quinta-feira, 30 de agosto de 2012

TEATROS DO MUNDO

Theatro Municipal do Rio de Janeiro


O Theatro Municipal do Rio de Janeiro localiza-se na Cinelândia (Praça Marechal Floriano), no centro da cidade do Rio de Janeiro (RJ), no Brasil.

Inaugurado em 1909, como parte do conjunto arquitetônico das Obras de Reurbanização da Cidade do Rio de Janeiro (RJ), e abertura da Avenida Central, durante a prefeitura de Pereira Passos, exerce desde sua inauguração um importante papel para a cultura carioca e nacional, recebendo em seu palco importantes artistas, orquestras e companhias de Balet.



No ano do seu Centenário, ele foi totalmente restaurado e as suas instalações modernizadas, retomando o requinte com que foi construído, aliado à modernidade necessária do século XXI.

A restauração das paredes trouxe à tona obras feitas há 80 anos, cobertas por reformas e até mesmo pelo pó. A mais grata surpresa foi a descoberta do friso sobre o proscênio original, escondido num vão entre duas paredes acima da boca de cena.


Pintado em Paris por Eliseu Visconti em 1907, o antigo friso com certeza foi preservado intencionalmente pelo artista. Os historiadores acreditavam que a pintura teria sido destruída ao ser substituída por Visconti em 1936 quando, por força do alargamento do palco, um novo friso lhe foi encomendado. Outra surpresa foi a descoberta de uma passagem secreta.

O Theatro Municipal reabriu com 219 mil folhas de ouro e 57 toneladas de cobre, além de 1.500 novas luminárias e com mais de cinco mil lâmpadas.

Nome de Teatro: Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro Carlos Gomes (Rio de Janeiro)


O Teatro Carlos Gomes localiza-se à Praça Tiradentes, no centro da cidade do Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

É um dos teatros mais tradicionais do país.

As suas primitivas instalações foram inauguradas em 1872, quando se denominava Theatre Franc-Brésiliene, mais tarde denominado como Teatro Santana e, finalmente, com a atual denominação. Ao longo dessa história, essas instalações foram devastadas por três grandes incêndios.


Atualmente tem capacidade para um público de 760 pessoas, destacando-se os três "foyers" em estilo "art déco" - um abaixo da entrada, outro acima e o terceiro nas galerias -, com piso em pastilhas e escadarias em mármore.

O teatro dispõe de dez camarins (cinco individuais), distribuídos em quatro pavimentos.

O nome do teatro é uma homenagem ao compositor Carlos Gomes.

Nome de Teatro: Teatro Carlos Gomes
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro João Caetano


O Teatro João Caetano é um tradicional teatro brasileiro, e o mais antigo da cidade do Rio de Janeiro. Está localizado na Praça Tiradentes, sem número, e comporta 1222 pessoas, sendo 651 lugares na plateia, 123 no balcão nobre e 448 no balcão simples.

A fachada é toda revestida de mármore branco e vidro blindex fumê, o telhado apresenta telhas francesas e, as velhas portas de correr foram substituídas por portas imensas de vidro blindex fumé, que dão acesso ao hall com piso de granito. As bilheterias, uma de cada lado, têm dois guichês cada uma, sendo um voltado para fora do teatro, e o outro, para o interior do hall.

Além das duas portas de saída laterais, foram criadas duas outras portas nos dois ângulos do hall principal para permitir a entrada e a saída do público, simultaneamente.

Nome de Teatro: Teatro João Caetano
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro Sesc Ginástico


Um espaço repleto de histórias. Em 2002, o Sesc-Rio começou a reforma do Teatro Ginástico (palco de grandes espetáculos como Medeia, Ópera do Malandro, Não Fuja da Raia, Conduzindo Miss Daisy). Depois de três anos em obras, o antigo Teatro Ginástico Português, inaugurado em 1938, reabre suas portas com um novo nome: Teatro Sesc-Ginástico.

A fachada, com suas portas de ferro, foi recuperada, assim como a plateia e o balcão, que ganharam novos revestimentos arquitetônicos e acústicos, além de poltronas ergonométricas para portadores de necessidades especiais e cadeirantes. O palco foi projetado para permitir tanto a produção e montagem de peças teatrais quanto de espetáculos de dança e musicais. Ao todo, são 513 poltronas fixas e 23 cadeiras removíveis e empilháveis.

Nome de Teatro: Teatro Sesc Ginástico
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro Nelson Rodrigues (Rio de Janeiro)


O Teatro Nelson Rodrigues, inaugurado em 1976, como Teatro do BNH, teve como espetáculo de estréia Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues.

Em 1984, o teatro passou a se chamar Nelson Rodrigues. Com a extinção do BNH em 1986, o prédio e o teatro, foram incorporados pela Caixa Econômica Federal.

Nome de Teatro: Teatro Nelson Rodrigues
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Centro Teatro do Oprimido


O Centro de Teatro do Oprimido (CTO), um sobrado de três andares localizado no coração do bairro boêmio da Lapa próximo aos famosos Arcos abre seu espaço para grupos e instituições interessadas na realização de oficinas e eventos.

O térreo é um grande espaço multiuso com arquibancadas móveis para 100 espectadores, que sem as mesmas pode abrigar mais de 200 pessoas. O segundo andar, de piso confortável e ventiladores potentes, é excelente para ensaios e Cursos. Entre o segundo e terceiro andar, ainda há um pavimento com salas próprias para reuniões e pequenos encontros.

As atividades propostas devem estar de acordo com os objetivos da instituição, promovendo através de manifestações artísticas o desenvolvimento da cidadania e da justiça social.

Nome de Teatro: Centro de Teatro do Oprimido
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Fundição Progresso


A Fundição Progresso é uma casa de espetáculos situada no bairro da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro. Mais do que uma casa de shows, a Fundição trata-se de um centro cultural localizado em um prédio histórico no coração da Lapa, bairro carioca de extrema riqueza cultural e em plena efervescência.

Contrapondo com a arquitetura antiga, a filosofia artística da Fundição Progresso é contemporânea, arrojada e independente, tendo o artista como principal gestor de seu trabalho. Conhecida nacionalmente por projetos como o "Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas" e em todo o mundo por conta das atrações internacionais que sobem ao seu palco, a Fundição hoje é sinônimo de cultura e modernidade.

Nome de Teatro: Fundição Progresso
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro Odisséia


O Teatro Odisseia foi concebido como um espaço cultural de uso múltiplo. Inaugurado em junho de 2004, é um espaço que abriga diversos públicos interessados em cultura de qualidade.


O Odisséia tem infra-estrutura para shows ao vivo, espetáculos teatrais e de dança, apresentação de DJs, serviço de bar e restaurante, além de área para exposições, lançamento de discos, livros, DVDs e venda de produtos culturais.

Junto ao Circo Voador e à Fundição Progresso, o Teatro Odisséia participa do novo grande ciclo de efervecência cultural deste tradicional ponto noturno.

Nome de Teatro: Teatro Odisseia
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Circo Voador


O Circo Voador é considerado um dos principais espaços para shows no Rio de Janeiro. O picadeiro tem capacidade para receber até duas mil pessoas e é formado por um palco virado para os Arcos da Lapa, pista e arquibancada de tábua corrida.


Sua infraestrutura revela ainda seis sistemas de ventilação na nave central, uma nave multimídia anexa, rua privativa para carga e descarga de equipamentos, praça de alimentação e um telão instalado na área externa. Para animar ainda mais as badaladas festas, o espaço tem tratamento acústico de 11 toneladas. Um sistema anti-ruído garante a tranquilidade das casas na redondeza.

Nome de Teatro: Circo Voador
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro Glauce Rocha


Teatro Glauce Rocha tem uma localização privilegiada – na Avenida Rio Branco, principal artéria empresarial do Rio de Janeiro, vizinho à boêmia da Cinelândia e da Lapa, e em frente à Estação Carioca do Metrô.

Palco, por quase cinco décadas, de peças de vanguarda, o Teatro é um importante espaço cultural do Rio, administrado pela Funarte, e disponível para companhias e grupos teatrais, mediante edital.

Nome de Teatro: Teatro Glauce Rocha
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro Dulcina


O Teatro Dulcina está localizado na Cinelândia, área de efervescência cultural do Rio de Janeiro, a poucos passos da Estação Cinelândia do Metrô.


Em sua vizinhança, estão o Teatro Rival, o Centro Cultural da Justiça Federal, a Biblioteca Nacional, o Theatro Municipal e o Museu Nacional de Belas Artes.


Com a reinauguração, em 2 de agosto de 2011, o Teatro Dulcina volta a ser administrado pela Funarte, após as obras de modernização que recuperaram seu projeto arquitetônico original. O espaço, que agora integra o corredor cultural da Cinelândia, está disponível para ser ocupado por companhias e grupos teatrais, mediante edital.

Nome de Teatro: Teatro Dulcina
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro Cacilda Becker


Localizado no bairro do Catete, Rio de Janeiro, o Teatro Cacilda Becker é, desde 1991, um espaço especializado em espetáculos de dança. Sob administração da Funarte, está aberto às companhias de dança do Rio de Janeiro e demais regiões do país.

Cedido às companhias mediante edital de concorrência pública, o teatro oferece infra-estrutura a preço baixo (10% da bilheteria), permitindo a cobrança de ingressos mais baratos do que a média dos espetáculos no país.

Nome de Teatro: Teatro Cacilda Becker
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Sala Funarte Sidney Miller


Com 225 lugares, a Sala Funarte Sidney Miller está voltada para apresentações de música popular.

Localizada no andar térreo do Palácio da Cultura Gustavo Capanema, é uma das mais tradicionais salas do Rio de Janeiro, tendo contribuído para a carreira de muitos músicos hoje em evidência.

Sua ocupação é feita mediante edital, uma vez que a Sala é oferecida aos artistas com toda a infra-estrutura.

Nome de Teatro: Sala Funarte Sidney Miller
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Vivo Rio


O Vivo Rio está anexo ao Museu de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro, no aterro do Flamengo. O espaço tem lounges com música, bar no terraço e um elevador panorâmico. A casa recebe apresentações de artistas nacionais e internacionais.

Nome de Teatro: Vivo Rio
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Casa Funarte Paschoal Carlos Magno
(Teatro Funarte Duse)


O Teatro Duse foi inaugurado na casa do teatrólogo Paschoal Carlos Magno, em 1952. Desta casa, prestigiada dentro e fora do Brasil, foram lançados atores, diretores, cenógrafos, figurinistas, técnicos e autores. O único teatro-laboratório do Brasil, no entanto, foi fechado em 1957.

Em 19 de dezembro de 2005 o Ministério da Cultura e a Funarte reabrem a Casa Funarte Paschoal Carlos Magno e o Teatro Funarte Duse.

Em 19 de setembro de 2006, o Centro de Artes Cênicas da Funarte inaugurou a exposição Centenário Paschoal Carlos Magno 1906/2006 , na Sala Memória Aloísio Magalhães, no Teatro Glauce Rocha. O curador desta mostra, Martinho de Carvalho, destacou que é difícil traduzir, em poucas palavras, o legado deste grande artista.

Nome de Teatro: Casa Funarte Paschoal Carlos Magno (Teatro Funarte Duse)
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro Gláucio Gill


Inaugurado em 1958, o Teatro Gláucio Gill tem o projeto de ter uma programação diversificada, com espetáculos teatrais, shows musicais, espetáculos de pesquisa, trabalhos universitários e oficinas.

O projeto Complexo Duplo, idealizado pelo ator Felipe Vidal e pela tradutora e crítica teatral Daniele Avila, ocupa o espaço promovendo os espetáculos, debates e oficinas.

Nome de Teatro: Teatro Gláucio Gill
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Canecão


O Canecão é uma tradicional casa de espetáculos, localizada em Botafogo, Rio de Janeiro inaugurada em 1967.

Chegou a ser chamada Canecão Petrobras no início do século XXI, mas o contrato de naming rights cessou em 2008.

Foi originalmente concebida como uma grande cervejaria, daí o nome "Canecão", como superlativo de uma "caneca grande". Num projeto do jovem arquiteto José Vasquez Ponte, tornou-se uma das grandes referências nacionais para espetáculos de médio e grande porte.

Vários artistas nacionais e internacionais já se apresentaram no palco do Canecão. Entre alguns dos shows mais memoráveis ocorridos na casa estão os shows de Maysa na temporada Canecão Apresenta Maysa, Chico Buarque na turnê As Cidades, os de Marisa Monte na turnê Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão, Cazuza na turnê Ideologia e os shows da banda Los Hermanos na turnê Ventura.

Também se destacam os shows do mesmo Chico Buarque (na turnê Carioca), e os de Roberto Carlos em 2007. A banda RPM também fez suas primeiras apresentações no Canecão.


O cantor de MPB Elymar Santos também fez história ao utilizar o espaço para lançar sua carreira, num ato ousado, onde desembolsou a quantia de 200 mil reais pela locação do espaço.

A temporada feita por Maysa em 1969, fez com que o Canecão se tornasse popular entre o meio artístico, logo, o Canecão se tornou um palco sagrado para todos as grandes personalidades da MPB, graças a Maysa.

Entre os artistas internacionais destacam-se desde artistas como Amália Rodrigues, Maite Perroni, Tony Bennett, Julio Iglesias e Dionne Warwick às bandas de metal Stratovarius e Nightwish.

Em 2009, sofreu uma derrota na justiça para UFRJ, devendo devolver à universidade parte do terreno que abrigava. Em 10 de maio de 2010, a propriedade foi retomada pela UFRJ e o reitor Aloísio Teixeira declarou que pretende transformá-la em um novo centro cultural.

Em 17 de maio de 2010, a casa foi reaberta mediante uma liminar judicial que devolveu a posse provisória ao antigo inquilino. Em 17 de outubro de 2010, o Canecão fechou, reabrindo logo depois.

Nome de Teatro: Canecão
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Centro Cultural Parque das Ruínas


O Centro Cultural Parque das Ruínas, criado em 1997, funciona em uma casa restaurada pela Prefeitura do Rio. O local pertenceu à maior mecenas das artes da cidade do Rio de Janeiro, Laurinda Santos Lobo e ao seu tio Joaquim Murtinho, ministro da Fazenda do governo Campos Salles e médico de grandes figuras da República. Já em sua época a casa sediava grandes saraus, atraindo os mais importantes artistas do país e personalidades internacionais.


O imóvel adquirido pela Secretaria Municipal de Cultura ganhou intervenções modernistas, instalado em estruturas de vidro e ferro que atravessam três andares. Foram criadas áreas internas nos espaços das ruínas para resgatar, simbolicamente, o passado nobre, sem apagar a memória histórica do período de abandono.

O Centro Cultural Parque das Ruínas tem uma intensa freqüência de público e atrai cariocas de todos os bairros da cidade e turistas de todo o mundo. O equipamento oferece um auditório inclinado de 70 lugares, galeria, palco externo com dois camarins, extensa área de jardins, terraços panorâmicos e um mirante de 360 graus sobre a Baía da Guanabara e o Pão de Açúcar.

Nome de Teatro: Centro Cultural Parque das Ruínas
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Espaço Cultural Sérgio Porto


O Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto funciona como um laboratório em que novos artistas de todas as áreas apresentam seus primeiros trabalhos, enquanto artistas conhecidos experimentam novas idéias, acolhendo diferentes tipos de manifestações artísticas e promovendo múltiplas e diversificadas interações com o público.

Música, teatro, dança e artes plásticas têm lugar reservado neste espaço de vanguarda da produção artística carioca tão importante para a cidade do Rio de Janeiro.

Nome de Teatro: Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro Armando Gonzaga


Situado no bairro de Marechal Hermes, zona norte do Rio, o Teatro Armando Gonzaga oferece diversos espetáculos e desempenha função bastante ativa em fomentar expressões artísticas da comunidade, proporcionando cursos de teatro, dança e vídeo.

Ao longo de seus 56 anos, artistas consagrados como Procópio Ferreira, Tarcísio Meira, Glória Menezes e Fernanda Montenegro mostraram seu talento no Armando Gonzaga.

Em 1981, após uma das reformas do teatro, o projeto Fim de Tarde chegou à região promovendo encontros entre expoentes da MPB. O público lotava o teatro para ver atrações como João Bosco, Joyce e Nelson Cavaquinho. A programação incluiu ainda Nana Caymmi, Cláudio Nucci e Johnny Alf; Wilson Moreira, Ney Lopes, Sandra de Sá e Geraldo Azevedo; Tânia Alves e Rogéria, entre outros.

A dança também integrou fortemente a programação do Teatro Armando Gonzaga, com circuitos e mostras de companhias de balé.

Em junho de 2008, o professor de história Ignácio Neto assumiu a direção do teatro. Uma das características de sua gestão é a revitalização do espaço através da inclusão de produções locais na programação e da busca por intercâmbio com espetáculos de outras regiões.

Nomeado em homenagem ao grande autor de comédias, hoje o Teatro Armando Gonzaga é uma importante opção de lazer e cultura na zona norte da cidade.

Nome de Teatro: Teatro Armando Gonzaga
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro Arthur Azevedo


Situado no bairro de Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro, o Teatro Arthur Azevedo oferece cursos e espetáculos de teatro e música para a comunidade local. O nome do teatro é uma homenagem ao dramaturgo e jornalista Arthur Azevedo (1855-1908), um dos responsáveis pela construção do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Ao longo de seus cinquenta e três anos, artistas consagrados como Procópio Ferreira, Dercy Gonçalves, Jorge Dória, Eva Todor, Fernanda Montenegro e Stênio Garcia passaram pelo Arthur Azevedo. Além do teatro, a música brasileira também escreveu sua história neste palco, que já apresentou nomes como Raul Seixas, Gonzaguinha, Nana Caymmi, Djavan, Ivan Lins e Alceu Valença.

No palco italiano, recentemente reformado, há aulas de teatro e dança para jovens, além das apresentações. A Orquestra Sinfônica Jovem de Campo Grande, por exemplo, oferece oficinas de musicalização, com aulas práticas de coral, teoria, percepção musical, canto e instrumentos. Além do teatro, da música e da dança, o Arthur Azevedo também fomenta as artes plásticas, no foyer do teatro acontecem as exposições.

Nome de Teatro: Teatro Arthur Azevedo
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro do Leblon


O Teatro do Leblon é hoje um dos mais importantes centros culturais do Rio de Janeiro, já que o espaço se tornou referência para espetáculos de qualidade e é bastante procurado por promotores de eventos, por produtores culturais e pelo grande público carioca.

Com programação de terça a domingo, a casa apresenta espetáculos para públicos de todas as idades, além das palestras e cursos. Espetáculos de grande sucesso já passaram pelo palco do teatro, como Master Class; A Prova; A Peça Sobre o Bebê e Jornada de um Poema.

Administrado pela Teatros.Art, o teatro consegue atrair espetáculos de valor cultural com atores consagrados, o que garante a qualidade e poder de atração de sua programação. Com uma programação contínua de espetáculos infantis, adultos e alternativos, as apresentações totalizam mais de 1.400 apresentações anuais.

Atualmente, o teatro conta com três salas que homenageiam grandes atrizes brasileiras: Marília Pêra, inaugurada em 1994, Fernanda Montenegro, inaugurada em 1996, e Tônia Carreiro, aberta em 1997.

Nome de Teatro: Teatro do Leblon
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro Fashion Mall


Com 780 poltronas dispostas em duas salas, uma com 490 e outra com 280 lugares, o Teatro Fashion Mall, localizado no São Conrado Fashion Mall é outro espaço adiministrado pela rede Teatros.

Inaugurado em janeiro de 2009 as salas estão prontas para receberem os melhores espetáculos em cartaz pela cidade, além de diversos eventos empresariais e culturais. A inauguração desse espaço ocorreu com o a estreia do espetáculo A Gloriosa, de Peter Quilter, estrelada pela atriz Marília Pêra.


A segunda sala só foi aberta ao público em setembro do mesmo ano, com a interpretação de Fernanda Montenegro no espetáculo Viver sem Tempos Mortos.

Nome de Teatro: Teatro Fashion Mall
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro Ipanema


Inaugurado em 1968, por iniciativa de Rubens Corrêa e Ivan de Albuquerque, auxiliados por Leyla Ribeiro, o Teatro Ipanema é considerado templo de grandes sucessos cênicos das décadas de 70 e 80.

Espetáculos como O Arquiteto e o Imperador da Assíria, estrelada por José Wilker, Hoje é Dia de Rock e O Beijo da Mulher Aranha são considerados marcos na história do teatro.

O Teatro Ipanema, foi adquirido pela prefeitura da cidade de Rio de Janeiro e reaberto ao público, na noite do dia 25 de junho de 2012.

Nome de Teatro: Teatro Ipanema
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Casa da Gávea


A Casa da Gávea desenvolve atividades de estudo, debate e divulgação artística e cultural. Produz espetáculos teatrais, filmes, vídeos, edições de livros, programas de rádio, exposições e shows musicais.

As peças teatrais produzidas pela Casa da Gávea são levadas em turnês para diferentes regiões do país, onde, paralelamente à apresentação dos espetáculos, são realizadas outras atividades, tais como cursos específicos e práticos sobre a atividade teatral.

A Casa da Gávea tem biblioteca, estúdio de som, ilhas de edição de vídeo, roteiroteca, videoteca e banco de textos teatrais e um espaço para representações experimentais, com capacidade para oitenta pessoas, a Sala Chiquinho Brandão.



A casa promove apresentações musicais de novos músicos e bandas ainda não conhecidos do público, todas as quartas feiras (projeto Som na Casa).

A Casa da Gávea oferece diversos cursos sobre teatro e dramaturgia – oferecendo inclusive bolsas integrais e parciais, e também descontos (SESC e O Globo). Promove também leituras de textos teatrais.

Em 2009, a Casa da Gávea firmou parceria com o Sesc Rio, e passou a se chamar SESC RIO CASA DA GÁVEA.

Nome de Teatro: Casa da Gávea
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil


Teatro Odylo Costa Filho (UERJ)


O Teatro Odylo Costa, filho foi criado pela resolução 486/79, na gestão do reitor Caio Tácito. O término das obras e a abertura oficial ocorreram em 28 de julho de 1997, na gestão do reitor Antonio Celso Alves Pereira.

O Teatro Odylo Costa, filho, cuja capacidade é de 1.106 espectadores, tem projeto arquitetônico de Luiz Paulo Conde e Flávio Marinho Rego, projeto acústico de Roberto Thompson Motta e projeto cênico de Fernando Pamplona. Trata-se de um espaço com acústica privilegiada e palco com excelentes dimensões, com visibilidade perfeita de qualquer lugar da plateia, além de apresentar muitas outras qualidades técnicas que o tornam um dos melhores espaços cênicos do Rio de Janeiro.


Ao longo dos anos, em seu palco, se apresentaram grandes nomes do teatro, da música e da dança. O Teatro Odylo Costa, filho, em 2010, passou a abrigar a Orquestra Sinfônica Brasileira que ali realiza ensaios e apresentações abertas ao público.

Nome de Teatro: Teatro Odylo Costa Filho (UERJ)
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Centro Coreográfico do Rio de Janeiro 
(Teatro Angel Vianna)


O Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro foi inugurado em 2004 pela Secretaria Municipal de Cultura. Trata-se do primeiro Centro Coreográfico do Brasil.

Com aproximadamente 4000 m², o local foi projetado para criação, desenvolvimento, estudo, apresentação, documentação e difusão da arte da dança. A casa possui estúdios destinados aos ensaios e oficinas de dança e um teatro para 155 pessoas. O teatro foi batizado com o nome de uma das mais importantes artistas da dança brasileira, a bailarina e mestra: Angel Vianna.

O centro também tem sala de vídeo, cinema e conferências, biblioteca, centro de memória e apartamentos para hospedagem de artistas em intercâmbio.

Nome de Teatro: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro - Teatro Angel Vianna
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro Oi Casa Grande


Localizado no bairro do Leblon, o Teatro Oi Casa Grande tem capacidade para 926, conta com 12 camarins, fosso para orquestra e palco com 20 metros, além de telões de LED. O espaço está instalado no antigo Teatro Casa Grande, inaugurado em 1966.

A casa de espetáculos já recebeu super produções como os musicais A Noviça Rebelde, Hairspray, A Gaiola das Loucas, além da produção Hamlet, entre outras.

Nome de Teatro: Teatro Oi Casa Grande
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Lunático Café e Cultura


Localizado no bairro do Jardim Botânico, Rio de Janeiro, Brasil, o Lunático nasceu de um sonho: compartilhar experiências artísticas, culturais, corporais, sensoriais e filosóficas – na teoria e na prática. E assim se tornou um espaço para todo mundo que gosta de pensar, discutir, viver, respirar e exercitar várias formas de arte.

Eventos culturais, cursos livres, workshops e oficinas de arte destinados a todas as idades acontecem o ano inteiro.

Nome de Teatro: Lunático Café e Cultura
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro Poeira


O Teatro Poeira é uma casa de espetáculos na cidade do Rio de Janeiro que deseja ser um local de encontro de artistas que queiram discutir e estudar cada vez mais as novas circunstâncias do teatro e suas novas possibilidades.

Para isso, o Poeira criou programas de estudos, de troca de experiências, de criação e pesquisa, para estimular os movimentos comprometidos com a busca incessante de um teatro vivo. Todos os programas da casa são ligados a arte.

Anexo ao local se encontra o Teatro Poeirinha.

Nome de Teatro: Teatro Poeira
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro O Tablado


O Teatro O Tablado foi fundado em 1951 por Maria Clara Machado com a ajuda de Kalma Murtinho. Inicialmente ele foi uma companhia de teatro amador, que ela usava para seus ensaios. Mais tarde, se transformou num grande centro de formação de atores.

O Tablado foi a companhia que ajudou a modernizar o teatro no Rio de Janeiro. Apresentava peça para todos os públicos, mas, sua principal força era com as peças infantis, a maioria de autoria da própria criadora do teatro. Ela desenvolvia textos e fazia montagens de altíssima qualidade, até mesmo para a época. Seus textos são até hoje montados.

O Tablado formou várias gerações de atores, sendo que da primeira turma da escola fizeram parte Marieta Severo, Hildegard Angel, Nora Esteves e Djenane Machado.

Durante seus 50 anos de existência, o Tablado formou mais de cinco mil atores, entre eles, Drica Moraes, Malu Mader, Ernesto Piccolo, Andréa Beltrão, Catarina Abdala, Louise Cardoso, Miguel Falabella, Luiz Carlos Tourinho, Felipe Camargo, Anna Cotrim, Jandir Ferrari, Marcello Novaes, Leonardo Bricio, Luisa Thiré, Debora Lamm, Cláudia Abreu, Sílvia Buarque, Bia Nunnes, Guilherme Fontes, Ricky Tavares, Eduardo Sterblitch.

E, durante todo esse tempo, Maria Clara Machado, que morreu em 2001, sempre esteve presente, traçando diretrizes e ensinando mais e mais atores.

Depois de uma reforma que durou quase seis meses, o Tablado abriu novamente as portas ao público em 12 julho de 2008 com a estréia da peça infantil O Dragão Verde, inspirada na história do menino David contra o gigante Golias.

Nome de Teatro: Teatro O Tablado
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Espaço Cultural Camarim das Artes


O Espaço Cultural Camarim (ECCA) das Artes é uma instituição civil sem fins lucrativos, que visa atender a demanda de mercado para atividades culturais na região de Jacarepaguá, Rio de Janeiro, Brasil. O local é promovido pela Cia. Teatral Catarse.

O Camarim passou a dispor a Sala de Leitura Rubem Alves, este projeto, com patrocínio do Instituto HSBC de Solidariedade e Casa da Moeda do Brasil, tem como principal objetivo o estímulo da leitura através da arte, como pantominas, artes plásticas, dança, contação de histórias.

Todo o ano, o local promove o Festival de Esquetes Camarim das Artes, para que grupos e companhias de teatro, de todo estado do Rio de Janeiro venha ter a oportunidade de expor os seus trabalhos.

Nome de Teatro: Espaço Cultural Camarim (ECCA)
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Espaço das Artes de AaZ


Situado no bairro da Tijuca, próximo ao Largo da 2ª Feira, o Espaço das Artes de AaZ é um espaço alternativo e flexível, podendo abrigar desde eventos culturais como workshops, saraus literários e noites de autógrafos, até palestras, reuniões, demonstrações de produtos e outros.

Nome de Teatro: Espaço das Artes de AaZ
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro Municipal Ziembinski


O Teatro Municipal Ziembinski, inaugurado em 1988 pelo ator e diretor Walmor Chagas, idealizador do projeto, foi incorporado à rede de teatros do Rio em 1992. O nome do espaço presta uma homenagem ao diretor polonês Zbgniew Ziembinski.

O Teatro Municipal Ziembinski é considerado um centro de referência da dramaturgia contemporânea na cidade do Rio de Janeiro. O espaço realiza apresentações de peças escritas por autores contemporâneos brasileiros e internacionais. E oferece ao público carioca oficinas, seminários e leituras dramatizadas.

Nome de Teatro: Teatro Municipal Ziembinski
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro da Cufa (Cidade de Deus)


O Teatro da Cufa integra a Central Única das Favelas (Cufa), uma organização reconhecida na esfera política, social, esportiva e cultural.


A Organização nasceu da união entre jovens de diferentes favelas do Rio de Janeiro que buscavam formas de expressão e cidadania. O rapper MV Bill é um dos fundadores e, em 2004, a UNESCO o premiou como uma das dez pessoas mais militantes no mundo na última década.

A Cufa conta ainda com a militância da rapper Nega Gizza, uma forte referência feminina nas causas sociais.

Seu teatro, que se encontra dentro da Associação de Moradores da Cidade de Deus, serve de palco para apresentações de peças teatrais, atividades culturais, eventos, debates, palestras, cursos e oficinas de teatro. 

Nome de Teatro: Teatro da Cufa (Associação de Moradores da Cidade de Deus)
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Lista de Outros Importantes Teatros no Rio de Janeiro, Brasil:

Rio de Janeiro
Teatro Pinheiro Guimarães
Teatro Municipal Maria Clara Machado
Sala Cecília Meireles
Teatro Rival Petrobras
Ribalta
Teatro Serrador
HSBC Arena
Citibank Hall (Rio de Janeiro)
Garden Hall
Caixa Cultural
Casa Histórica de Deodoro
Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB
Centro Cultural Correios
Casa França-Brasil - Sala Henriette Morineau
Centro Cultural da Saúde
Centro Cultural Funarte
Centro Cultural Justiça Eleitoral
Centro Cultural Justiça Federal – CCJF
Centro Cultural Light
Centro de Memória do Carnaval
Espaço BNDES
Espaço Cultural Cedim
Espaço Cultural da Marinha
Espaço Cultural Humberto Braga - Tribunal de Contas do Est. do Rio de Janeiro
Espaço de Memória Bernardo Monteverde
Espaço Cultural Oi Futuro
Teatro Gonzaguinha
Teatro João Theotônio
Teatro Dirceu de Mattos
Teatro do IBAM
Teatro César Fabbri (Grajaú Tênis Club) Teatro do Grajaú Country Club
Mezanino do Palácio Gustavo Capanema
Teatro da Academia Brasileira de Letras
Teatro Gonzaguinha
Casa de Cultura Laura Alvim
Casa de Cultura Casemiro de Abreu
Casa de Cultura Euclides da Cunha
Casa de Cultura Oliveira Vianna
Casa de Cultura Margarida Rey
Teatro Brigitte Blair
Teatro de Arena (Copacabana)
Teatro Posto 6
Teatro Princesa Isabel
Teatro Villa Lobos
Café Teatro Clube Militar
Casa de Arte e Cultural Julieta Serpa
Casa do Riso (Leblon)
Casa História de Deodoro
Casas Casadas e Centro de Referência do Audiovisual
Centro Cultural Anglo Americano (Antigo Teatro Suassuna)
Centro Cultural Midrash
Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho
Centro Cultural Solar de Botafogo
Centro Cultural Telemar
Centro de Artes Calouste Gulbenkian
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Cia Teatro Contemporâneo
Espaço Café Cultural (Botafogo)
Espaço Cia dos Atores
Espaço Correia Lima
Espaço Cultural Trem do Corcovado
Espaço Furnas Cultural
Espaço Paissandu
Espaço Zilka Sallaberry
Instituto Cultural Arteclara
Olimpo
Sala Municipal Baden Powell
Teatro Mario Lago
Teatro Municipal Café Pequeno
Teatro Antonio Fagundes
Teatro Bibi Ferreira (Casa de Cultura Eduardo Cabús)
Teatro Cabaré Leblon
Teatro Café Pequeno
Teatro SENAC - Bonsucesso
Teatro SENAC - Copacabana
Teatro Candido Mendes
Teatro Raimundo Magalhães Jr
Teatro Carlos Werneck
Teatro América (Tijuca)
Teatro Barrashopping
Teatro Clara Nunes (Shopping da Gávea)
Teatro dos Quatro (Shopping da Gávea)
Teatro das Artes (Shopping da Gávea)
Teatro Vannucci (Shopping da Gávea)
Teatro Clube Municipal (Tijuca)
Teatro Dercy Goncalves
Teatro das Artes
Teatro Dina Staf
Teatro do Jockey
Teatro do Jockey - Centro de Referência do Teatro Infantil
Teatro dos Grandes Atores (Barra Square Shopping Center)
Teatro Glória
Teatro Henriqueta Brieba
Teatro de Bolso Luiz Zaga
Teatro Iracema de Alencar (Retiro dos Artistas)
Caixa Preta (Retiro dos Artistas)
Teatro Max Nunes
Teatro da Aliança Francesa - Copacabana
Teatro da Aliança Francesa - Tijuca
Teatro Lemos Cunha
Teatro Bennett (Flamengo)
Teatro Miguel Falabella (NorteShopping)
Teatro SESI Jacarepagua
Teatro Quality Shopping
Espaço Cultural SESI Vicente de Carvalho
Espaço Cultural Vamos Fazer Arte
Teatro Rubens Correa
Instituto Benjamin Constant - Teatro
Grupo Nós do Morro - Teatro
UVA - Universidade Veiga de Almeida - Teatro
Teatro da Cia dos Atores (Escadaria do Selaron)
Universidade Estácio de Sá - Teatros dos Campus da Cidade do Rio de Janeiro
Teatro Sidnei Domingues
Teatro Tom Jobim
Via Show
Teatro dos Sete
Teatro CEC Barra
Teatro Net Rio — Sala Tereza Rachel
Teatro UniverCidade
Escola dTeatro M.Penna - Teatro Armando Costa
Uni-Rio - Teatro de Arena
Uni-Rio - Sala Paschoal C. Magno
Teatro do Cine Show Madureira
Teatro do Clube Municipal I
Teatro do INES
Teatro do Liceu de Artes e Ofícios Instituto Estadual de Educação - Teatro Fernando de Azevedo
Teatro Santos Rodrigues
Teatro Wallace Meirelles (Monte Sinai)
Espaço Pequeno Gesto - Teatro (Malharia Zarkos)
Teatro da Cidade (Lagoa)
Teatro da Lagoa
Teatro SUAM
Teatro de Lona da Barra
Teatro Armazém I
Teatro Armazém II
Teatro da PUC
Paço Imperial - Sala dos Archeiros
Via Arte 22 - Teatro
Teatro Óperon
Teatro Adolpho Bloch
Garden Hall - Shopping Barra Garden
Teatro Margarida Rey
Sub-Prefeitura do Centro - Teatro Maria Yedda Linhares
Teatro do Clube Municipal II
Centro Cultural Ariano Suassuna - Teatro
Casa de Cultura Elbe de Holanda - Teatro
Casa de Cultura Hombu - Teatro Lapa
Teatro Galeria
Cena Rio
Auditóro do Colégio Franciscano Santo Antônio
Teatro Agildo Ribeiro
Centro Cultural Carioca
Centro Cultural Oscar Romero
Casino Bangu
Scala Rio

***

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAUDE (CCS) (UFRJ):
Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão) e seus anexos
Auditório Hélio Fraga (para eventos com menor público)
Espaço Memorial Carlos Chagas Filho (que recebe escolares e público em geral para visitas programadas)

***

CENTRO DE TECNOLOGIA (CT) (UFRJ):
Auditório do Bloco A (Capacidade para 560 pessoas)
Salão Nobre (capacidade para 100 pessoas)
Auditório André Rebouças (90 pessoas)
Auditório do bloco G (capacidade para 90 pessoas)
Tenda Lobo Carneiro (capacidade para 50 pessoas)
Auditório do Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (capacidade para 120 pessoas)

***

CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA (CCMN) (UFRJ):
Centro Cultural Professor Horácio Macedo

***

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS (CCJE) (UFRJ):
Teatro de Arena

***

CENTRO DE LETRAS E ARTES (CLA) (UFRJ):
Salão Archimedes de Memória (FAU)
Sala Samira Mesquita (Salão Azul)
Espaço Cultural João Cabral de Melo Neto
Espaço João do Rio
Anfiteatros:
Anfiteatro G-1 (Comporta 160 lugares)
Anfiteatro G-2 (Comporta 135 lugares)
Anfiteatro E-1 (Comporta 64 lugares)
Anfiteatro E-2 (Comporta 70 lugares)
Anfiteatro E-3 (Comporta 64 lugares)
Salão Leopoldo Miguez
Sala da Congregação
Sala Henrique Oswald
Hall de Entrada e Foyer do Salão Leopoldo Miguez

***

FÓRUM DE CIÊNCIA E CULTURA (FCC) (UFRJ):
Átrio - Capacidade para 100 pessoas em pé.
(Ideal para secretarias de eventos acadêmicos, coquetéis e coffee-breaks.)

Capela São Pedro de Alcântara - Capacidade para 150 pessoas.
(Cerimônias religiosas e Concertos de Música Sacra)

Salão Dourado - Capacidade para 170 pessoas.
(Eventos acadêmicos e culturais)

Salão Pedro Calmon - Capacidade para 250 pessoas.
(Eventos acadêmicos)

Salão Moniz Aragão - Capacidade para 120 pessoas.
(Eventos acadêmicos e culturais)

Salão Vermelho - Capacidade para 100 pessoas em pé.
(Ideal para exposições, lançamentos de livro, coquetéis e coffee-breaks)

***

CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS (CFCH) (UFRJ):
Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque (100 lugares)
(Entrada Independente com acesso para cadeirantes)
Auditório do Prédio Anexo (55 lugares)
Auditório da Decania (40 lugares)

***

Lona Cultural Municipal Carlos Zéfiro
Anchieta

Lona Cultural Municipal Hermeto Pascoal
Bangu

Lona Cultural Municipal Elza Osborne
Campo Grande

Lona Cultural Municipal Terra
Guadalupe

Lona Cultural Municipal Renato Russo
Ilha do Governador

Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim
Jacarepaguá

Lona Cultural Municipal Herbert Vianna
Nova Maré

Lona Cultural Municipal Gilberto Gil
Realengo

Lona Cultural Municipal Sandra de Sá
Santa Cruz

Lona Cultural Municipal João Bosco
Vista Alegre

***

Sesc Copacabana - Teatro
Sesc Ramos - Teatro
Sesc Santa Luzia (Centro, Rio de Janeiro) - Teatro
Sesc Tijuca - Teatro
Sesc Engenho de Dentro - Teatro
Sesc Madureira - Teatro
Art Sesc- Mansão Figner
Espaço Sesc (Copacabana)

***

Colaboraram: Wikipedia, Teatropédia - Enciclopédia Virtual das Artes do Palco, CTAC - Centro Técnico de Artes Cênicas, Centro de Teatro do Oprimido, Guia da Semana, Funarte, rioshow, UFRJ, Sesc Rio, TodoRio.com