quinta-feira, 6 de setembro de 2012

TEATROS DO MUNDO

Teatro Municipal João Caetano (Niterói)


Construído antes da metade do século XIX, o prédio que hoje abriga o Teatro Municipal de Niterói, chamado oficialmente de Teatro Municipal João Caetano, foi reinaugurado em 1995. Além de manter as características neoclássicas, atribuídas em uma reforma na década de 1880, a última grande reforma garantiu aspecto moderno ao espaço.

Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural em 1990, o Teatro Municipal de Niterói teve conservada as pinturas de Thomas Driendl em seu interior, ganhou balcões policromados, com recapeamento em ouro, e modernos equipamentos de segurança. Outro ponto a ser destacado: as paredes obedecem agora às tonalidades vistas no forro.

Nome do Teatro: Teatro Municipal João Caetano
Localização: Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro Popular de Niterói


O Teatro Popular de Niterói, também conhecido como Teatro Popular Oscar Niemeyer, em homenagem a seu idealizador, situa-se na cidade de Niterói, Rio de Janeiro e foi inaugurado no dia 5 de abril de 2007. Integrante do Caminho Niemeyer, junto ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói, à Estação de Catamarãs de Charitas e à Praça JK compõe o acervo cultural e turístico da cidade.

Um dos seis projetos de Niemeyer na cidade, tem capacidade interna para 350 espectadores e está situado em uma ampla praça cimentada que pode receber até 10 mil pessoas. Ligue antes para programar a visita.

Nome do Teatro: Teatro Popular de Niterói
Localização: Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro Municipal Raul Cortez


O Teatro Municipal Raul Cortez é um espaço público, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e à Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil.

Nome do Teatro: Teatro Popular de Niterói
Localização:  Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro de Arena de Xerém


O Teatro de Arena de Xerém, tem sido palco de grandes manifestações culturais em um dos bairros mais tradicionais da cidade de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil. O bairro de Xerém é conhecido por ser o lar do famoso sambista carioca Zeca Pagodinho.


O agradável local recebe um publico cativo ao longo de suas variadas apresentações.

Nome do Teatro: Teatro Popular de Niterói
Localização:  Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil

Espaço Cultural Sylvio Monteiro


Um casarão de dois andares chama a atenção de quem passa pela Rua Getúlio Vargas, em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil. À primeira vista, pode ser apenas pela nada discreta cor de suas paredes: amarelo, quase gema de ovo. Mas quem vai além das aparências, descobre muitas atrações num lugar privilegiado no Centro do município da Baixada Fluminense.

Inaugurado em 2004, o Espaço Cultural Sylvio Monteiro reúne, em seus dois andares, galerias de arte e uma sala para oficinas educativas. E, num prédio anexo, um teatro e uma biblioteca.

No térreo do casarão, fica uma exposição permanente de esculturas, em madeira, do artista Geraldo Marçal dos Reis, o Dadinho, e a Sala de Produção Educativa, onde ocorrem diversas oficinas, como as de argila, montagem de porta-retratos, da palavra (que estimula a pesquisa em dicionários). As atividades costumam ser agendadas e atrair, principalmente, grupos de alunos de escolas públicas e particulares, acompanhados por seus professores. No segundo andar, fora a pequena sala da administração do espaço, há uma maior para exposições itinerantes - que, dependendo do número de obras à mostra, também podem ocupar o hall, o térreo e até mesmo as varandas do casarão.

Nos fundos do terreno, fica o prédio anexo. O teatro, que tem capacidade para 140 pessoas e funciona no térreo, já recebeu talentos como o sambista Monarco, o grupo teatral Nós do Morro, o duo cubano Chekerê e o cineasta Roberto Berliner.

Nome do Teatro: Espaço Cultural Sylvio Monteiro
Localização:  Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil

Casa da Cultura de Belford Roxo


Inaugurada em 2000, a Casa de Cultura de Belford Roxo mantém uma intensa programação cultural, oferecendo a crianças, jovens e adultos o acesso a exposições, cinema, teatro, leitura e cursos gratuitos. Atualmente, são promovidas oficinas de pintura em tela, redação e produção de texto, decapê e teoria musical, entre outras.

No interior da Casa de Cultura, incluindo o pátio, são apresentadas peças teatrais, exposições de artes plásticas – coletivas ou individuais, de artistas locais, regionais ou nacionais, de acervos de instituições de outras cidades, como o do Museu Casa do Pontal -, encontros poéticos e shows de música.

O espaço também dispõe da Sala Popular de Cinema Ankito, que tem capacidade para 80 pessoas.

Nome do Teatro: Casa de Cultura de Belford Roxo
Localização: Belford Roxo, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro de Bolso Procópio Ferreira


Em abril de 1968 foi inaugurado em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil, o Teatro de Bolso Procópio Ferreira, um espaço mais intimista como sugeriam os moldes modernos, porém homenageando a figura de um ator que não se deixou modernizar.

Nome do Teatro: Teatro de Bolso Procópio Ferreira
Localização: Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro Municipal Trianon


Conhecido como um dos mais belos teatros do país, o Teatro Municipal Trianon foi inaugurado em 1998, no local onde funcionava o antigo Cine Teatro Trianon.

Trata-se de um complexo cultural com vários espaços: o teatro com 920 lugares, um salão para exposições, espaço para montagens de arena e grande área para estacionamento de veículos.

Nome do Teatro: Teatro Municipal Trianon
Localização: Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil

Casa de Cultura Vila Maria


A Casa de Cultura Vila Maria foi construída em 1918, para ser residência de Dona Maria Queiroz de Oliveira, conhecida como D. Finazinha. Teve como arquiteto José Benevento, que a concebeu no melhor estilo das vilas italianas. Entre os anos de 1979/89 foi sede do Governo Municipal, que restaurou e manteve a construção.

No início dos anos 90, conforme testamento de sua proprietária, nela foi instalada a sede da reitoria da UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense.

A Casa de Cultura oferece várias atividades abertas à comundade, tais como: sala de vídeo, fonoteca, auditório, promoção de cursos, exposições, conferências e shows.

Nome do Teatro: Casa de Cultura Vila Maria
Localização: Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil

Antigo Fórum Nilo Peçanha


Prédio histórico de 1935. Construído para a comemoração do centenário da elvevação da Vila de Campos a categoria de Cidade.

O Antigo Fórum Nilo Peçanha é uma réplica do Paternon de Atenas (Templo da deusa Atena em Atenas - Grécia).

Recebeu o nome de Nilo Peçanha em homenagem ao ex-presidente da república que era natural desta cidade. Seu estilo greco-romano, foi obra dos arquitetos Pedro Campofiorito e José Benevento.

Atualmente, desde o ano de 2007, o prédio tornou-se a Câmara Municipal de Vereadores de Campos dos Goytacazes.

Nome do Teatro: Antigo Fórum Nilo Peçanha
Localização: Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro Celso Peçanha


O Teatro Celso Peçanha foi construído em 1962 na cidade de Três Rios, Rio de Janeiro, Brasil. Foi idealizado por Isaltino Silveira que esteve à frente da diretoria do Grupo de Amadores Viriato Corrêa durante 25 anos.

Possui dois andares e um auditório com 324 lugares, nele são realizados os maiores eventos da cidade, tais como: Palestras, seminários, espetáculos diversos, shows, festivais de teatro, além dos eventos do GATVC (Grupo de Amadores Viriato Corrêa).

Nome do Teatro: Teatro Celso Peçanha
Localização: Três Rios, Rio de Janeiro, Brasil

Centro Cultural Generoso Portela


Imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal em 1997, esta construção do final do século XIX abriga em suas dependências o Centro Cultural Generoso Portela com atividades da Escola de Música e Associação de Artesãos de Três Rios - Arte Nossa.

Nome do Teatro: Centro Cultural Generoso Portela
Localização: Três Rios, Rio de Janeiro, Brasil

Centro Cultural Theophilo Massad


O Centro Cultural Theophilo Massad é um espaço de artes multidisciplinar em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil.

O local reúne, em seu conjunto arquitetônico, o teatro municipal Dr. Câmara Torres, o salão de exposição Felício D'Andréa, a sala de música Maestro Galloway e a sala de audiovisual.

Inaugurado em 24 de maio de 2000, concretiza anseios e desejos do movimento cultural do município que, na luta pela garantia dos direitos de seus fazeres e saberes culturais, enxerga, no antigo galpão da OVAR (antiga fábrica de sardinha), a possibilidade de criar uma estrutura capaz de abrigar a produção artística angrense, assim como, permitir o intercâmbio desta com a extensa diversidade de manifestações artísticas brasileiras e internacionais.

Nome do Teatro: Centro Cultural Theophilo Massad
Localização: Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro Carequinha


O palhaço Carequinha empresta seu apelido a um dos poucos teatros em funcionamento em São Gonçalo (município em que passou maior parte da sua vida, apesar de nascido em Rio Bonito), Rio de Janeiro, Brasil.

O teatro fica "escondido" dentro do Colégio Municipal Ernani Faria.

Nome do Teatro: Teatro Carequinha
Localização: São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil

Theatro D. Pedro (Petrópolis)


O Teatro D. Pedro, antes chamado de Theatro Dom Pedro e de Teatro Municipal Paulo Gracindo, foi inaugurado no dia 2 de janeiro de 1933 pela Empresa D'Angelo & Cia. Ltda., com projeto do arquiteto Armando de Oliveira, construção de Francisco de Carolis, assistência técnica do engenheiro e arquiteto Roberto Caburi, decoração e pintura de Carlos Schaefer. O teatro localiza-se em Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil.

Teatro em estilo art déco, sua decoração interna foi realizada por Carlos Schafer, petropolitano, criando dos estilos diferentes – geométrico, mitológico e futurista, como em flores com as corolas viradas de cabeça para baixo – fazendo com que o teatro seja considerado de estilo eclético e uma referência cultural e artística para Petrópolis, para o estado do Rio de Janeiro e para o Brasil, por fugir aos referenciais de teatros do início do século.



Na época de sua inauguração, o teatro contava com capacidade para mil pessoas, com 17 camarotes na segunda platéia. Porém, atualmente conta com quinhentos lugares divididos em platéia, segunda platéia (balcão) e camarotes. A redução de mil para quinhentos lugares é uma resultante de progressivas mudanças nas normas de segurança ocorridas nas seis décadas do cine-teatro. Mas os camarotes, ficaram com o mesmo número original.

Após a restauração, em 2003, passou a ser chamado de "Teatro Municipal Paulo Gracindo", em homenagem a sua atuação no dia da inauguração. A população, contudo, demonstrou-se contrária à renomeação e, em 8 de junho de 2009, o teatro voltou a ter sua denominação antiga. O sítio oficial do teatro, contudo, preserva o nome do ator.

Nome do Teatro: Theatro D. Pedro
Localização: Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro João Caetano (Itaboraí)


O Teatro Joâo Caetano de Itaboraí, tem o seu nome em homenagem ao importante ator e encenador brasileiro, conhecido como, "O Mestre Aprendiz do Teatro Brasileiro". Considerado o primeiro teórico da arte dramática brasileira e responsável pela profissionalização do teatro no país.

No teatro são apresentadas peças de grupos teatrais da cidade e de outras regiões do país. Palco de eventos culturais, artísticos e educacionais, faz parte do Centro Histórico do Município.

Nome do Teatro: Teatro Joâo Caetano
Localização: Itaboraí, Rio de Janeiro, Brasil

Teatro Espaço


O Teatro Espaço é versátil teatro de 94 lugares criado em 1985 para ser a sede do Grupo Contadores de Estórias em Paraty, Rio de Janeiro, Brasil.


Importantes nomes da música, teatro e dança nacionais já se apresentaram no seu palco, como Paulo Autran, Paulo Moura, Joyce, Denise Stoklos, Antonio Nóbrega, entre muitos outros.

Nome do Teatro: Teatro Espaço
Localização: Paraty, Rio de Janeiro, Brasil

Lista de Outros Importantes Teatros no Rio de Janeiro, Brasil:

Campos dos Goytacazes
Teatro de Bolso
Teatro de Bolso de Campos
Teatro SENAC - Campos
Teatro SESC - Múcio da Paixão
Teatro do Colégio Salesiano de Campos dos Goytacazes
Teatro da Auxiliadora
Teatro SENAC - Auditório Julião Nogueira

Nova Iguaçu
Teatro SESC - Nova Iguaçu
Teatro do Grau (Austin)
Teatro Espaço Livre
Teatro Procópio Ferreira

São Gonçalo
Teatro SESC - São Gonçalo
Teatro Odete São Paio
Cine-Teatro Alcântara
Centro Cultural Joaquim Lavoura

Niterói
Teatro Leopoldo Fróes
Teatro Abel
Teatro Gay Lussac
Teatro da AMF - Eduardo Kraichette
Espaço DCE da UFF - Teatro MPB-4
Centro Cultural Abrigo dos Bondes - Espaço Antônio Callado
Funarj - Museu do Ingá - Teatro
Teatro da UFF - Sala Hippólito Geraldes
Teatro SESC - Niterói
Teatro Paratodos (Shopping Lido Center)
Teatro Eduardo Kraichete

Duque de Caxias
Centro Cultural Oscar Niemeyer
Teatro Procópio Ferreira
Teatro SESI Duque de Caxias
Teatro Municipal Armando Melo
Teatro da Câmara Municipal (Duque de Caxias)
Casa Brasil de Imbariê

São João de Meriti
Teatro SESC - São João de Meriti

Volta Redonda
Teatro GACEMSS
Teatro GACEMSS - Sala Paulo Fleming

Saquarema
Teatro Municipal Mario Lago

Queimados
Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha

Nova Friburgo
Teatro do Country Club
Teatro SESC - Nova Friburgo
Centro de Artes de Friburgo - Teatro

Araruama
Teatro Graciano Torres Quintanilha

Cabo Frio
Teatro Municipal da Praia do Forte
Teatro de Bolso Edilson Duarte
Teatro da Escola Municipal Darcy Ribeiro
CC João Nogueira - Teatro Cacilda Santa Rosa

Itaguaí 
Teatro Municipal de Itaguaí
Cine-Teatro Indue

Itaboraí
Central Cultura Urbana

Barra Mansa
Teatro SESC - Barra Mansa

Mesquita
Teatro Gracinda Freire

Natividade
Anfiteatro Alcenor Lengruber Boechat

Paty do Alferes
Funarte - Teatro Renato Vianna
Funarte - Teatro Itália Fausta

Resende
Teatro SENAC - Auditório Paulo Gustavo Ramos
Teatro do Cine Vitória
Teatro de Areia
Teatro Resende Center
Academia Militar das Agulhas Negras - Teatro
Espaço Cultural Altamiro Pimenta - Teatro de Bolso

Petrópolis
Teatro Mecanizado - Palácio Quitandinha - SESC
Teatro Santa Cecília
Sala Teatro Afonso Arinos
Auditório do Colégio Santa Isabel
Auditório do Museu Imperial
Petropolitano Futebol Clube
Teatro Mariano
Centro de Cultura Raul de Leoni

Teresópolis
Teatro Higino
Casa de Cultura de Teresópolis - Teatro Adolpho Bloch
Teatro SESC - Teresópolis
Instituto Integrartes - Teresópolis
Teatro Municipal deTeresópolis

Três Rios
Casa de Cultura de Três Rios
Espaço da Ciência - Casa de Pedra

Valença
Teatro Rosinha de Valença

Macaé
Teatro Municipal de Macaé
Centro Macaé de Cultura - Teatro
Teatro SESI - Macaé

Angra dos Reis
Teatro Municipal de Angra dos Reis
Casa da Cultura Poeta Brasil dos Reis - Teatro
CC Angra dos Reis - Teatro Câmara Torres

Santo Antônio de Pádua
Teatro Municipal Geraldo Tavares André

Porto Real
Teatro Municipal de Porto Real

Penedo
Centro Cultural Sibelius - Teatro

Itaocara
Centro de Artes e Cultura Erody Lopes Rubim - Teatro
Teatro Municipal Kiud (Itaocara)

Itatiaia
Cine-Teatro Municipal Oswaldo Motta

Nilópolis
Teatro Tereza Rachel

Colaboraram: Wikipedia, Teatropédia - Enciclopédia Virtual das Artes do Palco, CTAC - Centro Técnico de Artes Cênicas, Centro de Teatro do Oprimido, VcVai.com, Paulo Santos (Fotografia do Espaço Cultural Sylvio Monteiro), Overmundo, Portal BrasilViagem.com, Turisrio, CAMPOS DOS GOYTACAZES EM FOTOS, O Melhor do Bairro, Fundação de Cultura de Angra dos Reis - CULTUAR, Antônio José Abrantes Chaves, Fundação de Cultura e Turismo Petrópolis, Prefeitura de Duque de Caxias, Visite Itaboraí, Grupo Contadores de Estórias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Cia. De Teatro Atemporal agradeçe os seus comentários.