segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A PERSONAGEM É QUEM FALA


Uma boa história começa pelos seus diálogos, pois tão importante quanto á ação dramática que se desenrolará e pela qual se contará a história, a maneira pela qual a personagem se expressará, determinará o sucesso ou fracasso da trama. Ninguém fala igual ao outro, portanto, na obra dramática, não existe espaço para que personagens entoem as suas falas de forma discursiva e professoral, a menos que seja a sua característica, pois, afinal, ninguém anda pelas ruas falando desta forma.

A maneira como a personagem fala, também faz parte de sua caracterização, e deve condizer com aquilo que vemos em cena, não é só o figurino, os trejeitos e etc e tal, as suas idéias e convicções são expressadas e levadas ao público, através de seus diálogos e, palavras mal colocadas na boca de uma personagem, além de soar falso, acaba descaracterizando-a e coloca toda a intenção de contar uma boa história em risco.

As idéias e convicções do autor, não podem e nem devem se valer de uma personagem para serem repassadas ao grande público, pelo menos não da forma que o autor pense e fale. A boa construção de uma personagem, incluindo aí, a maneira pela qual ela se expressa, é que levará ao público, tudo aquilo que o autor acredita, nada pode ser forçado. O autor não deve fazer uso de discursos panfletários e nem usar de tom professoral para passar sua mensagem, aliás, se você conhece um professor, sabe que nem ele é tão didático quando conversa com seus alunos.

A construção da personagem é o alicerce principal de uma história, pois é ela quem se comunicará com o público. O autor, quando da construção da sua personagem, precisa ouvi-la, deixar que ela se expresse da maneira que sua característica fique clara quando ela for abrir a boca para falar. Em alguns trabalhos dramáticos é possível ver de uma forma bem nítida esse problema de construção da personagem. É só você prestar atenção em alguns diálogos das novelas que estão em cartaz, que você entenderá do que estou falando. Nem o ator que interpreta a personagem, acredita naquilo que está falando, tudo soa inverossímil demais.

Não adianta nada ter uma boa história, boas seqüências de ações dramáticas, cuidar do cenário, ou da filmagem, ter uma trilha sonora bem cuidada, ter ensaiado exaustivamente seu papel, se quando a ação transcorre, a personagem fala de uma maneira que não corresponde ao seu comportamento. Há de se prestar a atenção na boca de quem se colocará cada assunto, pois nem todo personagem tem condições de falar o que o autor quer, da maneira que o autor deseja.

Dramaturgia não é assim tão simples, demanda muito trabalho de pesquisa de assuntos e comportamentos. Não basta ter uma idéia brilhante, uma vontade enorme de escrever, se não souber fazer com que a sua personagem fale por ela e não por você. O maior segredo da dramaturgia é justamente a habilidade que o autor tem para colocar os diálogos certos na boca das personagens certas, quando isso acontece, é sucesso na certa.

Escrito por Paulo Sacaldassy

Colaboraram: Oficina de Teatro & Bacante; Foto: Espetáculo "Acqua Toffana" (2008)

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

TEATROS DO MUNDO

Centro Sejong


O Centro de Sejong de Artes Cênicas (ou Centro Sejong) é o maior complexo de artes culturais em Seul, Coréia do Sul.

Possui uma área de 53.202 m² interior. Ele está situado no centro da capital, em Sejongno, uma estrada principal que corta a cidade capital da Dinastia Joseon. O centro levou 4 anos para ser concluído, abrindo as suas portas em 1978.



O projeto do centro foi baseado em uma fusão dos símbolos nacionais coreanos e os projetos arquitetônicos ocidentais. O nome "Sejong" é do Rei governante quarto da dinastia Joseon, Sejong, o Grande.

Nome do Teatro: Centro Sejong
Localização: Seul, Coréia do Sul

Teatro Nacional da Coréia do Sul


O Teatro Nacional da Coreia do Sul está localizado no bairro de Jangchung-dong, Jung-gu, Coréia do Sul.

O teatro foi criado em 1950 pelo governo da Coréia do Sul e abriga a Companhia Nacional Teatro da Coreia, a empresa Changgeuk Nacional da Coreia, que realiza tradicional coreana changgeuk, a Companhia Nacional de Dança de Coréia, e a Orquestra Nacional da Coreia.

Nome do Teatro: Teatro Nacional da Coreia do Sul
Localização: Jung-gu, Coréia do Sul

Centro de Artes de Seul


O Centro de Artes de Seul é um centro cultural em Seocho-gu, zona sul de Seul, Coréia do Sul.

Medição em 12,0350 m², que consiste em muitas salas diferentes e centros de muitas formas para diversas artes. A cosntrução foi iniciada em 1984, e abriu as suas portas em 1993. A idéia começou com o intuito de trazer um aspecto mais sólido para a cena cultural e para as artes coreanas, com o objetivo de colocar a cultura coreana em nível internacional.


Consiste no Hall principal, Hall Caligrafia, Music Hall, Centro de Artes, Centro de Arquivos, Educação Hall, que estão todos alojados dentro de casa, e do Plaza Circular, Rua de Reuniões, Jardins tradicionais coreanas, um teatro ao ar livre, e um lugar no mercado.

Nome do Teatro: Centro de Artes de Seul
Localização: Seul, Coréia do Sul

Lista de Importantes Teatros na Coréia do Sul:

Teatro Namsan Tradicional
Daegu Opera House
KBS Hall

Teatro Nacional da Letônia


O Teatro Nacional da Letónia, em Riga, foi construído entre 1899-1902 pelo projeto do arquiteto Reinbergs Augusts.

Nome do Teatro: Teatro Nacional da Letónia
Localização: Riga, Letónia

Ópera Nacional da Letónia


O Ópera Nacional da Letónia, em Riga, possui um Grande Salão de 946 assentos na nova sala - 250 a 300 lugares. Emprega mais de 600 funcionários: 28 cantores de ópera, 105 músicos de orquestra, coro e 62 artistas da trupe de ballet 70 atores.

O edifício está localizado no canal do centro da cidade, faixa verde.

Nome do Teatro: Ópera Nacional da Letónia
Localização: Riga, Letónia

Outros Importantes Teatros na Letónia:

Teātra Nams 'Jūras Vārti'
Valka Town Theatre

Auditório Banamex


O Auditório Banamex (ex-Auditorio Coca-Cola ou Auditorio Fundidora) é um anfiteatro interior, localizado no Parque Fundidora, em Monterrey, Nuevo León.

Foi o principal fórum para concertos até o Arena Monterrey, que foi inaugurado em 2003.

O anfiteatro foi inaugurado em 1994 com um patrocínio de Coca-Cola. Quando o local foi utilizado com menos freqüência, o Grupo Financeiro Banamex, tornou-se seu novo patrocinador, com um investimento em dólares $ 20 milhões.

O local fechado por quase dois anos para expor renovações, que incluíram a atualização da estrutura geral do local, convertendo-a em um anfiteatro interior. atualizações adicionais incluíram show rooms, um salão junto com outras áreas de lazer.


O local foi reaberto em setembro de 2010 com uma celebração de três meses de duração, com concertos por: Vicente Fernández, Alejandra Guzmán, Chayanne, Marco Antonio Solís e Miguel Bosé.

O anfiteatro é usado para shows de médio porte, atraindo inúmeros artistas internacionais a cada ano.

Nome do Teatro: Ópera Nacional da Letónia
Localização: Riga, Letónia

Arena Monterrey


A Arena Monterrey, em Monterrey, México, é usada principalmente para concertos, shows e esportes indoor como futsal, basquete, dentre outros.

O local é de propriedade de Publimax SA de CV (TV Azteca Nordeste), parte do Grupo Avalanz, que é dono de 80% e pela TV Azteca, que detém 20%.

Nome do Teatro: Auditório Banamex
Localização: Monterrey, México

Auditório Telmex


O Auditório Telmex é um anfiteatro, localizado em Zapopan, no México. Ele pode conter entre 2700 e 11.500 pessoas, dependendo da ocasião.

A Telmex, a maior empresa de comunicação no México, patrocinou o auditório e é uma das peças principais da Cultural do Centro Universitário, que é um grande projeto cultural criado pela Universidade de Guadalajara.


O prédio foi projetado pelo arquiteto mexicano José de Arimatea Moyao e está localizado na Av. Parres Arias, Em Zapopan. Ao longo de sua curta história, já recebeu uma série de eventos e concertos.

Nome do Teatro: Auditório Telmex
Localização: Zapopan, México

Teatro Degollado


O Teatro Degollado é um neoclássico teatro mexicano conhecido por suas performances diversas e desenho artístico.

Ele está localizado em uma praça do centro em Belen Street, entre a Avenida Hidalgo e Morelos Avenue, na cidade de Guadalajara, Jalisco.


Concebido para ser um monumento da cultura de Guadalajara, o teatro foi inaugurado em Setembro de 1866; dando vida através da sua beleza artística inovadora.

Nome do Teatro: Teatro Degollado
Localização: Guadalajara, México

Polyforum Cultural Siqueiros


O Polyforum Cultural Siqueiros é um edifício multi-cultural, localizado ao lado do complexo World Trade Center da Cidade do México.


É um bem conhecido tanto por sua localização e por seu único e extenso mural feito pelo artista mexicano David Alfaro Siqueiros.

Nome do Teatro: Polyforum Cultural Siqueiros
Localização: Cidade do México, México

Teatro Obrero de Zamora


O Teatro Obrero de Zamora é um teatro de ópera tipo na cidade mexicana de Zamora de Hidalgo, no estado de Michoacán, México.


O estilo do teatro é neoclássico e foi inaugurado em 19 de janeiro de 1913. O Teatro Obrero é um dos poucos teatros de ópera antigos do país.


O teatro está localizado em uma das principais vias da cidade.

Nome do Teatro: Teatro Obrero de Zamora
Localização: Michoacán, México

Teatro Emperador Caltzontzin


O Caltzontzin é um teatro localizado na cidade mexicana de Patzcuaro, no estado de Michoacán, México.

A casa foi construída em 1936 sobre o que era um antigo convento do século XVII, que foi cedido ao município pelo então Presidente do México Lázaro Cárdenas del Río.


Foi inaugurado em 1 de janeiro de 1938. O teatro está localizado ao lado do que foi uma igreja assembléia agostiniano que por sua vez foi convertida em uma biblioteca pública.

O prédio foi projetado pelo arquiteto Alberto Le Due e H. Gomez, projetado em estilo neo-barroco. Foi nomeado "Teatro Emperador Caltzontzin", em honra dos ex-líderes do povo Purepecha originários da região.

Nome do Teatro: Teatro Emperador Caltzontzin
Localização: Michoacán, México

Teatro de la Paz (San Luis Potosi)


O Teatro de la Paz de San Luis Potosi um dos quatro principais teatros do México. Foi construído durante o Porfiriato entre 1889 e 1894 e inaugurado em 4 de dezembro de 1894.


Nesta fase, foram importantes eventos políticos e culturais. O edifício foi construído pelo arquiteto José Noriega com influências francesas e estilo neoclássico, com sua fachada de pedra rosa.


O interior deste teatro foi remodelado por duas vezes entre 1944 e 1949 pelo arquiteto Francisco Cossio. Sua primeira apresentação foi Lucrezia Borgia, ópera de Gaetano Donizetti.

Nome do Teatro: Teatro de la Paz
Localização: San Luis Potosi, México

Teatro Diana


O Teatro Diana é um teatro na cidade de Guadalajara, México, onde os padrões de ter sustentado shows internacionais, alguns shows que foram apresentados: Lord of the Dance, Stomp, Cats, Carmina Burana, Alan Parsons Project, Luciano Pavarotti, David Copperfield , Mamma Mia! , Vienna Boys Choir , Riverdance e expoentes da música contemporânea e pioneiros internacionais como Placebo, Apocalyptica, Deep Purple, Yeah Yeah Yeahs, Pet Shop Boys, Lila Downs, High School Musical On Stage!, Wisin & Yandel, dentre outros.


O teatro foi inaugurado em fevereiro 2005. com a apresentação de Lord of the Dance, Michael Flatey, com oito dias de apresentação e mais de 33.000 espectadores, um resultado surpreendente.

Nome do Teatro: Teatro de la Paz
Localização: San Luis Potosi, México

Teatro Juarez (Guanajuato)


O Teatro Juarez é um teatro histórico, localizado na cidade mexicana de Guanajuato, no estado de mesmo nome, no México.

O complexo foi construído em 1872-1903 pelo arquiteto José Noriega, encomendado pelo general Florencio Antillon posteriormente morto pelo arquiteto mexicano Antonio Rivas Mercado e pelo engenheiro Alberto Malo.



Varias reformas ocorreram no teatro, tanto que mudou completamente sua aparência original, tanto fora como dentro.


O local é um dos teatros mais famosos históricos. Seu período de maior crescimento ocorreu no final do século XIX até a eclosão da guerra da Revolução Mexicana no início do século XX, a ser um fórum importante para a atividade artística, onde havia expoentes famosos da época.

O teatro tem esse nome em homenagem ao político e intelectual liberal Benito Juarez , um personagem importante na história.

Nome do Teatro: Teatro Juarez
Localização: Guanajuato, México

Teatro Nazas


O Teatro Nazas é um dos atrativos culturais de Torreon, no estado de Coahuila, México.

Considerado um dos teatros mais modernos de todo o México, capturando o curso da história da região de Laguna, que está em vigor desde 1952.


O projeto de remodelação foi liderada pelo setor privado, representado no Conselho atual, e pelo Governo do Estado de Coahuila.


O Nazas foi inaugurado em 2 de outubro de 2004, com a apresentação do Ballet de Monte Carlo, realizando o espetáculo "Cinderela".

Nome do Teatro: Teatro Nazas
Localização: Coahuila, México

Outros de Importantes Teatros no México:

Teatro Nacional do México
Auditorio Nacional (Cidade do México)
Teatro de la República
Teatro de los Insurgentes
Palacio de Bellas Artes
Teatro Aguascalientes
Teatro Degollado
Teatro da Cidade do México
Teatro metropolitana
Teatro del Pueblo
Teatro Macedonio Alcalá
Teatro Morelos
Teatro San Rafael
Teatro Ferrocarrilero
Palácio dos Esportes (México)
Teatro Morelos Maravatío
Teatro Ocampo de Morelia
Teatro Hidalgo Zinapecuaro
Teatro Diana
Fórum Cultural Guanajuato
Teatro Galerias (Guadalajara)
Teatro Isauro Martinez
Teatro del Estado (Mexicali)
Teatro José Rosas Moreno
Teatro Peon Contreras
Palacio de Bellas Artes (Cidade do México)
Teatro da República (Querétaro)

Stadsschouwburg (Amsterdam)


O Stadsschouwburg (em holandês: Teatro Municipal) de Amesterdão é o nome de um edifício do teatro no Leidseplein em Amsterdam, Holanda.


O edifício está no neo-renascentista, estilo que remonta a 1894, e é a antiga casa do Ballet Nacional e da Ópera.

Nome do Teatro: Stadsschouwburg
Localização: Amsterdam, Holanda

De Kleine Komedie


O De Kleine Komedie é hoje o mais antigo teatro em Amsterdam, Holanda, que data de 1788.

Situado na Amstel, perto da Halvemaansteeg, o edifício oferece um palco para atuais e os talentos holandeses. O teatro tem 503 lugares.

Nome do Teatro: De Kleine Komedie
Localização: Amsterdam, Holanda

Teatro Fortis Circus


O Teatro Circus Fortis é um teatro holandês em Scheveningen, que foi aberto para Disney Theatrical Productions. Alguns dos espetáculos que já passaram por lá são: A Bela e a Fera (musical), O Rei Leão (musical), Tarzan (musical), Mary Poppins (musical), dentre outros.

O teatro é propriedade da empresa Stage Entertainment fundada por Joop van den Ende.

Nome do Teatro: Teatro Circus Fortis
Localização: Scheveningen, Holanda

Raveleijn (Efteling)


Revelim (ou "Raveleijn" em holandês) é um teatro no Efteling parque de diversões no sul da Holanda.


Ele foi projetado por Sander de Bruijn, a um custo total de 30 milhões de euros e abriu as suas portas em 8 de abril de 2011.

Nome do Teatro: Raveleijn
Localização: Kaatsheuvel, Holanda

Outros de Importantes Teatros na Holanda:

Toneelschuur
T Theatre 'Speelhuis
Royal Theater Heerlen
Koninklijk Theater Carré
Teatro Isala (Rotterdam)
Teatro Efteling
De Balie Theater (Amsterdam)
Stopera

Lista de Importantes Teatros na Lituânia:

Teatro Nacional da Lituânia
Lithuanian National Opera e Ballet Theatre
Teatro polonês em Vilnius
Teatro Russo da Lituânia
Kaunas Câmara Teatro
Kaunas Dance Theatre Aura
Kaunas Teatro Pantomima
Kaunas State Drama Theatre
Kaunas Estado Teatro Musical
Kaunas Puppet Theatre Estado

Lista de Importantes Teatros na Malásia:

Panggung Bandaraya DBKL
Shah Alam Royale Theatre
Istana Budaya

Importantes Teatros na Moldávia:

Luceafarul Teatro (Chisinau)
Moldávia National Opera Ballet

Importante Teatro em Malásia:

Palais de la Cultura Amadou Hampaté Ba

Importante Teatro na Mongólia:

Central Popular da Mongólia Teatro

Importante Teatro em Montenegro:

Teatro Nacional de Montenegro

Lista de Importantes Teatros na Nova Zelândia:

Regente na Broadway
Real Wanganui Opera House
Te Aroha Centro
Auckland Civic Theatre
Mercury Theatre, Auckland
St. James Theatre (Auckland)
Teatro Ngaio Marsh
Teatro Fortune (Dunedin)
Globe Theatre (Dunedin)
Teatro Mayfair (Dunedin)
Hannah Playhouse
Embassy Theatre (Wellington)
Opera House (Wellington)
St. James Theatre (Wellington)
Regent Theatre (Dunedin)

Importante Teatro na Nicarágua:

Teatro Nacional Rubén Darío

Importante Teatro na Nigeria:

Teatro Nacional de Lagos

Lista de Importantes Teatros na Noruega:

Teatro Nacional (Oslo)
Den Nationale Scene
Teatro Edderkoppen
Det Norske Theater (Bergen)
Ramme Gaard
Ópera de Oslo
Christiania norueguesa Theatre
Agder Teater
Det Norske Teatret
Arendal Prefeitura
Teatro Nacional (Oslo)
BIT Teatergarasjen
Oslo Nye Teater
Centralteatret
Chat Noir
Folketeatret
Grenland Friteater
Halogaland Teater
Kilden Performing Arts Centre
Nordland Teater
Parkteatret
Rogaland Teater
Sogn og Fjordane Teater
Teatret Vårt
Transiteatret-Bergen
Trøndelag Teater
Beaivváš Sámi Teatro
Black Box Teater (Oslo)
Teater Ibsen (Skien)
Hedmark Teater (Hamar)
Carte Blanche Danseteater
Haugesund Teater (Haugesund)
Hordaland Teater
Teaterhuset Avant Garden (Trondheim)
Brageteatret

Importante Teatro no Paquistão:

Alhamra Arts Council

Colaborou: Wikipedia

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

TEATROS DO MUNDO

Teatro del Silenzio


O Teatro del Silenzio (ou Teatro do Silêncio) é um anfiteatro italiano que está localizado em Lajatico, Toscana - a cidade natal do cantor Andrea Bocelli.


Em 2006, Bocelli influenciou o município de sua cidade natal, Lajatico, para construir o teatro ao ar livre, e contribuiu muito para a sua construção.



O teatro recebe um concerto de Bocelli, seu presidente honorário, uma vez que todo mês de julho, mantendo-se em silêncio o resto do ano.

Nome do Teatro: Teatro del Silenzio
Localização: Toscana, Itália

Teatro Olimpico (Vicenza)


O Teatro Olimpico é um teatro em Vicenza, norte da Itália, construído em 1580-1585, é o teatro mais antigo e primeiro fechado no mundo.

O teatro foi o projeto final pelo arquiteto renascentista italiano Andrea Palladio e não foi concluída até depois de sua morte.

O trompe-l'oeil cenário no palco, projetado por Vincenzo Scamozzi, para dar a aparência de longas ruas recuo para um horizonte distante, foi instalado em 1585 para a primeira apresentação realizada no teatro, e é o mais antigo palco montado ainda em existência.

O Teatro Olimpico é, junto com o All'Antica Teatro em Sabbioneta e o Teatro Farnese em Parma, um dos únicos três teatros renascentistas restantes na existência. Ambos os teatros foram baseados, em grande medida, no Teatro Olimpico.

Desde 1994, o Teatro Olimpico, juntamente com outros edifícios de Palladio e em torno de Vicenza, tem sido parte da UNESCO.

Nome do Teatro: Teatro Olimpico
Localização: Vicenza, Itália

Teatro Farnese


Teatro Farnese é um teatro em estilo barroco em Parma, Itália. Foi construído em 1618 por Giovanni Battista Aleotti. O teatro foi quase destruído por um aliado de ataque aéreo durante a Segunda Guerra Mundial (1944). Foi reconstruído e reaberto em 1962.


Alguns reivindicam este como o primeiro permanente proscênio de teatro (isto é, um teatro em que o público vê a acção por meio de um único quadro, o qual é conhecido como o "proscênio arch"). No entanto, quando o teatro foi construído execuções não foram realizados lá.

Nome do Teatro: Teatro Farnese
Localização: Parma, Itália

Teatro All'Antica


O Teatro All'Antica é um teatro em Sabbioneta, no norte Itália, foi o primeiro teatro free-standing, propositadamente construído no mundo moderno.

O All'Antica é o segundo teatro mais antigo de sobreviver indoor do mundo (depois do Teatro Olimpico em Vicenza), e é, juntamente com o Teatro Farnese em Parma, um dos três teatros renascentistas ainda em existência.

Nome do Teatro: Teatro All'Antica
Localização: Sabbioneta, Itália

Teatro Ariston


O Teatro Ariston é uma sala de cinema no Sanremo, Itália. Desde a sua abertura em 1953, o teatro tem sido a casa do anual Sanremo Music Festival Competições, que foram inicialmente realizadas lá em 1977.

Nome do Teatro: Teatro Ariston
Localização: Sanremo, Itália

Teatro della Concordia


O Teatro della Concordia, está localizado em Monte Castello di Vibio, da Umbria região na Itália. É a menor teatro all'italiana no mundo. O plano arquitetônico do Teatro della Concordia é uma forma de sino, com abertura de salão profunda e estreita a um proscênio e palco, que é um projeto de teatro típico italiano.


O teatro tem apenas 99 lugares, que estão distribuídos em 37 lugares em caixas e 62 assentos na platéia. O auditório tem uma área de 68 metros quadrados (730 m²), o estágio de 50 metros quadrados (540 m²) e do hall de entrada de 29 metros quadrados (310 m²). O teatro tem apresentações públicas, e é regularmente jogado.

Entre os artistas conhecidos que deram performances no Teatro della Concordia são, entre outros, a atriz italiana Gina Lollobrigida, bem como o austríaco violonista clássico Johanna Beisteiner.

Nome do Teatro: Teatro della Concordia
Localização: Monte Castello di Vibio, Itália

Teatro Municipal (Reggio Emilia)


O Teatro Municipal um teatro em Reggio Emilia, no norte Itália. Após a destruição pelo fogo de 1741 Teatro Cittadella em abril de 1851, o novo teatro foi projetado pelo arquiteto César Costa e construido estilo no neoclássico entre 1852 e 1857.

A sua inauguração ocorreu em 21 de Abril 1857, com a performance de o Pisani Vittor pelo compositor local, Achille Peri.

O exterior é composto por 12 toscanos colunas de granito no piso térreo, enquanto no primeiro andar tem 13 janelas espaçadas por Ionic colunas. No topo do edifício há estátuas feitas pelos escultores Prudenzio Piccioli , Ilario Bedotti , Giovanni Chierici , Antonio Ilarioli , Attilio Rabaglia.

Nome do Teatro: Teatro della Concordia
Localização: Reggio Emilia, Itália

Lista de Outros Importantes Teatros na Itália:

Teatro Margherita
Teatro Petruzzelli
Teatro Piccinni
Teatro Verdi (Brindisi)
Teatro da Fraternidade
Teatro de Baldracca
Medici Teatro
Anfiteatro em Boboli
Niccolini Theatre
Teatro della Pergola
Teatro Alfieri
Teatro Rinuccini
Teatro da Praça Velha
Antigo Teatro Borgognissanti
Teatro do Intrepid (ou o Teatro Novo)
Hall of Conservatório Luigi Cherubini
Teatro Goldoni
Saloncino Castinelli
Teatro Dia ou Arena Goldoni
Teatro Standish
Teatro Verdi
Teatro Concordi
Teatro Municipal
Teatro Nacional de Arena
Teatro Umberto I
Teatro das Lojas
Teatro dell'Affratellamento
Arena Teatro San Salvi
Teatro do Instituto Francês
Rifredi Teatro
Cinema Teatro Novo Caminho
Teatro 13
Teatro Puccini
Teatro de Verão
Auditório FLOG
Teatro Amizade
Teatro dell'Oriuolo
Everest Teatro
New Theatre
Sala Vanni
Rondo Teatro de Baco
Teatro Municipal Cinema ACLI Ponte a Ema
Teatro Reims
Saschall Teatro
Piccolo Teatro Comunale
Teatro da Sociedade
A Fairy Tale Theatre
Cesta de Teatro 1993
Teatro da Limonaia de Villa Strozzi
Clínica Médica auditório
Cinecittà Arena Teatro San Quirico
Teatro Estaleiro Flórida
Círculo Teatro del Sale
Auditório Teatro al Duomo
Parque da música e da cultura
Strozzi
A Laudi teatro
Teatro della Pergola
Teatro Verdi (Florença)
Teatro Comunale de Florença
Teatro Comunale Ponchielli
Teatro Donizetti
Teatro Sociale
Piccolo Teatro (Milan)
La Scala
Teatro degli Arcimboldi
Teatro Dal Verme
Teatro Lirico (Milão)
Teatro Regio Ducal
Teatro dei Fiorentini
Teatro del Fondo
Teatro di San Carlo
Teatro San Bartolomeo
Teatro San Ferdinando
Teatro Nacional Dramático
Teatro Argentina
Teatro dell'Opera di Roma
Teatro delle Quattro Fontane
Teatro Quirino
Teatro Sistina
Teatro Valle
Castello di Lombardia
Garibaldi Teatro
Garibaldi Teatro (Piazza Armerina)
Teatro Massimo
Teatro Massimo Bellini
Teatro Verga
Teatro Stabile d'Abruzzo
Teatro Diego Fabbri em Forlì
Teatro Comunale Città di Vicenza
Stadttheater Meran
Politeama Rossetti
Teatro Comunale de Modena
Teatro Comunale Ponchielli
Teatro dei Fiorentini
Teatro del Fondo
Teatro della Pergola
Teatro di San Carlo
Teatro Donizetti
Teatro Filarmonico
Teatro Giuseppe Verdi
Teatro Goldoni
Teatro Lírico (Cagliari)
Teatro Lírico Giuseppe Verdi
Teatro Malibran
Teatro Massimo
Teatro Metastasio
Teatro Pergolesi
Teatro Regio (Parma)
Teatro Regio (Turim)
Teatro Regio Ducal
Teatro Rossini (Lugo)
Teatro Rossini (Pesaro)
Teatro San Angelo
Teatro San Bartolomeo
Teatro San Benedetto
Teatro San Cassiano
Teatro San Giovanni Grisostomo
Teatro San Moisé
Teatro San Samuele
Apollinare Teatro Sant '
Teatro Santi Giovanni e Paolo
Teatro Sociale
Verona Arena
Teatro Comunale (Ferrara)
La Fenice
Teatro Massimo Bellini
Pérsio Flacco Teatro
Teatro Petruzzelli
La Scala
Teatro degli Arcimboldi
Teatro Alessandro Bonci
Teatro alle Zattere
Teatro Caio Melisso
Teatro Carlo Felice
Teatro Comunale Alighieri
Teatro Comunale di Bologna
Teatro Comunale de Florença

Teatro Abbey


O Teatro Abbey (em irlandês: Amharclann nd Mainistreach), também conhecido como o Teatro Nacional da Irlanda (Amharclann Náisiúnta na hÉireann), é um teatro localizado em Dublin, Irlanda.

O Abbey abriu as suas portas ao público em 27 de dezembro de 1904. Apesar de perder seu edifício original a um incêndio em 1951, manteve-se ativo até os dias atuais.

Em seus primeiros anos, o teatro foi intimamente associado com os escritores do Renascimento Literário Irlandês, muitos dos quais estiveram envolvidos em sua fundação e mais de quem tinha peças encenadas ali. Sua alta visibilidade para o público estrangeiro, principalmente americano, tornou-se uma parte importante da indústria do turismo irlandês.

Nome do Teatro: Teatro Abbey
Localização: Dublin, Irlanda

Teatro Olympia (Dublin)


O Teatro Olympia é um teatro e concert hall em Dublin, Irlanda, localizado na Dame Street.

Construído em 1879, foi originalmente chamado de "Star of Erin Music Hall". Dois anos mais tarde, em 1881, foi rebatizado "Dan Lowrey's Music Hall" e foi rebatizado novamente em 1889 a "Dan Lowrey's Palace of Varieties".

Em fevereiro de 1897 foi fechado e totalmente reconstruída. Quando reabriu em novembro do mesmo ano, foi chamado de "Empire Palace Theatre". O Teatro foi rebatizado eventualmente o Teatro Olympia.

Correu com sucesso por muitos anos, até novembro de 1974, quando foi forçado a fechar após danos estruturais (durante uma pausa nos ensaios para uma produção de peças ocorreu problemas com o teto). A possibilidade de demolir o edifício foi considerada pelo Conselho local e os proprietários, no entanto, um fundo de restauração foi iniciado e vereadores, eventualmente, fez um pedido de preservação no teatro.

O teatro foi restaurado e redecorado, permitindo a reabertura em 14 de março de 1977.

Nome do Teatro: Teatro Olympia
Localização: Dublin, Irlanda

Grand Opera House (Belfast)


O Grand Opera House é um teatro em Belfast, Irlanda do Norte, projetado pelo arquiteto teatro mais prolífico do período, Frank Matcham. Foi inaugurado em 23 de dezembro de 1895.



O "magnífico auditório é provavelmente o melhor exemplo sobrevivente no Reino Unido do estilo oriental aplicada ao teatro arquitetura".

Nome do Teatro: Grand Opera House
Localização: Belfast, Irlanda do Norte

Teatro Gate


O Teatro Gate, em Dublin, foi fundado em 1928 por Hilton Edwards e Mac Micheál Liammóir.

Em 2007, o primeiro musical importante a ser produzido pelo Gate foi Sondheim Sweeney Todd, com David Shannon no papel título.

Nome do Teatro: Teatro Gate
Localização: Dublin, Irlanda do Norte

Teatro Bord Gáis Energy


O Bord Gáis Energy é teatro em Dublin, Irlanda, que abriu em 18 de março de 2010. Projetado por Daniel Libeskind de Nova York e Arquitetos RHWL de Londres e o conceito do teatro foi criado por Mike Adamson da Live Nation.

É o maior teatro na Irlanda e é projetado para apresentar produções teatrais que foram previamente incapazes de visitar a Irlanda.

O edifício foi inaugurado como o Grand Canal Theatre, mas foi renomeado em março de 2012 como Bord Gáis Energy, referente a um acordo da Naming Rights com a Bord Gais.

Nome do Teatro: Teatro Bord Gáis Energy
Localização: Dublin, Irlanda do Norte

Teatro Alley (Strabane)


O Teatro Alley está localizado no coração de Strabane, County Tyrone, na Irlanda do Norte. O local abriga um auditório, galeria de arte, centro de informações turísticas e a famosa estátua de Martin Heron, conhecida localmente como "Ambrose the Pig".


Este complexo de artes moderna foi aberto em 2007 por Edwin Poots MLA e Ritchie Margaret MLA, e desde então tem ido para acolhimento de vários festivais de arte, shows e exposições.


Além de executar artes, música e drama workshops / apresentações, o Teatro Alley hospeda três festivais de teatro mais importantes a cada ano, Stagewrite (para escolas primárias), North West Escolas Drama Festival (escolas) e no Festival de Teatro Strabane, que é agora um dos maiores festivais de teatro no Noroeste da Irlanda.

Nome do Teatro: Teatro Alley
Localização: Strabane, County Tyrone, Irlanda do Norte

Cork Opera House


O Cork Opera House é um teatro e ópera em Cork na República da Irlanda. Foi originalmente construído em 1855.

Nome do Teatro: Cork Opera House
Localização: Cork, Irlanda

Lista de Outros Importantes Teatros na Irlanda:

Andrews Lane Theatre
Capitol Theatre (Dublin)
Civic Theatre (Tallaght, sul de Dublin)
Teatro Coliseu (Dublin)
Damer Teatro
Eblana Teatro
Everyman Palace Theatre
Focus Studio Theatre
Teatro Gaiety
Teatro Grianan
Teatro impacto
Iontas Teatro
Lyric Theatre (Dublin)
Lyric Theatre (Belfast)
Teatro Passionfruit
Project Arts Centre
Queen's Theatre (Dublin)
Siamsa
Taibhdhearc nd Gaillimhe
Teatro Real (Dublin)
Teatro Real (Wexford)
O Helix
Point Theatre
The New Theatre
Teatro Tivoli
Tocha Theatre
Teatro Ardhowen
Fórum Millennium
Riverside Theatre (Coleraine)
Alley Theatre (Strabane)
O Teatro Mill (Dundrum)
SFX City Theatre (Dublin)
Puppet Theatre Lambert
Aula Maxima (Maynooth)
Teatro Gweedore

Teatro Jerusalém



O Teatro Jerusalém (em hebraico: תאטרון ירושלים) é um centro de artes performáticas em Jerusalém, Israel. O teatro foi inaugurado em 1971. O complexo é composto do Teatro Sherover, com capacidade para 950, o Henry Crown Symphony Hall (casa da Orquestra Sinfônica de Jerusalém) com 750 lugares, o Auditório Rebecca Coroa, com 450 lugares, e o um auditório com 110 lugares.

Exposições de arte são realizadas no foyer principal e outros espaços no edifício, um restaurante e uma livraria operaram no piso térreo.


Nome do Teatro: Teatro Jerusalém
Localização: Jerusalém, Israel

Tel Aviv Performing Arts Center


O Tel Aviv Performing Arts Center (em hebraico: המשכן לאומנויות הבמה) é um centro de artes cênicas em Tel Aviv, Israel. Ele foi projetado pelo arquiteto israelense Jacob Rechter.

Foi aberto ao público em 1994. ) centro é a casa da Ópera de Israel e a casa do Teatro Cameri, que juntos recebem cerca de um milhão de visitantes anualmente.

O complexo fica ao lado da Biblioteca Central Municipal e Tel Aviv Museum of Art, com Parque Dubnow na parte de trás do centro.

O centro abriga uma variedade de espetáculos incluindo dança, música clássica, ópera e jazz, bem como exposições de artes plásticas.

Nome do Teatro: Teatro Cameri
Localização: Tel Aviv, Israel

Teatro Cameri


O Teatro Cameri (em hebraico: התיאטרון הקאמרי, HaTeatron HaKameri), criado em 1944, em Tel Aviv, é um dos principais teatros em Israel.

Em 2003, o Cameri mudou para sua nova casa no Tel Aviv Performing Arts Center.

O teatro tem 34 mil assinantes e atrai cerca de 900 mil espectadores por ano.

Programas sociais do Cameri de ação incluem a Fundação da Paz, que reúne jovens israelenses e palestinos para assistir a espectáculos de teatro, e Teatro na Educação, que traz estudantes do ensino médio, estudantes universitários e pessoas com necessidades especiais para o teatro. O Cameri também oferece subsídios de ingressos para idosos e tradução simultânea de suas produções para o Inglês, russo e árabe.

Nome do Teatro: Teatro Cameri
Localização: Tel Aviv, Israel

Lista de Outros Importantes Teatros em Israel:

Beit Lessin Teatro
Givatayim Teatro
Habima Teatro
Haifa Theatre
International Convention Center (Jerusalém)
Jerusalém Khan Teatro
Fredric R. Mann Auditorium

Teatro Tehran City


O Teatro Tehran City (1972) ou Teatr Shahr-e é um complexo de artes cênicas em Teerã, Irã.

O arquiteto Ali Sardar Afkhami projetou o edifício principal em 1960, mais tarde expandido. O complexo contém varios espaços de performances.

Nome do Teatro: Teatro Tehran City
Localização: Teerã, Irã

Outro Importante Teatro no Irã:

Iranshahr Theater

Teatro Nacional da Islândia


O Teatro Nacional da Islândia (em islandês: Þjóðleikhúsið), está localizado em Reykjavík, Islândia. O teatro, projetado por Guðjón Samuelsso, foi formalmente inaugurado em 20 de abril de 1950.

Nome do Teatro: Teatro Nacional da Islândia
Localização: Reykjavík, Islândia

Teatro Ward


O Teatro Ward foi um presente do coronel CJ Ward, CMG, para os cidadãos de Kingston, Jamaica, em 1912.

Declarado monumento nacional em 7 de janeiro de 2000, o Teatro tem uma longa história que abrange a vida social, cultural e política da nação jamaicana.

Localizado no coração de Kingston, o Ward é o único teatro de seu tipo no Caribe de língua Inglesa.

Nome do Teatro: Teatro Ward
Localização: Kingston, Jamaica

Teatro Nacional do Quênia


O Teatro Nacional do Quênia faz parte do Centro Cultural do Quênia.

Considerado um lugar divertido para ir, algumas das produções são consideradas absolutamente maravilhosas. Diferentes estilos de performances são colocadas, incluindo peças contemporâneas e clássicas.

Nome do Teatro: Teatro Nacional do Quénia
Localização: Nairobi, Quénia

Kabuki-za


O Kabuki-za (歌舞伎座 ?) em Ginza foi o teatro principal em Tóquio para o tradicional Kabuki forma de teatro.

O Kabuki-za original era uma estrutura de madeira, construída em 1889.

O edifício foi destruído em 1921. Desde que queimaram a partir de um incêndio elétrico, o segundo edifício foi projetado para ser "à prova de fogo, ainda carregam tradicionais estilos arquitetônicos japoneses", e, ao mesmo tempo, usando materiais de construção ocidentais, tais como equipamentos de iluminação.

A reconstrução começou em 1922, e foi incompleto quando o Grande Terremoto de Kanto 1923 atingiu. Foi reconstruída em estilo revivalista barroco japonês.

O teatro foi novamente danificado pesadamente no bombardeio aliado durante a Segunda Guerra Mundial. Foi restaurado em 1950 preservando o estilo de 1924, reconstrução e foi até recentemente um dos edifícios mais dramáticos e tradicional de Tóquio.

A estrutura foi demolida na primavera de 2010, enquanto que a reconstrução está prevista para três anos. Razões citadas para a reconstrução incluem preocupações sobre a capacidade do edifício para sobreviver terremotos, bem como as questões de acessibilidade. Uma série de apresentações de despedida, intitulada Kabuki-za Sayonara Koen (歌舞伎座さよなら lit. "Performances Kabuki-za Farewell" ? ) foram realizadas de janeiro a abril de 2010, após o qual performances kabuki ter lugar no próximo Shinbashi Enbujō e em outros lugares até a abertura do complexo novo teatro, programado para 2013.

Nome do Teatro: Kabuki-za
Localização: Tóquio, Japão

Teatro Nacional do Japão


O Teatro Nacional do Japão (国立 Kokuritsu Gekijô?) é um complexo composto por três salas em dois edifícios em Hayabusa-Cho, um bairro de Chiyoda, Tokyo, Japão.

A Japão Arts Council, uma instituição independente, Administrativa do Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, opera o Teatro Nacional.

Nome do Teatro: Teatro Nacional do Japão
Localização: Tóquio, Japão

Teatro Nissay


O Teatro Nissay (日生 Nissei Gekijô ?) é um teatro em Chiyoda, Tokyo, Japão.

Originalmente construído em 1963, tem sido palco de vários programas de musicais e óperas.

Nome do Teatro: Teatro Nissay
Localização: Tóquio, Japão

Grande Teatro Takarazuka


O Grande Teatro Takarazuka (宝冢大 Takarazuka Dai Gekijô ?) é uma casa para Artes Criativas Takarazuka.

O teatro original foi construído em 1924 e foi destruído em 1992. O teatro atual foi construído em 1993. Ele tem 1.543 assentos no primeiro nível e 1.007 no segundo.

Nome do Teatro: Grande Teatro Takarazuka
Localização: Tóquio, Japão

Tokyo Metropolitan Art Space


O Tokyo Metropolitan Art Space (东京芸术 Tōkyō Geijutsu Gekijô ?) é um centro para as artes do espectáculo localizadas em Ikebukuro, Toshima, em Tóquio, no Japão.

Foi inaugurado em 1990 e é operado pela Tokyo Metropolitan, Fundação para a História e Cultura.

Há uma sala de concertos com 1.999 lugares e um teatro com 841 lugares, bem como uma série de espaços menores. Yoshinobu Ashihara foi o arquiteto.

Nome do Teatro: Tokyo Metropolitan Art Space
Localização: Tóquio, Japão

Aichi Arts Center


O Aichi Arts Center (愛知芸術文化 Aichi Geijutsu Bunka Senta?) é o principal local para as artes e espetáculos em Nagoya, Aichi, no Japão.

Nome do Teatro: Aichi Art Center
Localização: Aichi, Japão

Minami-za


O Minami-za (南 Minami-za ? ) é o principal teatro kabuki em Kyoto, Japão. Foi fundada em 1610 como Shijo Minami-za.

O atual edifício, com 1.086 assentos, foi construído em 1929.

Nome do Teatro: Minami-za
Localização: Kyoto, Japão

Grande Teatro Konpira


O Grande Teatro Konpira (金毗罗大芝居 Konpira Ōshibai), também conhecido como Kanamaru-za (金丸座) é um teatro Kabuki restaurado em Kotohira, Kagawa, na ilha de Shikoku, Japão.


Ele foi originalmente construído em 1835, e é o teatro kabuki mais antigo no Japão.

Nome do Teatro: Grande Teatro Konpira
Localização: Shikoku, Japão

Lista de Outros Importantes Teatros no Japão:

Bunkamura
Jardim Imperial Teatro
Jinbocho Teatro
Nacional de Teatro Noh
Novo Teatro Nacional de Tóquio
NHK Hall
Panasonic Globe Theatre
Sengawa Teatro
Shibuya Public Hall
Tokyo Takarazuka Theater
Yokosuka Arts Theatre
Misono-za
Nagoya Noh Theater
Hakata-za
Meiji-za
Misono-za
Shinbashi Enbujō
Art Tower Mito
Hyogo Performing Arts Center
Teatro da Prefeitura de Kumamoto
Okinawa Convention Center
NHK Osaka Municipal
Tokorozawa Civic Centro Cultural de Muse
Umeda Arts Theater
Tonda Troupe Puppet Bunraku

Lista de Importantes Teatros na Índia:

Assembly rooms theatre
Chowdiah Memorial Hall
Jamshed Bhabha Theater (NCPA)
Lajpat Bhawan
Minerva Theatre (Kolkata)
Teatro Plaza (Bangalore)
Prithvi Theatre
Rabindra Sadan
Ranga Shankara
Ravindra Kalakshetra
Sangeeth Teatro
Triveni Kala Sangam
Tata Theater (NCPA)
Tagore Teatro
Sur Sadan
Sita Marhi Natyashala
Royal Opera House (Mumbai)

Colaboraram: Wikipedia, VisitJamaica.com, My Destination - Kenya