sábado, 29 de setembro de 2012

PALAVRÕES NO TEATRO


Muito se repercute sobre os "palavrões" nas peças e no mundo teatral. Essa grande polêmica vem ao longo dos anos repercutindo e dividindo aqueles quem amam a arte do teatro.

Em destaque nos Stand Up Comedy, os palavrões tem sido constantes nas mais variadas peças de teatro e até mesmo em sua concentração, bastidores e preparação. Segundo dizem por aí, o palavrão está associado e tem uma ligação direta com toda a história do teatro, com situações inusitadas que aconteceram com primórdios.

E você? O que pensa sobre isso?

Você Gosta de Palavrões nas Peças de Teatro?

Vote na enquete, que esta na coluna ao lado e deixe os seus comentários! A sua decisão é muito importante!

Foto: Hellen Suque em "Salto em Fúria"

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

TEATROS DO MUNDO

Teatro Municipal de Santiago


O Teatro Municipal é o mais importante palco de teatro e ópera, em Santiago, Chile.

Foi construído pelo arquiteto francês Claude Brunet des Baines , o mesmo que desenhou o prédio do ex Congresso Nacional, com ajuda de seu discípulo Lucien Henault e a colaboração de Manuel Aldunate.

Talvez seja a obra mais fina do estilo neoclássico predominante em Santiago.

Possui um belo salão central decorado no estilo dos teatros europeus e vários salões menores. Sua fachada consta de colunas e arcos de meio ponto, destacando-se uma série de medalhões fabricados em Rouen que lhe dão uma aparência simples, bela e harmônica.

Foi declarado Monumento Nacional em 1974 e atualmente é administrado pela prefeitura de Santiago e desde sua inauguração desenvolveu uma viva atividade cultural, que atualmente se vê enfatizada pelo exercício da Orquestra Filarmônica, Balé de Santiago e o Coro do Teatro Municipal.

Nome do Teatro: Teatro Municipal
Localização: Santiago, Chile

Academia de Artes Performances de Hong Kong



A Academia de Artes Performances de Hong Kong (em chinês: 香港演艺学院), está localizada perto da costa norte de Wan Chai na Ilha de Hong Kong, em Hong Kong, é tanto uma instituição acadêmica como um palco para apresentações.

A Academia, fundada em 1984, é um dos principais institutos de ensino superior de artes na Ásia. Ela fornece instalações profissionais de educação, formação e pesquisa nas artes do espetáculo, artes cênicas e do entretenimento, cinema e televisão.


Sua política educacional reflete a diversidade cultural de Hong Kong, com ênfase em tradições chinesas e ocidentais e de complementaridade interdisciplinar. A Academia oferece programas acadêmicos de Diploma / Fundação para o nível de mestrado em Dança, Filme Drama, e Televisão, Música, Artes Cênicas e entretenimento, bem como Teatro Chinês Tradicional.


Desde 1986, a academia recebe anualmente a Conferência Internacional de Dança de Hong Kong.

Nome do Teatro: Academia de Artes Performances de Hong Kong
Localização: Ilha de Hong Kong, China

Centro Cultural de Hong Kong


O Centro Cultural de Hong Kong (em chinês: 香港文化中心) é uma local multiuso localizado no Salisbury Road, para uma grande variedade de apresentações culturais.

Nome do Teatro: Centro Cultural de Hong Kong
Localização: Ilha de Hong Kong, China

Lista de Outros Importantes Teatros em Hong Kong, China:

City Hall, Hong Kong
Lee Theatre
Kwai Tsing Theatre
Sai Wan Ho Civic Centre
Sheung Wan Civic Centre
Tsuen Wan Town Hall
Tuen Mun Town Hall
Yaumati Theatre
Yuen Long Theatre

Beijing Concert Hall


O Beijing Concert Hall (em chinês: 北京音乐厅; Pequim Yinyueting) é uma conceituada sala de concertos em Beijing, China.

Já se apresentaram no local, como Yehudi Menuhin, Seiji Ozawa, Yo-Yo Ma, Plácido Domingo, Paul Badura-Skoda, dentre outros.

Nome do Teatro: Beijing Concert Hall
Localização: Beijing, China

Centro Nacional de Artes Cênicas (China)


O Centro Nacional de Artes Cênicas (China) (em chinês simplificado : 国家大剧院; em chinês tradicional: 国家大剧院; pinyin : Guo Jia Da Ju Yuan, literalmente: Grande Teatro Nacional), e coloquialmente descrito como o O ovo do pássaro, é uma casa de ópera em Beijing, China.

O Centro, uma elipsóide cúpula de titânio e vidro cercado por um lago artificial, assentos para 5.452 pessoas em três salas e é quase 12 mil m² de área.

Ele foi projetado pelo arquiteto francês Paul Andreu. A construção começou em dezembro de 2001, o concerto inaugural foi realizada em dezembro de 2007.

Nome do Teatro: Centro Nacional de Artes Cênicas
Localização: Beijing, China

Grande Teatro de Shanghai


O Grande Teatro de Shanghai está localizado no distrito de Huangpu, em Shanghai, China.

O edifício foi projetado pelo arquiteto francês Jean-Marie Charpentier e abrange uma área de 11.528 m². Design de interiores era de Arquitetura Studios.

Foi inaugurado em 1998.

Nome do Teatro: Grande Teatro de Shanghai
Localização: Huangpu District, China

Teatro Beijing People's Art


O Teatro Beijing People's Art foi fundado em junho de 1952. Desde a sua fundação, o teatro tem produzido cerca de 300 dramas de diferentes estilos.

Através da década de 1960, foi conhecido principalmente por realizar as obras representativas de mestre jogo wrights Guo Moruo, Lao She, Cao Yu e Tian Han. Desde 1980, o teatro foi palco de cerca de 80 novos dramas por 27 premiados dramaturgos.

Nome do Teatro: Teatro Beijing People's Art
Localização: Beijing, China

Shanghai Oriental Art Center


Localizado no coração da área de Pudong, em Shanghai, China, o Oriental Art Center tornou-se uma das atrações favoritas dos turistas e cidadãos locais.

Cerca de 40.000 metros quadrados, projetado pelo arquiteto França nobre Andere Paulo, Shanghai Oriental Art Center tem um exterior em forma de borboleta bonita, com construções de vidro tornando este edifício uma arte arquitetônica.

Ser um centro de música e teatro, não só o brilho prédio durante a noite, as suas mudanças de cores telhado de acordo com o interior performance musical que dá Shanghai Oriental Art Center uma impressão brilhante e transparente.

Construído em 2002 e abriu ao público em 2004, este centro é composto por cinco salas: a entrada principal, sala de concertos, sala de música, sala de exposições e sala de ópera desempenho. Como o centro de arte primeira de alta classe em Shanghai , Shanghai Oriental Art Center oferece o melhor local e os melhores serviços para a música e performances.

Nome do Teatro: Shanghai Oriental Art Center
Localização: Shanghai, China

Lista de Outros Importantes Teatros na China:

Anhui Huangmei Ópera
Beijing Peking Opera Theatre
Arte Popular de Pequim Teatro
Teatro Century & Company desempenho do século
Changchun de Teatro
Chengdu Chuanju Teatro
China Grand Theatre
Artes China National Theatre de Crianças
China National Opera House
China Pingju Teatro
Dongguan Yulan Teatro
Guangdong Arte Friendship Center Theatre
Guangdong Chaoju Teatro
Teatro de Guangdong
Guangdong Xinghai Concert Hall
Guoan Teatro
Hangzhou Grand Theatre
Hangzhou Teatro
Harbin de Teatro
Hebei Canção Provincial e Dance Theatre da China
Liaoning Arte Popular Teatro
National Theatre Company da China
Ningbo Grande Teatro
Poly Teatro
Shanghai Opera
Xangai Teatro Ópera de Pequim
Xangai Yueju Teatro
Orquestra Filarmônica de Shantou
Shenzhen Centro Cultural
Shenzhen Grande Teatro
Xi'an Qinqiang Teatro
Zhejiang Canto e Dança Teatro
Zhejiang Teatro Vitoriosa
Zhongshan Concert Hall
Crown of Beauty Theatre
Dancing Water Theater
Guanghe Theatre

Teatro Metropolitano de Medellín


O Teatro Metropolitano de Medellín é o teatro mais importante e maior de Medellín, na Colômbia, situado no seu centro.

Inaugurado em 1987, o Teatro Metropolitano de Medellín é uma das etapas principais da cidade, oferecendo uma programação variada durante todo o ano.

Ele tem uma capacidade de 1.634 e tem espaço para escolas e ensaios. É a sede do Polyphonic Medellín Research Institute e da Orquestra Filarmônica de Medellín.

Nome do Teatro: Teatro Metropolitano de Medellín
Localização: Medellín, Colômbia

Teatro Heredia


O Teatro Heredia foi originalmente, uma Igreja construída em 1625. Em 1911, em comemoração ao centenário da Independência do país, onde foram construídas sobre as ruínas da antiga igreja, que é hoje o Teatro Heredia (nome do fundador de Cartagena). Finalmente restaurado em 1998. Ele é considerado um dos mais belos teatros das Américas.

Excelente acústica, iluminação computadorizada, console de som com 99 canais, circuito fechado de TV. O local dispõem de ar condicionado e assentos confortáveis.

Nome do Teatro: Teatro Heredia
Localização: Cartagena, Colômbia

Teatro Nacional La Castellana


O Teatro La Castellana possui programações para uma assistência massiva do público.

O teatro é uma das mais prestigiadas salas no norte de Bogotá, recebe a cada ano os melhores lançamentos do Teatro Nacional Foundation.

Nome do Teatro: Teatro La Castellana
Localização: Bogotá, Colômbia

Lista de Outros Importantes Teatros na Colômbia:

Teatro Lido (Medellín)
Teatro de Cristóbal Colón
Teatro Pablo Tobón Uribe
Pequeño Teatro
Teatro Universitario de la Universidad de Antioquia
Teatro de La Candelaria
Teatro Jorge Eliécer Gaitán
Teatro Libre de Bogotá
Teatro Faenza
Fundación Gilberto Alzate Avendaño
Centro Cultural y Biblioteca Pública Julio Mario Santo Domingo
Auditorio León de Greiff
Camarín del Carmen

Teatro Melico Salazar


O Teatro Melico Salazar está localizado em San José, Costa Rica.

Ele mantém uma agenda repleta de concertos, recitais e peças teatrais. Até agora, ele tem sido comparado ao Madison Square Garden.

Originalmente chamado o Teatro Raventós, ela foi renomeada em 1986 em homenagem famoso tenor Manuel da Costa Rica "Melico" Salazar.

Nome do Teatro: Teatro Melico Salazar
Localização: San José, Costa Rica

Teatro Nacional da Costa Rica


O Teatro Nacional da Costa Rica está localizado na parte central de San José, Costa Rica.

A construção começou em 1891, e abriu ao público em 21 de Outubro de 1897 com um desempenho de Johann Wolfgang von Goethe's Fausto.

O Teatro Nacional ficou como um bem cultural do país durante um tempo em que as exportações de café foram uma fonte de seu sucesso. Ele apresenta performances de alta qualidade, com critérios artísticos muito alta.

O edifício é considerado o melhor edifício histórico na capital, e é conhecido por seu interior requintado, que inclui o seu mobiliário de luxo.

Nome do Teatro: Teatro Nacional da Costa Rica
Localização: San José, Costa Rica

Teatro Amadeo Roldán


O Teatro Amadeo Roldán é um teatro em Havana, Cuba construído em 1929. O teatro foi destruído em 1977 por um piromaníaco, foi re-aberto em 1999 como a sede da Orquestra Sinfônica Nacional de Cuba.

O teatro possui uma sala com capacidade para 886 espectadores, para shows importantes e outro com capacidade para 276 espectadores. O teatro além de ser casa da Orquestra Sinfônica Nacional é também a casa de prestigiados eventos internacionais.

Nome do Teatro: Teatro Amadeo Roldán
Localização: Havana, Cuba

Gaia (Havana)


Gaia é um centro de artes em Havana, Cuba, criado em 1 de janeiro de 2000 como uma colaboração sem fins lucrativos entre artistas cubanos e internacionais.

O centro oferece música, teatro e apresentações de dança, workshops, programas para crianças e portadoras de deficiência, e exposições de obras de jovens artistas.

Nome do Teatro: Gaia
Localização: Havana, Cuba

Gran Teatro de La Habana


O Gran Teatro de La Habana está localizado no Paseo del Prado, em Havana, Cuba. Ele está localizado em um edifício conhecido como o Palácio do Centro Galego, que serviu como um lugar de reunião social para os galegos imigrantes em Havana.

O teatro tem sido a casa do Ballet Nacional de Cuba e, em seu palco principal, o Festival Internacional de Balé de Havana. Instalações de TI incluem teatros, uma sala de concertos, salas de conferências e uma sala de projeção de vídeo, bem como uma galeria de arte, um centro de coral, e salas de ensaio para grupos diversos danzarias e companhias de dança.

Foi inaugurado oficialmente em 1838, embora a sua primeira apresentação ocorreu em novembro de 1837.

Nome do Teatro: Gran Teatro de La Habana
Localização: Havana, Cuba

Teatro Karl Marx


O Teatro Karl Marx é um teatro em Havana, Cuba, anteriormente conhecido como o Teatro Blanquita, e rebatizado após a Revolução Cubana de 1959.

O local tem um auditório enorme, com capacidade para 5500 pessoas, e é usado geralmente para grandes shows de estrelas de Cuba e no exterior.

Nome do Teatro: Teatro Karl Marx
Localização: Havana, Cuba

Lista de Outros Importantes Teatros em Cuba:

Teatro Hubert de Blanck
Teatro Nacional de Cuba
Teatro Miramar
Teatro Sauto
Teatro La Caridad

Teatro Nacional da Croácia


O Teatro Nacional da Croácia é um teatro, ópera e ballet casa localizada em Zagreb.


O teatro foi estabelecido como o Teatro Nacional da Croácia em 1860, e em 1861 ele ganhou o apoio do governo de colocá-lo a par com muitos outros teatros nacionais europeus.

Nome do Teatro: Teatro Nacional da Croácia
Localização: Zagreb, Croácia

Teatro Gavella


O Teatro Gavella está situado em Zagreb, em Frankopanska Street. Foi inaugurado em 30 de outubro de 1954 como o sucessor de "Helios" cinema que foi fundado e financiado pelo croata industrial, Adolf Müller.

Nome do Teatro: Teatro Gavella
Localização: Zagreb, Croácia

Lista de Outros Importantes Teatros na Croácia:

Amadeo's Theatre
Teatro Nacional da Croácia em Osijek
Teatro Nacional da Croácia em Split

Teatro Nacional (Praga)


O Teatro Nacional em Praga é um monumento nacional da história Checa e da arte.

O teatro pertence as mais importantes instituições culturais na República Checa, com uma rica tradição artística que foi criada e mantida pelas personalidades mais ilustres da sociedade no país. Esta tradição ajudou a preservar e desenvolver as características mais importantes da nação, a língua checa, e um sentido para uma forma Checa musical e dramática de pensar.

Nome do Teatro: Teatro Nacional
Localização: Praga, República Checa

Teatro Antonín Dvořák


O Teatro Antonín Dvořák, em Ostrava é uma das casas de ópera na República Checa.

Foi inaugurado em 28 de setembro de 1907, como um teatro alemão. Até 1919, as apresentações foram apenas alemães. Após a Primeira Guerra Mundial, o teatro passou para as mãos do Estado checoslovaco e tornou-se uma etapa do Nacional do Teatro Morávia Silésia.

A partir de 1949, o teatro foi renomeado para Teatro Zdeněk Nejedlý e em 1990 para Teatro Antonín Dvořák.

Nome do Teatro: Teatro Antonín Dvořák
Localização: Praga, República Checa

Laterna Magika


Laterna Magika é um teatro localizado em Praga, República Checa. As performances são uma combinação de dança, cinema e teatro negro. Laterna Magika é um conhecido turístico de destino e é considerado fundamental para o desenvolvimento da moderna Checa teatro.

Nome do Teatro: Laterna Magika
Localização: Praga, República Checa

Lista de Outros Importantes Teatros na República Checa:

Těšín Teatro
Chamber theatre Aréna
Studio Rubín
Teatro Nacianal de Marionette (República Checa)
Divadlo Na Fidlovačce
The Drama Club (Praga)
Teatro Estates
Faculdade de Teatro (Praga)
Teatro Millennium (Praga)
Teatro Musical Karlin
Câmara Teatro de Arena
Ópera State de Praga
Semafor
Teatro on the Balustrade
Vinohrady Teatro
Teatro Brno City
Teatro Janáček
Teatro Mahen
Teatro Nacional (Brno)
Teatro Reduta

Teatro Nacional (Santo Domingo)


Teatro Nacional é parte da Plaza de la Cultura (Cultura Plaza) complexo, localizado em Santo Domingo, República Dominicana. O teatro é a peça central do complexo e é cercado por vários museus e instituições culturais.

O teatro foi projetado pelo arquiteto dominicano Teófilo Carbonell e foi inaugurado em 16 de agosto de 1973. Salão principal do teatro, Sala Eduardo Brito, é o nome de uma famosa cantora de ópera Dominicana e possui assentos de 1.600 espectadores.

A fachada do teatro é articulada por arcos clássicos de mármore travertino. O edifício tem quatro níveis que, além das duas salas principais, a casa dos escritórios administrativos, uma sala de recepção, a Sala de la Cultura (Cultura Hall) e um bar.

A Sala de la Cultura, com uma capacidade de 220 espectadores, foi criado para concertos de piano, concertos de câmara, simpósios, seminários e eventos culturais de escala semelhante.

Nome do Teatro: Teatro Nacional
Localização: Santo Domingo, República Dominicana

Colaboraram: Wikipedia, bogota.vive.in, Planes en Bogotá, CartagenaInfo

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O GARGALO DA GARRAFA


É certo que muitos querem atingir o status de roteirista principal do principal produto da televisão que é a telenovela, eu também busco isso. Mas também é líquido e certo que nem todos conseguirão, pois o gargalo da garrafa é estreito e a garrafa não é tão funda assim. Não se trata de falta de qualidade, é apenas concorrência tal e qual a existente em qualquer outra profissão.

A concorrência por vezes é desleal, o que não chega a ser nenhuma novidade, mas isso não pode nos desviar do caminho, porque o fato de não se atingir o tal posto não pode frustrar a vontade e o prazer de escrever, porque se isso estiver acontecendo é porque o principal é atingir o posto e o glamour que ele proporciona e não a satisfação e o prazer que se tem em contar histórias.

O que aprendi com o tempo é que embora o meu foco seja atingir o posto principal do principal produto da televisão, eu resolvi encarar a concorrência através do meu trabalho, pois se o gargalo é estreito, preciso estar em forma para quando me aproximar dele e estar em condições de entrar. Até porque não sei se um dia vou chegar assim tão perto da boca da garrafa.

Tenho buscado aprender com o que as pessoas andam dizendo sobre o atual momento das telenovelas, pois as críticas estão fortes. Dizem que é falta de criatividade, que há um esgotamento do gênero, que é isso, que é aquilo. Inclu-sive se queixam do envelhecimento dos autores e da falta de renovação. Talvez seja um mix de tudo isso, mas deve-se ter a consciência que não há espaço para todos que querem chegar lá.

A despeito do envelhecimento de alguns mestres e da repetitiva fórmula empregada por cada um deles para contar as suas histórias, entrar nesse seleto grupo é como atingir o posto de titularidade de jogador da seleção da brasileira. E isso, não se resume apenas em ter ou não ter talento, vide quantos caneludos temos em ação na nossa seleção brasileira de futebol.

Ás vezes, as oportunidades, que já são escassas, tornam-se quase inviáveis para quem mora longe da sede das emissoras que produzem o produto novela e, por certo, quem está mais perto, tem as maiores chances. Só que isso não deve desestimular ninguém, pois volta e meia um novo talento consegue ultrapassar o gargalo da garrafa. Portanto, o prazer de contar histórias tem de ser renovado dia-a-dia.

E já que um dia o que me fez pensar em atingir o principal posto do principal produto da televisão foi o prazer que tenho em contar histórias, vou seguindo meu caminho criando e contando minhas histórias por meio dos meus textos para teatro, por meio de meus roteiros, me realizando cada vez que vejo um deles sendo produzindo.

E se um dia eu vou ter a oportunidade de me espremer no gargalo da garrafa? Não sei. Mas vou seguindo firme e feliz, agradecido pelo dom de poder contar histórias.

Escrito por Paulo Sacaldassy

Colaboraram: Oficina de Teatro & Bacante; Foto: De Marcelo Dischinger, espetáculo "Ovo" (2008)

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

TEATROS DO MUNDO

Teatro Municipal João Caetano (Niterói)


Construído antes da metade do século XIX, o prédio que hoje abriga o Teatro Municipal de Niterói, chamado oficialmente de Teatro Municipal João Caetano, foi reinaugurado em 1995. Além de manter as características neoclássicas, atribuídas em uma reforma na década de 1880, a última grande reforma garantiu aspecto moderno ao espaço.

Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural em 1990, o Teatro Municipal de Niterói teve conservada as pinturas de Thomas Driendl em seu interior, ganhou balcões policromados, com recapeamento em ouro, e modernos equipamentos de segurança. Outro ponto a ser destacado: as paredes obedecem agora às tonalidades vistas no forro.

Nome do Teatro: Teatro Municipal João Caetano
Localização: Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro Popular de Niterói


O Teatro Popular de Niterói, também conhecido como Teatro Popular Oscar Niemeyer, em homenagem a seu idealizador, situa-se na cidade de Niterói, Rio de Janeiro e foi inaugurado no dia 5 de abril de 2007. Integrante do Caminho Niemeyer, junto ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói, à Estação de Catamarãs de Charitas e à Praça JK compõe o acervo cultural e turístico da cidade.

Um dos seis projetos de Niemeyer na cidade, tem capacidade interna para 350 espectadores e está situado em uma ampla praça cimentada que pode receber até 10 mil pessoas. Ligue antes para programar a visita.

Nome do Teatro: Teatro Popular de Niterói
Localização: Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro Municipal Raul Cortez


O Teatro Municipal Raul Cortez é um espaço público, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e à Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil.

Nome do Teatro: Teatro Popular de Niterói
Localização:  Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro de Arena de Xerém


O Teatro de Arena de Xerém, tem sido palco de grandes manifestações culturais em um dos bairros mais tradicionais da cidade de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil. O bairro de Xerém é conhecido por ser o lar do famoso sambista carioca Zeca Pagodinho.


O agradável local recebe um publico cativo ao longo de suas variadas apresentações.

Nome do Teatro: Teatro Popular de Niterói
Localização:  Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil

Espaço Cultural Sylvio Monteiro


Um casarão de dois andares chama a atenção de quem passa pela Rua Getúlio Vargas, em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil. À primeira vista, pode ser apenas pela nada discreta cor de suas paredes: amarelo, quase gema de ovo. Mas quem vai além das aparências, descobre muitas atrações num lugar privilegiado no Centro do município da Baixada Fluminense.

Inaugurado em 2004, o Espaço Cultural Sylvio Monteiro reúne, em seus dois andares, galerias de arte e uma sala para oficinas educativas. E, num prédio anexo, um teatro e uma biblioteca.

No térreo do casarão, fica uma exposição permanente de esculturas, em madeira, do artista Geraldo Marçal dos Reis, o Dadinho, e a Sala de Produção Educativa, onde ocorrem diversas oficinas, como as de argila, montagem de porta-retratos, da palavra (que estimula a pesquisa em dicionários). As atividades costumam ser agendadas e atrair, principalmente, grupos de alunos de escolas públicas e particulares, acompanhados por seus professores. No segundo andar, fora a pequena sala da administração do espaço, há uma maior para exposições itinerantes - que, dependendo do número de obras à mostra, também podem ocupar o hall, o térreo e até mesmo as varandas do casarão.

Nos fundos do terreno, fica o prédio anexo. O teatro, que tem capacidade para 140 pessoas e funciona no térreo, já recebeu talentos como o sambista Monarco, o grupo teatral Nós do Morro, o duo cubano Chekerê e o cineasta Roberto Berliner.

Nome do Teatro: Espaço Cultural Sylvio Monteiro
Localização:  Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil

Casa da Cultura de Belford Roxo


Inaugurada em 2000, a Casa de Cultura de Belford Roxo mantém uma intensa programação cultural, oferecendo a crianças, jovens e adultos o acesso a exposições, cinema, teatro, leitura e cursos gratuitos. Atualmente, são promovidas oficinas de pintura em tela, redação e produção de texto, decapê e teoria musical, entre outras.

No interior da Casa de Cultura, incluindo o pátio, são apresentadas peças teatrais, exposições de artes plásticas – coletivas ou individuais, de artistas locais, regionais ou nacionais, de acervos de instituições de outras cidades, como o do Museu Casa do Pontal -, encontros poéticos e shows de música.

O espaço também dispõe da Sala Popular de Cinema Ankito, que tem capacidade para 80 pessoas.

Nome do Teatro: Casa de Cultura de Belford Roxo
Localização: Belford Roxo, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro de Bolso Procópio Ferreira


Em abril de 1968 foi inaugurado em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil, o Teatro de Bolso Procópio Ferreira, um espaço mais intimista como sugeriam os moldes modernos, porém homenageando a figura de um ator que não se deixou modernizar.

Nome do Teatro: Teatro de Bolso Procópio Ferreira
Localização: Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro Municipal Trianon


Conhecido como um dos mais belos teatros do país, o Teatro Municipal Trianon foi inaugurado em 1998, no local onde funcionava o antigo Cine Teatro Trianon.

Trata-se de um complexo cultural com vários espaços: o teatro com 920 lugares, um salão para exposições, espaço para montagens de arena e grande área para estacionamento de veículos.

Nome do Teatro: Teatro Municipal Trianon
Localização: Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil

Casa de Cultura Vila Maria


A Casa de Cultura Vila Maria foi construída em 1918, para ser residência de Dona Maria Queiroz de Oliveira, conhecida como D. Finazinha. Teve como arquiteto José Benevento, que a concebeu no melhor estilo das vilas italianas. Entre os anos de 1979/89 foi sede do Governo Municipal, que restaurou e manteve a construção.

No início dos anos 90, conforme testamento de sua proprietária, nela foi instalada a sede da reitoria da UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense.

A Casa de Cultura oferece várias atividades abertas à comundade, tais como: sala de vídeo, fonoteca, auditório, promoção de cursos, exposições, conferências e shows.

Nome do Teatro: Casa de Cultura Vila Maria
Localização: Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil

Antigo Fórum Nilo Peçanha


Prédio histórico de 1935. Construído para a comemoração do centenário da elvevação da Vila de Campos a categoria de Cidade.

O Antigo Fórum Nilo Peçanha é uma réplica do Paternon de Atenas (Templo da deusa Atena em Atenas - Grécia).

Recebeu o nome de Nilo Peçanha em homenagem ao ex-presidente da república que era natural desta cidade. Seu estilo greco-romano, foi obra dos arquitetos Pedro Campofiorito e José Benevento.

Atualmente, desde o ano de 2007, o prédio tornou-se a Câmara Municipal de Vereadores de Campos dos Goytacazes.

Nome do Teatro: Antigo Fórum Nilo Peçanha
Localização: Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro Celso Peçanha


O Teatro Celso Peçanha foi construído em 1962 na cidade de Três Rios, Rio de Janeiro, Brasil. Foi idealizado por Isaltino Silveira que esteve à frente da diretoria do Grupo de Amadores Viriato Corrêa durante 25 anos.

Possui dois andares e um auditório com 324 lugares, nele são realizados os maiores eventos da cidade, tais como: Palestras, seminários, espetáculos diversos, shows, festivais de teatro, além dos eventos do GATVC (Grupo de Amadores Viriato Corrêa).

Nome do Teatro: Teatro Celso Peçanha
Localização: Três Rios, Rio de Janeiro, Brasil

Centro Cultural Generoso Portela


Imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal em 1997, esta construção do final do século XIX abriga em suas dependências o Centro Cultural Generoso Portela com atividades da Escola de Música e Associação de Artesãos de Três Rios - Arte Nossa.

Nome do Teatro: Centro Cultural Generoso Portela
Localização: Três Rios, Rio de Janeiro, Brasil

Centro Cultural Theophilo Massad


O Centro Cultural Theophilo Massad é um espaço de artes multidisciplinar em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil.

O local reúne, em seu conjunto arquitetônico, o teatro municipal Dr. Câmara Torres, o salão de exposição Felício D'Andréa, a sala de música Maestro Galloway e a sala de audiovisual.

Inaugurado em 24 de maio de 2000, concretiza anseios e desejos do movimento cultural do município que, na luta pela garantia dos direitos de seus fazeres e saberes culturais, enxerga, no antigo galpão da OVAR (antiga fábrica de sardinha), a possibilidade de criar uma estrutura capaz de abrigar a produção artística angrense, assim como, permitir o intercâmbio desta com a extensa diversidade de manifestações artísticas brasileiras e internacionais.

Nome do Teatro: Centro Cultural Theophilo Massad
Localização: Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro Carequinha


O palhaço Carequinha empresta seu apelido a um dos poucos teatros em funcionamento em São Gonçalo (município em que passou maior parte da sua vida, apesar de nascido em Rio Bonito), Rio de Janeiro, Brasil.

O teatro fica "escondido" dentro do Colégio Municipal Ernani Faria.

Nome do Teatro: Teatro Carequinha
Localização: São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil

Theatro D. Pedro (Petrópolis)


O Teatro D. Pedro, antes chamado de Theatro Dom Pedro e de Teatro Municipal Paulo Gracindo, foi inaugurado no dia 2 de janeiro de 1933 pela Empresa D'Angelo & Cia. Ltda., com projeto do arquiteto Armando de Oliveira, construção de Francisco de Carolis, assistência técnica do engenheiro e arquiteto Roberto Caburi, decoração e pintura de Carlos Schaefer. O teatro localiza-se em Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil.

Teatro em estilo art déco, sua decoração interna foi realizada por Carlos Schafer, petropolitano, criando dos estilos diferentes – geométrico, mitológico e futurista, como em flores com as corolas viradas de cabeça para baixo – fazendo com que o teatro seja considerado de estilo eclético e uma referência cultural e artística para Petrópolis, para o estado do Rio de Janeiro e para o Brasil, por fugir aos referenciais de teatros do início do século.



Na época de sua inauguração, o teatro contava com capacidade para mil pessoas, com 17 camarotes na segunda platéia. Porém, atualmente conta com quinhentos lugares divididos em platéia, segunda platéia (balcão) e camarotes. A redução de mil para quinhentos lugares é uma resultante de progressivas mudanças nas normas de segurança ocorridas nas seis décadas do cine-teatro. Mas os camarotes, ficaram com o mesmo número original.

Após a restauração, em 2003, passou a ser chamado de "Teatro Municipal Paulo Gracindo", em homenagem a sua atuação no dia da inauguração. A população, contudo, demonstrou-se contrária à renomeação e, em 8 de junho de 2009, o teatro voltou a ter sua denominação antiga. O sítio oficial do teatro, contudo, preserva o nome do ator.

Nome do Teatro: Theatro D. Pedro
Localização: Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro João Caetano (Itaboraí)


O Teatro Joâo Caetano de Itaboraí, tem o seu nome em homenagem ao importante ator e encenador brasileiro, conhecido como, "O Mestre Aprendiz do Teatro Brasileiro". Considerado o primeiro teórico da arte dramática brasileira e responsável pela profissionalização do teatro no país.

No teatro são apresentadas peças de grupos teatrais da cidade e de outras regiões do país. Palco de eventos culturais, artísticos e educacionais, faz parte do Centro Histórico do Município.

Nome do Teatro: Teatro Joâo Caetano
Localização: Itaboraí, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro Espaço


O Teatro Espaço é versátil teatro de 94 lugares criado em 1985 para ser a sede do Grupo Contadores de Estórias em Paraty, Rio de Janeiro, Brasil.


Importantes nomes da música, teatro e dança nacionais já se apresentaram no seu palco, como Paulo Autran, Paulo Moura, Joyce, Denise Stoklos, Antonio Nóbrega, entre muitos outros.

Nome do Teatro: Teatro Espaço
Localização: Paraty, Rio de Janeiro, Brasil

Lista de Outros Importantes Teatros no Rio de Janeiro, Brasil:

Campos dos Goytacazes
Teatro de Bolso
Teatro de Bolso de Campos
Teatro SENAC - Campos
Teatro SESC - Múcio da Paixão
Teatro do Colégio Salesiano de Campos dos Goytacazes
Teatro da Auxiliadora
Teatro SENAC - Auditório Julião Nogueira

Nova Iguaçu
Teatro SESC - Nova Iguaçu
Teatro do Grau (Austin)
Teatro Espaço Livre
Teatro Procópio Ferreira

São Gonçalo
Teatro SESC - São Gonçalo
Teatro Odete São Paio
Cine-Teatro Alcântara
Centro Cultural Joaquim Lavoura

Niterói
Teatro Leopoldo Fróes
Teatro Abel
Teatro Gay Lussac
Teatro da AMF - Eduardo Kraichette
Espaço DCE da UFF - Teatro MPB-4
Centro Cultural Abrigo dos Bondes - Espaço Antônio Callado
Funarj - Museu do Ingá - Teatro
Teatro da UFF - Sala Hippólito Geraldes
Teatro SESC - Niterói
Teatro Paratodos (Shopping Lido Center)
Teatro Eduardo Kraichete

Duque de Caxias
Centro Cultural Oscar Niemeyer
Teatro Procópio Ferreira
Teatro SESI Duque de Caxias
Teatro Municipal Armando Melo
Teatro da Câmara Municipal (Duque de Caxias)
Casa Brasil de Imbariê

São João de Meriti
Teatro SESC - São João de Meriti

Volta Redonda
Teatro GACEMSS
Teatro GACEMSS - Sala Paulo Fleming

Saquarema
Teatro Municipal Mario Lago

Queimados
Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha

Nova Friburgo
Teatro do Country Club
Teatro SESC - Nova Friburgo
Centro de Artes de Friburgo - Teatro

Araruama
Teatro Graciano Torres Quintanilha

Cabo Frio
Teatro Municipal da Praia do Forte
Teatro de Bolso Edilson Duarte
Teatro da Escola Municipal Darcy Ribeiro
CC João Nogueira - Teatro Cacilda Santa Rosa

Itaguaí 
Teatro Municipal de Itaguaí
Cine-Teatro Indue

Itaboraí
Central Cultura Urbana

Barra Mansa
Teatro SESC - Barra Mansa

Mesquita
Teatro Gracinda Freire

Natividade
Anfiteatro Alcenor Lengruber Boechat

Paty do Alferes
Funarte - Teatro Renato Vianna
Funarte - Teatro Itália Fausta

Resende
Teatro SENAC - Auditório Paulo Gustavo Ramos
Teatro do Cine Vitória
Teatro de Areia
Teatro Resende Center
Academia Militar das Agulhas Negras - Teatro
Espaço Cultural Altamiro Pimenta - Teatro de Bolso

Petrópolis
Teatro Mecanizado - Palácio Quitandinha - SESC
Teatro Santa Cecília
Sala Teatro Afonso Arinos
Auditório do Colégio Santa Isabel
Auditório do Museu Imperial
Petropolitano Futebol Clube
Teatro Mariano
Centro de Cultura Raul de Leoni

Teresópolis
Teatro Higino
Casa de Cultura de Teresópolis - Teatro Adolpho Bloch
Teatro SESC - Teresópolis
Instituto Integrartes - Teresópolis
Teatro Municipal deTeresópolis

Três Rios
Casa de Cultura de Três Rios
Espaço da Ciência - Casa de Pedra

Valença
Teatro Rosinha de Valença

Macaé
Teatro Municipal de Macaé
Centro Macaé de Cultura - Teatro
Teatro SESI - Macaé

Angra dos Reis
Teatro Municipal de Angra dos Reis
Casa da Cultura Poeta Brasil dos Reis - Teatro
CC Angra dos Reis - Teatro Câmara Torres

Santo Antônio de Pádua
Teatro Municipal Geraldo Tavares André

Porto Real
Teatro Municipal de Porto Real

Penedo
Centro Cultural Sibelius - Teatro

Itaocara
Centro de Artes e Cultura Erody Lopes Rubim - Teatro
Teatro Municipal Kiud (Itaocara)

Itatiaia
Cine-Teatro Municipal Oswaldo Motta

Nilópolis
Teatro Tereza Rachel

Colaboraram: Wikipedia, Teatropédia - Enciclopédia Virtual das Artes do Palco, CTAC - Centro Técnico de Artes Cênicas, Centro de Teatro do Oprimido, VcVai.com, Paulo Santos (Fotografia do Espaço Cultural Sylvio Monteiro), Overmundo, Portal BrasilViagem.com, Turisrio, CAMPOS DOS GOYTACAZES EM FOTOS, O Melhor do Bairro, Fundação de Cultura de Angra dos Reis - CULTUAR, Antônio José Abrantes Chaves, Fundação de Cultura e Turismo Petrópolis, Prefeitura de Duque de Caxias, Visite Itaboraí, Grupo Contadores de Estórias

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

QUEM QUER FAZ DE CONTA?


Está cada vez mais difícil convencer as crianças, que cheias de informação e mergulhadas num oceano de tecnologia, se distanciam mais e mais das brincadeiras de faz de conta. Hoje entretê-las com a magia de uma história não é tarefa das mais fáceis. Antenadas nas novidades tecnológicas, são poucas às que se deixam seduzir por um pouco de fantasia. Mas no fundo, toda criança, ainda que sozinha em seu quarto, brinca de casinha, conversa com a boneca, e se menino, pilota velozmente o seu carrinho.

Mas a criança de hoje em dia, gosta ou não gosta do faz de conta? Hoje e sempre. Criança que é criança, sempre vai viajar na fantasia de uma bela história. Talvez, a maneira de se colocar, ou de transmitir o seu faz de conta, é que seja o grande problema, principalmente em alguns espetáculos infantis, que ainda insistem em tratar criança como um ser não pensante e, ao invés de levar magia e fantasia, as aborrecem, que incomodadas em suas cadeiras, não param quietas e não viajam no faz de conta.

Fazer a realidade parecer uma fantasia e usar elementos de conhecimento da criança, devem ser levados em consideração na hora de escrever uma história, e a construção de uma história que estimule a perspicácia da criança, ou que a coloque em posição de igualdade com a personagem, pode facilitar a aceitação e o seu embarque no seu faz de conta. Essa brincadeira com o imaginário deve sempre ser estimulada.

Mesmo que a criança se mostre reticente quanto a se envolver no faz de conta, ás vezes por conta de outras crianças, ou por querer se mostrar mais crescida do que já é, atores e atrizes precisam usar de todo os seus talentos para chamar a atenção da criança e fazê-la se envolver na magia e na fantasia. Quem faz de conta que interpreta, não consegue convencer a criança de como é bom brincar de faz de conta.

Mais e mais fica claro que tratar criança de qualquer jeito, não faz sucesso e nem dá ibope. Criança quer se sentir importante e, de fato, ela é importante. E quando você consegue trazer a criança para viajar no mundo da magia, da fantasia, do faz de conta, você encontra a verdadeira pureza do que é ser criança, tanto, que até você se esquece de seus padrões de comportamento e também embarca de corpo e alma na brincadeira.

Então, se você quer saber quem quer faz de conta? Eu lhe digo: Toda criança quer faz de conta, mesmo que muitas sempre insistam em não querer. E quem faz de conta que criança não dá importância às brincadeiras de faz de conta, nem imagina o que está perdendo. Pois, mesmo com toda informação e toda a dificuldade em convencer uma criança a embarcar numa boa e velha viagem do faz de conta, quem tenta, saberá o quanto esse esforço, vale a pena.

Escrito por Paulo Sacaldassy

Colaboraram: Oficina de Teatro & Bacante; Foto: Espetáculo "O Realejo" (2008)