 de maio de 2003.

No entanto, o governo municipal decidiu terminar o contrato cinco anos antes, passando a gestão para a Fundação Municipal Teatro Gayarre. Desde então que foram efetuadas obras importantes de acondicionamento.

A Fundação Municipal Teatro Gayarre é presidida pela alcaidesa de Pamplona e cinco vogais, atuando um deles como vice-presidente, um por cada grupo político eleito para o ayuntamiento.

Nome do Teatro: Teatro Gayarre
Localização: Pamplona, Espanha

Teatro Pavón


O Teatro Pavón, localizado na Rua de Embajadores 9, é um teatro de Madri que abriu em 1925. O arquiteto foi Teodoro de Anasagasti.

Nome do Teatro: Teatro Pavón
Localização: Madri, Espanha

Teatro Maria Guerrero


O Teatro Maria Guerrero é um teatro localizado em Madrid, Espanha. Foi declarado Interés Bien De Cultural em 1996. É a casa do teatro nacional da Espanha, Centro Dramático Nacional.

Nome do Teatro: Teatro Maria Guerrero
Localização: Madri, Espanha

Teatro de la Maestranza


O Teatro de la Maestranza é uma casa de ópera localizada em Sevilha, Espanha.

O teatro foi concebido para ser um dos principais locais culturais da Expo Sevilha 92, e a primeira apresentação aconteceu em 1991, pouco antes da inauguração da Expo Internacional. O teatro foi re-remodelados em 2005.


Apesar de o Teatro de la Maestranza é dedicado principalmente a ópera, há também apresentações de Zarzuela (opereta espanhol) e outras apresentações musicais.

A orquestra residente é o Real Sevilha Symphony Orchestra (Ross). O teatro é a ROSS 'sala de concertos principal e casa do Coro da Sociedade dos Amigos da Maestranza Teatro.


Em 16 de julho de 1992, durante um ensaio no Teatro de la Maestranza de uma apresentação da Ópera Nacional de Paris de Verdi's Otello, uma plataforma suspensa que fazia parte do cenário desabou sobre o palco, matando um membro feminino do coro e ferindo mais 41 pessoas, várias delas em estado grave.

Nome do Teatro: Teatro de la Maestranza
Localização: Sevilha, Espanha

Palácio das Artes Rainha Sofia


O Palácio das Artes Rainha Sofia é uma casa de ópera e um centro cultural localizado em Valência, na Espanha. Foi inaugurado em 8 de outubro de 2005; sua primeira encenação foi a ópera de Fidelio de Beethoven, em 25 de outubro de 2006.

O palácio faz parte do complexo arquitetônico da Cidade das Artes e das Ciências, projetado por Santiago Calatrava e Félix Candela.

Nome do Teatro: Palácio das Artes Rainha Sofia
Localização: Sevilha, Espanha

Grande Teatro do Liceu


O Grande Teatro do Liceu (em espanhol, Gran Teatre del Liceu) ou simplesmente Liceu em catalão ou Liceo em espanhol, é uma casa de ópera em La Rambla, Barcelona, Catalonia, Espanha, inaugurada em 4 de abril de 1847, considerada uma das casas mais importantes do mundo.

Nome do Teatro: Grande Teatro do Liceu
Localização: Barcelona, Espanha

Teatro García Barbón


O Teatro García Barbón, construído no centro da cidade, nas ruínas do que foram do Teatro Rosalia de Castro.

O atual teatro foi inaugurado em 23 de abril de 1927, sob o nome de Teatro García Barbón, mas não foi só um teatro, foi também auditório e Casino, onde as pessoas podem ver diferentes tipos de show e se tornando um ponto de encontro.

Nome do Teatro: Teatro García Barbón
Localização: Galiza, Espanha

Teatro Bretón de los Herreros


O Teatro Bretón de los Herreros ou Teatro Breton inaugurado em 19 de setembro de 1880 e está localizado na parte antiga da cidade de Logroño, Espanha, é considerado um dos maiores centros de exposições do país.

O modelo do arquiteto Felix Navarro foi usada para construir o Teatro Gijón. Este teatro tem um lugar de destaque desde 18 de novembro de 1896 foi o primeiro local a exibir uma obra cinematográfica na região.

Nome do Teatro: Teatro Bretón de los Herreros
Localização: Logroño, Espanha

Lista de Outros Importantes Teatros na Espanha:

Auditório Monte do Gozo
Teatro Principal de Maó
Teatro Lliure
Teatro Nacional de Catalunya
Teatre Principal (Barcelona)
Palau de la Música Catalana
Palau Robert
L'Auditori
Coliseu (Barcelona)
L'Antic Teatro
Auditori AXA
Barcelona City Hall
Barcelona Teatro Musical
Biblioteca da Catalunha
Brossa Espai Escenic
Café-Teatro Llantiol
Círcol Maldà
Clube do Capitólio
Clube Helena
Coliseu (Barcelona)
Espai Navae
El Molino
Fundação Joan Miró
Guasch Teatro
Jove Teatre Regina
La Farinera del Clot
La Puntual, especializada em espectáculos de marionetas
La Riereta Teatre
Mercat de les Flors
Sala Aurélia Capmany
Sala Ovidi Montllor
Nau Ivanow
Palau de la Música Catalana
Palau Sant Jordi
Porta 4
Sala Atrium
Sala Beckett
Sala becool
Sala El Off
Sala Màgic
Sala Muntaner, teatro
Sala Raval
Sala Razzmatazz (ex-Zeleste)
Sant Andreu Teatre
Sidecar Clube Fábrica
Tantarantana Teatre
Teatro Apolo
Teatro Arteria Parallelo
Teatro Borràs
Teatro CCCB (Centre de Cultura Contemporània de Barcelona)
Teatro Centro de Gràcia
Teatro Condal
Teatro del Raval, Carrer Sant Antoni Abat 12
Gaudí Teatre de Barcelona, musicais
Teatre Goya
Teatre Grec, um anfiteatro em estilo dos antigos teatros gregos. Em Montjuïc
Teatre Lliure, Montjuïc
Sala Fabia Puigserver
Espai Lliure
Teatre Nacional de Catalunya
Teatre Novedades
Teatre Poliorama
Teatre Principal (Barcelona)
Teatre Romea
Teatro Tivoli
Teatre Victòria
Teatreneu
Versus Teatre
Villarroel Teatre
Institut del Teatre
Sala Maria Planos
Teatre Alegria
Teatre Estudi
Teatre Laboratori
Teatre Ovidi Montllor
Átrio Viladecans, em Viladecans
Auditori de Cornellà, em Cornellà de Llobregat
Auditori Miquel Martí i Pol, em Sant Joan Despi
Estraperlo (Club del Ritme), em Badalona
Círcol catolic, em Badalona
Fomento Cultural i artística, em Sant Joan Despi
Fundació La Roda, em Montcada i Reixac
Salamandra, em L'Hospitalet de Llobregat
Teatre Blas Infante, em Badalona
Teatre Joventut, em L'Hospitalet de Llobregat
Teatre Mercè Rodoreda, em Sant Joan Despi
Teatre Núria Espert, em Sant Andreu de la Barca
Teatre principal, em Badalona
Teatre Sagarra, em Santa Coloma de Gramenet
Teatre Zorrilla, em Badalona
Avenida del Parallelo
Circo Price
Gran Teatro Falla
Teatro Guimerá
Teatro Lope de Vega (Madrid)
Teatro Lope de Vega (Sevilha)
Teatro Lope de Vega (Valladolid)
Teatro Muñoz Seca
Palacio Valdés Teatro
Teatro Municipal Pedro Muñoz Seca (El Puerto de Santa María)
Teatro romano (Mérida)
Teatro Calderón (Valladolid)
Teatro Cervantes de Almería
Teatro de la Cruz

Colaborou: Wikipedia

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

E VIVA OS FESTIVAIS!


Não existe nada mais democrático do que um festival e quando se trata de festival de teatro, seja ele amador ou estudantil, de cenas ou de monólogos, isso se mostra muito mais verdadeiro e valoroso, Pois, quantos grupos, atores, diretores, de vários lugares do país, tem a oportunidade única de trocar informações, conceitos e concepções, e ainda por cima mostrar o seu trabalho quando de um festival?

Poder levar o seu espetáculo além de sua aldeia, ou até mesmo dentro dela, inovando, experimentando, ousando, ou simplesmente colocando em cena aquilo que você sempre idealizou, muitas vezes só é possível nos palcos de um festival e muitos, esperam, ansiosos, a realização de cada um deles.

Cada vez mais, mais as cidades estão realizando festivais de teatro pelo Brasil afora e muitas das cidades que já os realizavam, vem ratificando as suas exibições, solidificando assim, o movimento por um teatro mais forte, o que por si só, acaba contribuindo de uma maneira geral para todo o segmento teatral.

É claro, que muitos destes festivais, não contam com nenhum tipo de apoio de órgãos governamentais ou de mídia e são, na sua grande maioria, realizados com esforços de algumas pessoas que sabem da importância de um festival para quem faz teatro e precisa desse tipo de intercâmbio, até mesmo para avaliar como anda o seu trabalho.

Não existe lugar mais propício para se descobrir talentos. Quantos atores, diretores, dramaturgos, cenógrafos, iluminadores, sonoplastas, despontaram para uma carreira de sucesso nos palcos de um festival? Mesmo que nem todos os espetáculos mostrem qualidade, um festival de teatro sempre valerá a pena.

Então, a todos aqueles que tem a oportunidade única de participar de um festival, que façam de suas apresentações um momento de engrandecimento de sua arte, independentemente de ganharem ou não algum prêmio, pois num festival, o que vale, é a participação, o intercâmbio e a chance de poder mostrar o seu trabalho.

Agora, desliguem os seus celulares, não fotografem com flash, pois já vai começar em algum lugar do Brasil, mais um festival de teatro.

Escrito por Paulo Sacaldassy

Com Alterações

Colaboraram: Oficina de Teatro & Bacante; Foto: Apresentação do espetáculo "Este Lado Para Cima" no canteiro de obras do Condomínio Vanguarda em Santos – um conjunto habitacional construído por trabalhadores organizados da União Nacional por Moradia Popular. Na Mostra do grupo Olho da Rua em fevereiro de 2011

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

TEATRO DO MUNDO

Shakespeare's Globe


O Shakespeare's Globe é uma reconstrução do Teatro Globe, um teatro elisabetano no bairro londrino de Southwark, na margem sul do rio Tamisa, que foi destruída por um incêndio em 1613, reconstruída em 1614, e depois demolida em 1644.

A reconstrução moderna é uma aproximação acadêmica com base nas evidências disponíveis dos edifícios 1599 e 1614.


Foi fundado pelo ator e diretor Sam Wanamaker e construiu cerca de 230 metros (750 pés) a partir do local do teatro original e abriu ao público em 1997, com uma produção de Henry V.

Nome do Teatro: Shakespeare's Globe
Localização: Londres, Inglaterra

The Old Vic


O Old Vic é um teatro localizado sudeste da Estação Waterloo, em Londres, na esquina da The Cut e Waterloo Road. Ele se tornou um monumento registrado em 1951.

É também o nome de uma empresa de repertórios dedicados ao teatro, e fazer obras para o Royal National Theater.

Nome do Teatro: The Old Vic
Localização: Londres, Inglaterra

Brixton Academy


O Brixton Academy ou Brixton é um dos principais locais de concertos musicais em Londres.




Situado em Brixton, sul de Londres, Inglaterra, o teatro de 4,921 lugares foi palco de diversos concertos de rock desde que se tornou uma casa de shows em 1983.

Nome do Teatro: Brixton Academy
Localização: Londres, Inglaterra

Teatro Fortune


O Teatro Fortune é o nome de dois teatros, um histórico do período Elisabetano, e outro atual. Ambos em Londres, Inglaterra.

O Teatro Fortun era contemporâneo do shakespeariano Globe Theatre, o Cisne e outros; estava na paróquia de St Giles-without-Cripplegate, a oeste dos locais em Shoreditch: The Theatre e o Curtain Theatre, entre a Rua Whitecross e a Golding Lane. Entre 1600 e 1642, esteve entre os primeiros locais que representavam obras dramáticas em Londres.

Já o Fortune Theatre localizado na Russell Street, próximo ao Covent Garden também em Londres, foi aberto em 1924 e está no lugar da velha Albion Tavern. O nome original do teatro era Fortune Thriller Theatre.

Nome do Teatro: Teatro Fortune
Localização: Londres, Inglaterra

Teatro Haymarket


O Teatro Royal Haymarket (também conhecido como Haymarket Theatre ou Little Theatre) é um teatro do West End theatre em Haymarket na cidade de Westminster, é o terceiro mais antigo teatro de Londres ainda em uso.

Samuel Foote adquiriu o contrato de arrendamento em 1747, e em 1766 ele ganhou uma patente real sobre o drama legítimos (ou seja, o drama falado, ao contrário de ópera, concertos ou apresentações com música). Em seu local atual desde 1821, quando foi redesenhado por John Nash. Ele tem uma capacidade de 888. Pelo valor simbólico, é de propriedade de Crown Estate.


O Haymarket tem sido palco de uma inovação significativa no teatro. Em 1873, foi o palco para a primeira matinê programada, estabelecendo um costume seguido logo nos cinemas de toda parte.

Nome do Teatro: Teatro Haymarket
Localização: Londres, Inglaterra

Teatro Lyceum (Londres)


O Teatro Lyceum é um teatro de 2,000 lugares localizado na Cidade de Westminster, no West End de Londres. O teatro existe neste local desde 1765, e a construção atual, projetada por Samuel Beazley, foi inaugurada em 14 de julho de 1834.

Uma reforma comandada por Bertie Crewe em 1904 alterou substancialmente o interior, mantendo apenas a fachada e o grande pórtico de Beazley. Um projeto de restauração em 1996 sob responsabilidade da firma Holohan Architets marcou o retorno do uso da construção como teatro, após longo tempo utilizada como salão de dança.

Nome do Teatro: Teatro Lyceum
Localização: Londres, Inglaterra

Royal Albert Hall


O Royal Albert Hall é um salão de espetáculos em South Kensington, Londres, capital do Reino Unido, com capacidade para mais de 8.000 pessoas. Foi inaugurado a 29 de Março de 1871 pela rainha Vitória, em memória do seu falecido consorte Alberto de Saxe-Coburgo-Gota.



O edifício, caracterizado por uma abóbada de vidro, foi desenhado pelo capitão Francis Fowke e pelo coronel H.Y. Darracott Scott, que optaram pelo uso do tijolo em terracota. Esta preferência arquitectónica é característica da era vitoriana e está presente, por exemplo, no Museu de História Natural de Londres.

Nome do Teatro: Royal Albert Hall
Localização: Londres, Inglaterra

Teatro Rainbow


Teatro Rainbow (em inglês: The Rainbow Theatre, originalmente chamado de Astoria Theatre), é um antigo teatro localizado em Finsbury, na parte norte de Londres.

Também foi um cinema em meados da Década de 1930, hoje em dia foi adquirido pela Igreja Universal do Reino de Deus.

Nome do Teatro: Teatro Rainbow
Localização: Londres, Inglaterra

Earls Court Exhibition Centre


O Earls Court Exhibition Centre é um centro de artes em Londres, entre Hammersmith e Fulham e Kensington e Chelsea, e que integra uma conhecida sala de espetáculos e eventos desportivos com 19 000 lugares.

Várias bandas mundiais já passaram por lá, de Led Zeppelin a Iron Maiden, mas o maior show de todos os tempos foi o P.U.L.S.E da banda Pink Floyd. Outra banda que costumava se apresentar no local era o grupo Oasis, que inclusive gravou no local parte do vídeo ao vivo ...There and Then no dia 4 de Novembro de 1995.


A sala recebeu as competições de voleibol dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012.

Nome do Teatro: Earls Court Exhibition Centre
Localização: Londres, Inglaterra

Teatro Her Majesty's


O Teatro Her Majesty's (em inglês: Her Majesty's Theatre) é um teatro de Londres, na Inglaterra.

Foi fundado em 1705 pelo arquiteto e dramaturgo John Vanbrugh, recebendo o nome de Queen's Theatre, e funcionando como uma casa de ópera, local onde Händel apresentou várias de suas produções.

Com a ascensão de Jorge I ao trono, seu nome foi mudado para King's Theatre. Ao longo do século XIX foi reformado várias vezes, e no século XX, no reinado de Elisabeth II, recebeu a denominação de Her Majesty's Theatre. O prédio atual data de reformas empreendidas em 1897 por Herbert Beerbohm Tree.

Sua capacidade é de 1.216 assentos, e foi classificado como edifício histórico de grau II na classificação da English Heritage.

Nome do Teatro: Teatro Her Majesty's
Localização: Londres, Inglaterra

Coliseu de Londres


O Coliseu de Londres, está localizado em frente à pista de St. Martin, perto da Praça de Trafalgar Square, no município ou distrito de Westminster, em Londres.

É um dos maiores e mais bem equipados da capital britânica. Foi inaugurado em 24 de dezembro de 1904, sendo projetado pelo arquiteto, Frank Matcham, que também projetou o London Palladium.

Teatro Coliseu de Londres , também conhecido como Coliseu Teatro está localizado em frente à pista de St. Martin, perto da Praça de Trafalgar Square , no município ou distrito de Westminster , em Londres . É um dos maiores teatros e melhor equipada da capital Inglês. Foi inaugurado em 24 de dezembro de 1904 , sendo projetado pelo arquiteto teatro acima de tudo, Frank Matcham , que também projetou o London Palladium, para o empresário, Sir Oswald Stoll.

O teatro é descrito como "exuberante interior barroco livre ambiciosa concebida, a "House of London Theatre" Edwardian é ricamente decorados e possui um grande auditório, três andares, fachada principal assimétrica com uma torre para a arcada direita e triplo de entrada aproximadamente no centro, com colunas de granito polido vermelhos.

A entrada suntuosa e áreas de circulação culminando em um grande auditório com detalhes ricos visual clássico de opulência bizantino".

Tem o maior palco de Londres e foi uma das primeiras a ter energia elétrica.

Nome do Teatro: Coliseu de Londres
Localização: Londres, Inglaterra

Palladium


O Palladium de Londres ou London Palladium é um teatro de 2.286 assentos, localizado na Oxford Street na Cidade de Westminster (Londres).


O teatro foi inaugurado em 1910 chamado O Palladium como um espaço para várias interpretações. Desde a sua abertura, já recebeu inúmeros shows, concertos e eventos como um show dos Beatles, Miss Universo de 1990, Saturday Night Fever, em 1998, entre muitos outros.

Nome do Teatro: Palladium
Localização: Londres, Inglaterra

Teatro Regent's Park Open Air


O Regents Park Open Air é um teatro do Reino Unido, localizado em Regents Park, na cidade de Westminster, em Londres. O teatro foi fundado em 1932 por Sir Robert Atkins e Carroll Sydney.

Nome do Teatro: Regent's Park Open Air
Localização: Londres, Inglaterra

Teatro Royal Court


O Royal Court é um teatro britânico em Londres, Inglaterra, localizado em Sloane Square, no bairro de Kensington e Chelsea. É um teatro não comercial, cujo principal objectivo é a promoção do teatro contemporâneo. Desde 1956 , é de propriedade de sua empresa residente, a the English Stage Company.

Nome do Teatro: Teatro Royal Court
Localização: Londres, Inglaterra

Teatro Royal National


O Royal National da Grã-Bretanha é um teatro localizado na margem sul, no bairro londrino de Lambeth, Inglaterra. O teatro foi projetado pelo arquiteto Sir Denys Lasdun e abriu as suas portas entre 1976 e 1977. Desde 1963, e até o local permanente da companhia de teatro foi concluída, a Companhia Nacional de Teatro tinha a sua sede no teatro Old Vic em Waterloo.

Desde 1988, o teatro é chamado Royal National Theatre, como seu nome original é raramente utilizado.

O Teatro Nacional tem três audiências distintas:

O Teatro Olivier (nomeado em honra do primeiro diretor artístico do teatro, Laurence Olivier ) é auditórios maiores e principal, e foi construída sobre o modelo do teatro de Antiga Grécia de Epidaurus , tem um palco aberto e uma etapa Capa para 1.160 pessoas.

O Teatro Lyttelton (nomeado em honra de Oliver Lyttelton , que foi o primeiro diretor do teatro) pode acomodar 890 pessoas.

O Teatro Cottesloe (nomeado em honra do Senhor Cottesloe , diretor do teatro South Bank ) é um pequeno espaço, projetado por Iain Mackintosh, ele pode conter, dependendo da colocação, até 460 pessoas.

Em setembro de 2007 , uma estátua de Sir Laurence Olivier como Hamlet caracterizada foi descoberto fora do prédio, para marcar o centenário do primeiro diretor artístico do teatro.

Nome do Teatro: Teatro Royal National
Localização: Londres, Inglaterra

PARA CONFERIR A LISTA COMPLETA E ALGUMAS INFORMAÇÕES 
SOBRE OS TEATROS NO REINO UNIDO


Colaborou: Wikipedia

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

TEATROS DO MUNDO

Teatro Nacional Esloveno de Ópera e Ballet


O Teatro Nacional Esloveno de Ópera e Ballet é uma casa de ópera em Ljubljana, capital da Eslovénia.

Ele serve como o edifício da ópera nacional do país. Ele está localizado entre o edifício parlamento esloveno, por um lado, e do Museu Nacional e da Galeria Nacional, por outro lado.


O edifício foi anteriormente chamado de Teatro Provincial (em esloveno: Deželno gledališče) e foi construído entre 1890 e 1892 no estilo neo-renascentista estilo pelos arquitetos Jan Vladimír Hráský e Hruby Anton.

A fachada da Casa de Ópera tem colunas jônicas de apoio a uma tímpano sobre a entrada e tem dois nichos na lateral adornada com estátuas alegóricas de Tragédia e Comédia, pelo escultor Alojzij Gangl (1859-1935).

Nome do Teatro: Teatro Nacional Esloveno de Ópera e Ballet
Localização: Ljubljana, Eslovênia

Teatro Prešeren (Kranj)


O Teatro Prešeren em Kranj, Eslovênia, foi construído próximo à Igreja Paroquial de São Cantius no centro da cidade medieval em um promontório entre o Sava rios e Kokra.


Até a década de 1970 sobre a localização do teatro atual, havia um jardim e pomar. A praça entre a igreja e o edifício do teatro mais tarde começou a tomar forma após o cemitério ao redor da igreja foi transferida em 1790. Ao longo de toda história, o Teatro Prešeren vem sando uma dos mais importantes palcos para a arte e a cultura na Eslovênia.

Nome do Teatro: Teatro Prešeren
Localização: Kranj, Eslovênia

Teatro Koper


Vida teatral em Koper, Eslovênia, tem uma longa tradição. O Teatro Koper desenvolvido sobre a localização de um conjunto de casas medievais da cidade norte-oeste da praça central da cidade e, assim, e é parte de uma série de prédios no lado ocidental da rua Verdijeva.

O edifício tem duas partes principais. O sul casas um auditório principal com o palco no lado oeste e seus anexos.

Nome do Teatro: Teatro Koper
Localização: Koper, Eslovênia

Lista de Outros Importantes Teatros na Eslovênia:

Teatro Krizanke
Teatro Puppet (Ljubljana)
Teatro Puppet (Maribor)
Teatro Ljubljana
Teatro Town
Teatro Slovene People's
Teatro The Tartini
Teatro The Miners’
Teatro The Mladinsko
The Old Power Station
Teatro Nacional de Drama (Ljubljana)
Teatro Nacional Esloveno (Maribor)
Teatro Nacional Esloveno (Gorica)
Teatro Slava Klavora
Teatro ŠKUC

Artscape


O Artscape é o principal centro de artes cênicas na Cidade do Cabo, África do Sul. Foi inaugurado em 1971 e está localizado em terrenos valorizados na zona do litoral.

O complexo inclui:

Opera House, assento 1487, com possibilidade de duas cadeiras de rodas.

Teatro, assentos 540, mas mais ou menos, dependendo se o poço é usado.

Teatro de Arena, com capacidade para 140.

Nome do Teatro: Artscape
Localização: Cidade do Cabo, África do Sul

Teatro State (Pretoria)


O Teatro State em Pretória, África do Sul, abriu em 1981 como uma empresa pública sem fins lucrativos financiada. O edifício japonês com influência é na verdade um complexo de cinemas. Na época da construção, que foi o primeiro de seu tipo na África Austral. O teatro é composto por cinco arenas, uma grande praça pública e uma série de restaurantes. Ele pode acomodar qualquer evento, desde festivais, lançamentos de produtos para shows, como ópera, balé e musicais.



Hoje, o Teatro State e todos os teatros da África do Sul contam com financiamento público.

Apesar de uma série de circunstâncias e falta de apoio do governo financeiramente, o teatro continua a sediar uma série de shows e parece estar a crescer em força.

Nome do Teatro: Teatro State
Localização: Pretória, África do Sul

Teatro Market


O Teatro Market, com base no subúrbio do centro da vibrante cidade de Newtown, em Joanesburgo, África do Sul, foi aberto em 1976, operando como uma empresa independente, o teatro não-racial do país durante o apartheid regime.




É nomeado para o site em que se encontra, o que era originalmente um mercado de produtos, também conhecido como o Antigo Mercado indiano ou do Mercado Newtown, que fechou depois de 60 anos de comércio e se mudou para outra parte da cidade.

Nome do Teatro: Teatro State
Localização: Joanesburgo, África do Sul

Lista de Importantes Teatros na África do Sul:

Maynardville Open-Air
Teatro Space (Cidade do Cabo)
Wits Theatre Complex
Teatro Baxter (Rondebosch)
Teatro The Independent Armchair
Aula (Pretoria)
Teatro Breytenbach (Pretoria)
Teatro Brooklyn
Teatro Centurion (Pretoria)
Emperors Palace (Johannesburg)
Teatro Civico Johannesburg (Braamfontein)
Liberty Theatre on The Square (Sandton)
Teatro Little (Pretoria)
Linder Auditorium (Johannesburg)
Lungile Huisteater (Roodepoort)
Teatro Market (Johannesburg)
Teatro Masker (Pretoria)
Teatro Montecasino (Fourways)
Musaion (Pretoria)
Teatro The Barnyard (Pretoria)
Teatro West End (Pretoria)
University of Johannesburg Arts Centre (Aukland Park)
Teatro Barnyard (Tygervalley)
Teatro Civico (Belville)
Die Boer (Durbanville)
Darling Station (Darling)
Dorpstraat Teater Kafee (Stellenbosch)
Teatro HB Thom (Stellenbosch)
Teatro Kalk Bay (Kalk Bay)
Teatro Klein Libertas (Stellenbosch)
Off Broadway (Cape Town)
On Broadway (Green Point)
Teatro Old Mill (Paarl)
Anfiteatro Spier (Stellenbosch)
Teatro The Intimate (Cape Town)
Teatro The Playhouse (Somerset West)
Teatro on the Bay (Camps Bay)
Teatro Apollo (Victoria West)
Feather Market Centre (Port Elizabeth)
Teatro Guild (East London)
Teatro John Rupert (Graaff-Reinet)
Opera House (Port Elizabeth)
Potters Place (Jeffreys Bay)
Teatro Robins Nest (Grahamstown)
Teatro The Black Swann (Queenstown)
Teatro Stadskouburg (Bloemfontein)
Teatro Wynand Mouton (Bloemfontein)
Teatro Sterrewag (Bloemfontein)
Teatro Barnyard (Umhlanga Ridge)
BAT Centre (Durban)
Teatro Catalina (Durban)
Teatro Courtyard (Durban)
Teatro Elizabeth Sneddon (Glenwood)
Teatro Hilton College (Pietermaritzburg)
Teatro Kwasuka (Greyville)
Teatro de Drama Playhouse (Durban)
Teatro Schlesinger, Michaelhouse (Midlands)
Teatro Etienne Rossouw (Sasolburg)
Teatro Johannes Stegmann (Secunda)
Rustenburg Auditorium
Teatro Tesson
Teatro Victory
Teatro Ubunye

Teatro Nacional e Concert Hall (Taipei)


O Teatro Nacional (em chinês: 国家戏剧院) e National Concert Hall (em chinês : 国家音乐厅) são gêmeos de artes cênicas locais em Zhongzheng District, Taipei, Taiwan.



Concluído em 1987, eles são primários nacionais de Taiwan locais de artes cênicas. Os marcos estão, respectivamente, nos lados norte e sul da Praça da Liberdade em frente ao Chiang Kai-shek Memorial Hall.


Juntas, as estruturas são referidos pela sigla NTCH servindo como instalações do National Centro Cultural Chiang Kai-shek. A praça em si fica perto Ketagalan Boulevard, o Prédio da Presidência e Biblioteca Central Nacional.


Nome do Teatro: Teatro Nacional e Concert Hall
Localização: Taipei, Taiwan

Outro Importante Teatro em Taiwan:

Taichung Metropolitan Opera House

Nelum Pokuna


O Pokuna Nelum (Lotus Pond) Teatro Mahinda Rajapaksa (também conhecido simplesmente como Teatro Nelum Pokuna; anteriormente o National Performing Arts Theatre, antes de nomear na cerimônia de abertura) é um centro de artes em Colombo, Sri Lanka.

O teatro foi aberto em 15 de dezembro de 2011.

Nome do Teatro: Teatro Nacional e Concert Hall
Localização: Colombo, Sri Lanka

Lista de Outros Importantes Teatros no Sri Lanka:

Rei George Hall(Colombo)
Universidade de Colombo - Teatro
Centro de Arte Lionel Wendt
Teatro Elphinstone

Teatro Municipal da Cidade de Ho Chi Minh


O Teatro Municipal da Cidade de Ho Chi Minh, também conhecido como Saigon Opera House (em vietnamita: Nha Hat Lon Thành Pho Ho Chi Minh; Francês: Ópera de Saigon), é uma casa de ópera em Ho Chi Minh City, Vietnã. É um exemplo da arquitetura Colonial Francesa no Vietnã.

Nome do Teatro: Teatro Municipal da Cidade de Ho Chi Minh
Localização: Ho Chi Minh City, Vietnã

Teatro Tuong


O Teatro Tuong está localizado no Lago Hoan Kiem District, em Hanói, Vietnã. O Teatro Tuong foi estabelecido, em 1959, e é parte da companhia teatral do governo vietnamita. Seu objetivo é preservar e desenvolver a arte do teatro.

Nome do Teatro: Teatro Tuong
Localização: Hanói, Vietnã

Teatro Nacional da Venezuela


O Teatro Nacional da Venezuela é um edifício inaugurado em 1905 e associado companhia de teatro em Caracas, Venezuela. O teatro apresenta peças de teatro, óperas e zarzuelas.

Nome do Teatro: Teatro Nacional da Venezuela
Localização: Caracas, Venezuela

Complexo Cultural Teresa Carreño


O Complexo Cultural Teresa Carreño, também conhecido como Teatro Teresa Carreño, é o mais importante teatro de Caracas, Venezuela, onde as performances incluem concertos sinfônicos e popular, ópera, ballet e peças teatrais. É o segundo maior teatro da América do Sul depois do Teatro Colón de Buenos Aires, Argentina.


O teatro foi construído em um monte 22 mil metros quadrados e nomeado homenagem a pianista venezuelana Teresa Carreño. Ele abriga duas salas de concertos: a José Félix Ribas e a Reyna Ríos (em homenagem a Pedro Antonio Ríos Reyna).

Nome do Teatro: Complexo Cultural Teresa Carreño
Localização: Caracas, Venezuela

Ateneu de Caracas


O Ateneu de Caracas é uma instituição cultural centrada nas artes. Ele atualmente está localizada em Macaracuay, no canto sudeste de Caracas, depois de ter sido expulso pelo governo de suas instalações localizadas na área de Los Caobos, Caracas , Venezuela.

Nome do Teatro: Ateneu de Caracas
Localização: Caracas, Venezuela

Teatro Baralt


O Teatro Baralt é uma importante instituição cultural venezuelana fundada no primeiro semestre do século 19, e com sede no centro de Maracaibo, na esquina noroeste da Plaza Bolívar, no cruzamento da ruas Urdaneta e Venezuela.


Sua famosa casa, hoje o Teatro Baralt, sofreu uma longa história de construções. E depois de uma extensa restauração especializada, o teatro reabriu as suas portas em 1998, regalando a paisagem urbana com ainda outra jóia arquitetônica.

Nome do Teatro: Teatro Baralt
Localização: Maracaibo, Venezuela

Lista de Outros Importantes Teatros na Venezuela:

Teatro Municipal de Caracas
Teatro Ateneo de Maracay
Teatro de Ópera de Maracay (TOM)
Teatro Municipal de Valencia
Teatro Hotel Maracay
Teatro Juares
Centro De Arte de Maracaibo Lía Bermúdez
Teatro Bellas Artes (Maracaibo)
Auditorio de la Facultad de Ciencias de la Educación (Universidad de Carabobo)
Sala Simón Bolívar
Teatro Lía Bermudez
Auditorium del Banco Central de Venezuela
Sala Manuel Egaña
Teatro Trasnocho
Corpbanca - Teatro (La Castellana)
Teatro Torre David (Barquisimeto)
Auditorium Fundación Polar
Teatro de la Efofac
Sala Jose Fellix Ribas
Sala del periódico El Carabobeño
Teatro Alfredo Celis Perez
Auditorium Zumaque
Teatrex (Caracas)
Casa del Artista (Teatro Amador Bendayan) (Caracas)
Unearte (antiguo ateneo)
Concha Acústica del Parque del Este
Concha Acústica del Parque Los Caobos
Concha Acústica de Bello Monte
Concha Acústica Parque Fernando Peñalver
Teatro De La Casa De La Cultura
Teatro del Circulo Militar
Teatro Municipal de Puerto Cabello
Teatro de Puerto Cabello
Auditorio Cesar Rengifo
Teatro Municipal de Puerto Cabello
Auditorium de la Alcaldia
Auditorium de CVG Bauxilum
Auditorium SIDOR
Teatro Orinoco Venalum
Auditorium EDELCA (pequeños)
Auditorium UNEXPO
Afieteatro Ucab (Guayana)
Auditorium Ucab (Guayana)
Teatro Arena Orinokia Mall
Teatro Eco Museo del Caroni (Puerto Ordaz)
Teatro Mara (Teatro Castor Emilio Almarza)
Teatro da Universidad Rafael Urdaneta
Auditorio Museo de Arte Contemporaneo del Zulia
Teatro del Centro Cultural Chacao
Forum de Valencia
Teatro Junín

Teatro Alisher Navoiy


O Teatro Alisher Navoiy está localizado em Tashkent, Uzbequistão. A história do teatro começou em 1929, quando um grupo amador de shows-etnográfico começou a trabalhar sob a liderança de M. Kari-Yakubov e fundou o teatro profissional.

O edifício original foi construído pelo projeto do arquiteto Vaschusev.

Cada um dos seis foyers laterais do teatro tem o recurso de decoração arquitetônica, inerente a regiões do Uzbequistão.

O repertório do teatro consiste principalmente de encenação do clássico mundial. E também vários concertos e turnês de artistas estrangeiros são realizadas aqui.

Nome do Teatro: Teatro Alisher Navoiy
Localização: Tashkent, Uzbequistão

Teatro Acadêmico de Drama Russo do Uzbequistão


O Teatro Acadêmico de Drama Russo do Uzbequistão foi fundado em 1934 por Vasiliy Chirkin e Vulkonskiy Michail.

O repertório do russo de Teatro foi baseado em obras de dramaturgos modernos. A maioria das peças deste teatro tornou-se o fundo de "ouro" das realizações da arte teatral de 1930-1950.

Em 1990, o líder do teatro foi Vladimir Shapiro, que produziu mais de 45 apresentações.

O repertório do teatro oferece várias peças estrangeiras, modernas e de dramaturgos russos.

Nome do Teatro: Teatro Acadêmico de Drama Russo do Uzbequistão
Localização: Tashkent, Uzbequistão

Lista de Outros Importantes Teatros no Uzbequistão:

Teatro Ilkhom
Teatro Puppet (Kashkadarya)
Teatro National Drama
The "Ofarin" Dance - Teatro

Teatro Solís


O Teatro Solís da cidade de Montevidéo, Uruguai, foi inaugurado no ano de 1856 na presença do presidente Gabriel Antonio Pereira, com a representação da ópera Ernani de Verdi, embora a idéia de ter um teatro de nível internacional na capital da jovem república quase sempre existiu.

Tem o nome do navegante espanhol Juan Díaz de Solís, que foi comandante da primeira expedição européia a penetrar no Río de la Plata. Antes de o nome ser escolhido tinham-se arranjado outros, como Teatro del Progreso, Teatro de la Empresa e Teatro del Sol (devido ao grande sol que coroa a fachada do edifício).


A guerra civil que se prolongou de 1838 até 1851 começou os trabalhos de construção do teatro em 1842 e que foram interrompidas no ano de 1852 pelo Cerco a Montevidéu durante a Guerra Grande. No momento da inauguração ainda não estava acabado, faltando as asas laterais provocando um contraste importante entre a central telefônica e os espaços laterais vazios. Estes levantaram-se entre os anos de 1869 e 1874 e uma vez terminados eles não foram dedicados à actividade teatral, mas para locais comerciais.


A fachada principal de Solís tem semelhanças à do Teatro Carlo Felice, Génova, o teatro tem uma forma ligeiramente elíptica, como a do Teatro alla Scala, de Milão, embora o interior do Solís mantenha uma semelhança notável com outro teatro italiana, o Teatro Metastasio de Prato, perto de Florença.

O teatro possuí as características típicas dos teatros líricos, com orquestra e 4 anéis conhecidos como Baixo Tertulia, Tertulia alto, Panela e Paraíso.

Nome do Teatro: Teatro Solís
Localização: Montevidéo, Uruguai

Teatro Macció


O Teatro Macció Bartolomeu é um teatro tradicional localizado na cidade de San Jose de Mayo, Uruguai.

Foi inaugurado em 05 de junho de 1912, com uma apresentação do poeta Juan Zorrilla de San Martin e um concerto conduzido por Luis Sambucetti.

Ele tem uma capacidade para 700 espectadores, distribuídos em um formato típico de ferradura ópera para o italiano. Os destaques incluem um candelabro de vidro de Murano e o cenário de pelúcia italiana original.

Em 1984, o Ministério da Educação e Cultura declarou o teatro como Patrimônio Histórico Nacional.

Nome do Teatro: Teatro Macció
Localização: San Jose de Mayo, Uruguai

Lista de Outros Importantes Teatros no Uruguai:

Auditório Nacional Adela Reta
Casa de Comedias
El Galpón (teatro)
Estudio Auditorio del Sodre
Teatro Florencio Sánchez (Paysandú)
Teatro de Verano Ramón Collazo
Teatro Miguel Young
Teatro Francés
Teatro Italiano
Teatro San Felipe
Teatro Alcázar Lírico
Teatro Cibils
Teatro Politeama Oriental
Teatro Odéon (Paysandú)

Importante Teatro no Zimbábue:

Teatro Reps

Importante Teatro no Tunísia:

Teatro Nacional da Tunísia

Lista de Outros Importantes Teatros em Trinidad e Tobago:

Queen's Hall
Teatro Little Carib
Trinidad Theatre Workshop
Teatro Space
Central Bank Auditorium
Naparima Bowl

Lista de Outros Importantes Teatros na Turquia:

Ankara Opera House
Şinasi Sahnesi
Küçük Tiyatro
Mahir Canova Sahnesi
Muhsin Ertuğrul Sahnesi
Irfan Şahinbaş Atölye Sahnesi
Altindag Tiyatrosu
Akun Sahnesi
125. Yil Çayyolu Sahnesi
Arena Ora
Sabancı Performing Arts Center
Süreyya Opera House
Centro Cultural Sabancı
Centro Cultural de Ataturk
Mersin Halkevi

Colaboraram: Wikipedia, Theatre-Architecture, South African History Online, Travel Mate Global, Advantour Uzbekistan, OrexCA.com, tntisland.