quinta-feira, 29 de novembro de 2012

TEATROS DO MUNDO

Teatro Campos Elíseos (Bilbau)


O Teatro Campos Elíseos, cujo nome oficial atual é Arteria Teatro Campos Elíseos Antzokia e é popularmente conhecido como El Campo ou Bombonera de Bertendona, é um teatro da cidade espanhola de Bilbau, capital da província Biscaia, no País Basco.

Inaugurado a 7 de agosto de 1902 e reinaugurado após ter sido restaurado a 11 de março de 2010, é uma das salas de espetáculos mais importantes daquela cidade e alegadamente a mais avançada tecnicamente de Espanha.



Foi construído entre 1901 e 1902, quando o então novo ensanche estava em plena expansão. O projeto é da autoria do arquiteto local Alfredo Acebal.


O edifício destaca-se pela sua fachada, desenhada pelo basco-francês Jean Baptiste Darroquy, ricamente decorada e que é a referência exterior deste importante exemplo da arquitetura modernista no País Basco, que está classificado como Bem de Interesse Cultural na categoria de monumento histórico.

Nome do Teatro: Teatro Campos Elíseos
Localização: Bilbau, País Basco, Espanha

Teatro Arriaga


O Teatro Arriaga é um teatro de Bilbau, a capital da Biscaia, no País Basco espanhol.

É um edifício neobarroco do final do século XIX da autoria do arquiteto Joaquín de Rucoba e dedicado ao compositor bilbaino Juan Crisóstomo de Arriaga, a quem se apelidou de "Mozart espanhol". Foi inaugurado a 31 de maio de 1890.

É uma das principais salas de espetáculos de Bilbau e um dos seus edifícios mais notáveis. Ao longo da suas história sofreu vários acidentes que obrigaram à sua reconstrução, desde um incêndio de 1914 até às inundações de 1983.

Nome do Teatro: Teatro Arriaga
Localização: Bilbau, País Basco, Espanha

Teatro de la Zarzuela


O Teatro de la Zarzuela é um teatro de Madrid, Espanha, situado na rua Jovellanos.

Foi inaugurado a 10 de Outubro de 1856 (data do aniversário da então rainha, Isabel II).

Nome do Teatro: Teatro de la Zarzuel
Localização: Madrid, Espanha

Teatro Romano de Cádiz


O Teatro Romano de Cádiz está localizado no bairro do Pópulo. Achado em 1981, foi construído por ordem de Lucio Balbo "o Menor" no século I antes de Cristo e é o segundo maior de Espanha (ainda que não se tenha escavado totalmente), só é superado pelo teatro de Corduba.

Nome do Teatro: Teatro Romano de Cádiz
Localização: Cádiz, Espanha

Teatro Real de Madrid


O Teatro Real, conhecido como El Real, é a maior casa de ópera de Madrid, Espanha.

Após trinta e dois anos de planejamento e construção, uma Ordem Real decretou, em 7 de Maio de 1850, a construção imediata do Teatro do Oriente, e a construção foi completa cinco meses depois. A casa, localizada em frente ao Palácio Real, a casa oficial da Realeza, foi finalmente inaugurado em 19 de Novembro de 1850, com a performance de La Favorite, de Gaetano Donizetti. Em 1863, Giuseppe Verdi visitou o teatro, com a première espanhola de La Forza del Destino. Em 1925, os Balés Russos de Sergei Diaghilev apresentaram-se no teatro, com a presença de Vaslav Nijinsky e Igor Stravinsky.


De 1867 até 1925, foi a residência do Conservatório Real de Madrid, quando uma Ordem Real, no dia 6 de Dezembro, retirou-o de lá, graças aos danos que a construção do Metro de Madrid causou ao teatro. Ele foi reaberto em 1966, como um Teatro de Concertos, sendo a residência da Orquestra Nacional Espanhola e a Orquestra Sinfônica RTVE.


Na década de 1990, a casa foi reformada para voltar a apresentar óperas e foi reaberto em 1997. A primeira ópera apresentada foi El Sobrero de Tres Picos e La Vida Breve de Manuel de Falla. Seguidas imediatamente da première mundial de Divinas Palavras, de Antón García Abril, com Plácido Domingo no elenco.

Nome do Teatro: Teatro Real
Localização: Madrid, Espanha

Teatro Gayarre


O Teatro Gayarre é um edifício de Pamplona, capital da Comunidade Foral de Navarra, Espanha. Foi construído em 1932 e situa-se na Avenida Carlos III, no bairro do Segundo Ensanche.

A origem do teatro remonta a 1839, quando foi edificado o Teatro Principal na Praça da Constituição (atualmente Praça do Castelo). O Teatro Principal fechava o lado sul daquela praça, juntamente com o Palácio da Deputação (atual Palácio de Navarra).

Ambos os edifícios foram construídos nos terrenos do antigo convento das Carmelitas Descalças que tinha sido desamortizado pouco antes. O projeto do antigo teatro foi da autoria de Pedro Manuel Ugartemendía, embora a fachada fosse de José de Nagusia, que também dirigiu a obra. O Teatro Principal substituiu o antigo Patio y Casa de Comedias, situado na rua do mesmo nome desde 1608.


O nome do teatro foi mudado em 1903 para o atual em honra do tenor Julián Gayarre, natural da localidade vizinha de Roncal. O teatro foi demolido em 1931, quando se abriu a Praça do Castelo em direção a sul, criando a Avenida Carlos III, conservando-se apenas a fachada, a qual foi transladada para a nova localização. Parte do interesse arquitetónico foi perdido com a mudança, nomeadamente com o desaprecimento do frontão clássico. O novo edifício é da autoria de Javier Yárnoz, que ganhou o concurso lançado pelo Ayuntamiento de Pamplona (administração do município) em 1929. Foi inaugurado em 3 de maio de 1932.


O teatro é propriedade do município. Entre 1931 e 1942 a exploração esteve a cargo da empresa que o construiu, a Erroz y San Martín. Depois disso a gestão ficou a cargo da Sociedad Anónima Inmobiliaria de Espectáculos (SAIDE). Em 1953, ante a necessidade de reformas urgentes, essa sociedade acedeu em suportar os gastos das obras e foi assinado outro contrato de exploração que deveria ter terminado em 3 de maio de 2003.

No entanto, o governo municipal decidiu terminar o contrato cinco anos antes, passando a gestão para a Fundação Municipal Teatro Gayarre. Desde então que foram efetuadas obras importantes de acondicionamento.

A Fundação Municipal Teatro Gayarre é presidida pela alcaidesa de Pamplona e cinco vogais, atuando um deles como vice-presidente, um por cada grupo político eleito para o ayuntamiento.

Nome do Teatro: Teatro Gayarre
Localização: Pamplona, Espanha

Teatro Pavón


O Teatro Pavón, localizado na Rua de Embajadores 9, é um teatro de Madri que abriu em 1925. O arquiteto foi Teodoro de Anasagasti.

Nome do Teatro: Teatro Pavón
Localização: Madri, Espanha

Teatro Maria Guerrero


O Teatro Maria Guerrero é um teatro localizado em Madrid, Espanha. Foi declarado Interés Bien De Cultural em 1996. É a casa do teatro nacional da Espanha, Centro Dramático Nacional.

Nome do Teatro: Teatro Maria Guerrero
Localização: Madri, Espanha

Teatro de la Maestranza


O Teatro de la Maestranza é uma casa de ópera localizada em Sevilha, Espanha.

O teatro foi concebido para ser um dos principais locais culturais da Expo Sevilha 92, e a primeira apresentação aconteceu em 1991, pouco antes da inauguração da Expo Internacional. O teatro foi re-remodelados em 2005.


Apesar de o Teatro de la Maestranza é dedicado principalmente a ópera, há também apresentações de Zarzuela (opereta espanhol) e outras apresentações musicais.

A orquestra residente é o Real Sevilha Symphony Orchestra (Ross). O teatro é a ROSS 'sala de concertos principal e casa do Coro da Sociedade dos Amigos da Maestranza Teatro.


Em 16 de julho de 1992, durante um ensaio no Teatro de la Maestranza de uma apresentação da Ópera Nacional de Paris de Verdi's Otello, uma plataforma suspensa que fazia parte do cenário desabou sobre o palco, matando um membro feminino do coro e ferindo mais 41 pessoas, várias delas em estado grave.

Nome do Teatro: Teatro de la Maestranza
Localização: Sevilha, Espanha

Palácio das Artes Rainha Sofia


O Palácio das Artes Rainha Sofia é uma casa de ópera e um centro cultural localizado em Valência, na Espanha. Foi inaugurado em 8 de outubro de 2005; sua primeira encenação foi a ópera de Fidelio de Beethoven, em 25 de outubro de 2006.

O palácio faz parte do complexo arquitetônico da Cidade das Artes e das Ciências, projetado por Santiago Calatrava e Félix Candela.

Nome do Teatro: Palácio das Artes Rainha Sofia
Localização: Sevilha, Espanha

Grande Teatro do Liceu


O Grande Teatro do Liceu (em espanhol, Gran Teatre del Liceu) ou simplesmente Liceu em catalão ou Liceo em espanhol, é uma casa de ópera em La Rambla, Barcelona, Catalonia, Espanha, inaugurada em 4 de abril de 1847, considerada uma das casas mais importantes do mundo.

Nome do Teatro: Grande Teatro do Liceu
Localização: Barcelona, Espanha

Teatro García Barbón


O Teatro García Barbón, construído no centro da cidade, nas ruínas do que foram do Teatro Rosalia de Castro.

O atual teatro foi inaugurado em 23 de abril de 1927, sob o nome de Teatro García Barbón, mas não foi só um teatro, foi também auditório e Casino, onde as pessoas podem ver diferentes tipos de show e se tornando um ponto de encontro.

Nome do Teatro: Teatro García Barbón
Localização: Galiza, Espanha

Teatro Bretón de los Herreros


O Teatro Bretón de los Herreros ou Teatro Breton inaugurado em 19 de setembro de 1880 e está localizado na parte antiga da cidade de Logroño, Espanha, é considerado um dos maiores centros de exposições do país.

O modelo do arquiteto Felix Navarro foi usada para construir o Teatro Gijón. Este teatro tem um lugar de destaque desde 18 de novembro de 1896 foi o primeiro local a exibir uma obra cinematográfica na região.

Nome do Teatro: Teatro Bretón de los Herreros
Localização: Logroño, Espanha

Lista de Outros Importantes Teatros na Espanha:

Auditório Monte do Gozo
Teatro Principal de Maó
Teatro Lliure
Teatro Nacional de Catalunya
Teatre Principal (Barcelona)
Palau de la Música Catalana
Palau Robert
L'Auditori
Coliseu (Barcelona)
L'Antic Teatro
Auditori AXA
Barcelona City Hall
Barcelona Teatro Musical
Biblioteca da Catalunha
Brossa Espai Escenic
Café-Teatro Llantiol
Círcol Maldà
Clube do Capitólio
Clube Helena
Coliseu (Barcelona)
Espai Navae
El Molino
Fundação Joan Miró
Guasch Teatro
Jove Teatre Regina
La Farinera del Clot
La Puntual, especializada em espectáculos de marionetas
La Riereta Teatre
Mercat de les Flors
Sala Aurélia Capmany
Sala Ovidi Montllor
Nau Ivanow
Palau de la Música Catalana
Palau Sant Jordi
Porta 4
Sala Atrium
Sala Beckett
Sala becool
Sala El Off
Sala Màgic
Sala Muntaner, teatro
Sala Raval
Sala Razzmatazz (ex-Zeleste)
Sant Andreu Teatre
Sidecar Clube Fábrica
Tantarantana Teatre
Teatro Apolo
Teatro Arteria Parallelo
Teatro Borràs
Teatro CCCB (Centre de Cultura Contemporània de Barcelona)
Teatro Centro de Gràcia
Teatro Condal
Teatro del Raval, Carrer Sant Antoni Abat 12
Gaudí Teatre de Barcelona, musicais
Teatre Goya
Teatre Grec, um anfiteatro em estilo dos antigos teatros gregos. Em Montjuïc
Teatre Lliure, Montjuïc
Sala Fabia Puigserver
Espai Lliure
Teatre Nacional de Catalunya
Teatre Novedades
Teatre Poliorama
Teatre Principal (Barcelona)
Teatre Romea
Teatro Tivoli
Teatre Victòria
Teatreneu
Versus Teatre
Villarroel Teatre
Institut del Teatre
Sala Maria Planos
Teatre Alegria
Teatre Estudi
Teatre Laboratori
Teatre Ovidi Montllor
Átrio Viladecans, em Viladecans
Auditori de Cornellà, em Cornellà de Llobregat
Auditori Miquel Martí i Pol, em Sant Joan Despi
Estraperlo (Club del Ritme), em Badalona
Círcol catolic, em Badalona
Fomento Cultural i artística, em Sant Joan Despi
Fundació La Roda, em Montcada i Reixac
Salamandra, em L'Hospitalet de Llobregat
Teatre Blas Infante, em Badalona
Teatre Joventut, em L'Hospitalet de Llobregat
Teatre Mercè Rodoreda, em Sant Joan Despi
Teatre Núria Espert, em Sant Andreu de la Barca
Teatre principal, em Badalona
Teatre Sagarra, em Santa Coloma de Gramenet
Teatre Zorrilla, em Badalona
Avenida del Parallelo
Circo Price
Gran Teatro Falla
Teatro Guimerá
Teatro Lope de Vega (Madrid)
Teatro Lope de Vega (Sevilha)
Teatro Lope de Vega (Valladolid)
Teatro Muñoz Seca
Palacio Valdés Teatro
Teatro Municipal Pedro Muñoz Seca (El Puerto de Santa María)
Teatro romano (Mérida)
Teatro Calderón (Valladolid)
Teatro Cervantes de Almería
Teatro de la Cruz

Colaborou: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Cia. De Teatro Atemporal agradeçe os seus comentários.