sábado, 11 de agosto de 2012

TEATROS DO MUNDO

Teatro Álvaro de Carvalho


O Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) é localizado em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, e teve sua construção iniciada com o lançamento da pedra fundamental em 29 de julho de 1857. Seu nome primeiro foi Teatro Santa Isabel, nome dado em homenagem à Princesa Isabel. Foram dezoito anos de obras e paralisações, devido à falta de recursos.

Depois de inaugurado, não possuía ainda os recursos necessários, e as companhias artísticas tinham que arcar com os custos do fornecimento de iluminação e cadeiras para camarotes e platéia.

Desde 1894, numa atitude de rompimento com a monarquia extinta, o edifício passou a chamar-se Teatro Álvaro de Carvalho, em homenagem ao primeiro dramaturgo local. A edificação, originalmente de características luso-brasileiras, foi sendo reformada e, ao longo do século XX, adotou as linhas ecléticas. Em 1955, no governo de Irineu Bornhausen, o teatro veio a sofrer alterações radicais, sendo o espaço interno de autoria do engenheiro-arquiteto Tom Wildi Filho. Em 1975 e 1984, aconteceram novas reformas. O tombamento como Patrimônio Estadual data de 1988.

No acesso às escadarias, dois vitrais retratam cenas populares e folclóricas e, no foyer, podem ser admiradas duas grandes telas do artista plástico Martinho de Haro. A sala de espetáculos tem capacidade para 470 poltronas.

Nome do Teatro: Teatro Álvaro de Carvalho
Localização: Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Teatro Municipal Elias Angeloni


O Teatro Municipal Elias Angeloni é a maior sala de espetáculos do sul de Santa Catarina, com capacidade para 730 pessoas. Localiza-se no Parque Centenário, em Criciúma.

É palco de grandes eventos, como o Festival Internacional de Corais de Criciúma, realizado anualmente no mês de novembro, com a presença de coros das diversas regiões do Brasil e do mundo.



O teatro possui 734 lugares, 4 camarins, uma mesa de som com 30 canais, dois microfones sem fio. A dimensão do palco é cerca de 7,5m de altura, 15m de boca, 11m de fundo, e 17,5 parede a parede (largura).

Nome do Teatro: Teatro Municipal Elias Angeloni
Localização: Criciúma, Santa Catarina, Brasil

Teatro da UFSC


O Teatro da UFSC está localizado em um prédio com mais de 150 anos, o lugar foi reformado para abrigar espetáculos culturais a preços acessíveis e hoje é coordenado pelo Departamento Artístico Cultural, que promove atividades ligadas às artes plásticas, ao cinema, ao teatro e à música.

Com capacidade para 138 lugares, o teatro é um palco alternativo para a pesquisa de linguagens cênicas e musicais e exibe trabalhos de grupos locais e nacionais.

Nome do Teatro: Teatro da UFSC
Localização: Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Teatro da UBRO


O Teatro da UBRO (Teatro da União Beneficente Recreativa Operária) fica localizado no centro da cidade de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, nas escadarias da Rua Pedro Soares.


O sobrado possui arquitetura singela e características ecléticas do primeiro quarto do século 20. Durante mais de 40 anos o espaço esteve fechado, mas foi recuperado e cedido à Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), que transformou o imóvel num dos equipamentos culturais mais utilizados para pequenos eventos e espetáculos na cidade.



Totalmente revitalizado, o Teatro da UBRO foi reinaugurado em 3 de outubro de 2001, contando com um auditório de 96 lugares, camarins, banheiros, salas de administração e de oficinas. Em 2006, o espaço ganhou equipamentos de iluminação, sonorização e climatização, além de um piano armário Essenfelder, fabricado em 1994. Atualmente, uma variada programação mensal é realizada no local, e a pauta de eventos é definida mediante agendamento prévio.

Nome do Teatro: Teatro da UBRO (Teatro da União Beneficente Recreativa Operária)
Localização: Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Teatro Municipal de Itajaí


O Teatro Municipal de Itajaí foi inaugurado no ano de 2004 e desde então possui uma programação constante de produções locais, estaduais, nacionais e internacionais.


Com uma ampla estrutura física, o teatro possui a capacidade de receber 515 pessoas, sendo 505 poltronas e 10 cadeirantes. Tem o mais moderno sistema de prevenção de incêndio, sistema de iluminação cênica e sonorização, além da equipe de apoio, oferecendo assim, uma boa estrutura para receber as mais diversas produções.

Além disso, o amplo hall do teatro é aberto a exposições artísticas. O Teatro Municipal colocou Itajaí, juntamente de Florianópolis, Joinville e Blumenau, no roteiro dos espetáculos mais importantes do circuito nacional e internacional.

Nome do Teatro: Teatro Municipal de Itajaí
Localização: Itajaí, Santa Catarina, Brasil

Teatro Alfredo Sigwalt


A imponente arquitetura do Teatro Alfredo Sigwalt é motivo de orgulho para o povo.



Com capacidade para 459 lugares, acústica perfeita e excelente acabamento interno. Tem recebido elogios de atores, cantores e músicos que nele se apresentam e o louvor dos visitantes.

Nome do Teatro: Teatro Alfredo Sigwalt
Localização: Joaçaba, Santa Catarina, Brasil

Teatro Adolpho Mello


O Teatro Adolpho Mello é casa de espetáculos mais antiga de Santa Catarina.

Construída em 1854, começou com a decisão do grupo de teatro Sociedade União Theatral, que apresentava dramas e comédias regularmente no salão paroquial, de construir uma sede própria. O local iniciou efetivamente seus trabalhos em 1856 com a peça O monge da Serra D’Ossa e serviu de palco e de cinema a muitas gerações.

Sua denominação atual é em homenagem ao maestro e violinista José Adolpho Ferreira de Mello.

Nome do Teatro: Teatro Adolpho Mello
Localização: São José, Santa Catarina, Brasil

Teatro Carlos Gomes (Blumenau)


Representante da cultura da região do Vale do Itajaí, o Teatro Carlos Gomes é a história de um povo que luta pela cultura e já faz parte da vida dos moradores de Blumenau desde dezembro de 1939, com a construção da parte externa do teatro, do salão de festas e do restaurante.

Atualmente o teatro conta com um dos quatro palcos giratórios do Brasil e suporta até 1,17 mil pessoas na platéia, que pode participar das escolas de balé, teatro, dança, música e orquestra e prestigiar eventos e festas ocorridas no local.

Nome do Teatro: Teatro Carlos Gomes
Localização: Blumenau, Santa Catarina, Brasil

Teatro Municipal Marajoara


Em estilo art-decó, com linhas simples e detalhes rebuscados, a arquitetura do prédio que abriga o Teatro Municipal Marajoara foi inspirada na arte indígena e inaugurada em 1947 como um cinema com capacidade para 520 pessoas. Atualmente o local é palco de grandes apresentações culturais, desde espetáculos de dança e música a convenções políticas.

Nome do Teatro: Teatro Municipal Marajoara
Localização: Lages, Santa Catarina, Brasil

Cine Teatro Emacite


O Cine Teatro Emacite é uma sala de espetáculos, em especial de projeção cinematográfica e de apresentação teatral, que fica na cidade de Mafra, Santa Catarina, Brasil.

Nome do Teatro: Cine Teatro Emacite
Localização: Mafra, Santa Catarina, Brasil

Lista de Outros Importantes Teatros em Santa Catarina, Brasil:

Florianópolis
Auditório Jurerê Classic
Teatro Governador Pedro Ivo
Casa do Teatro Grupo Armação
Teatro Ademir Rosa - Centro Integrado de Cultura Professor Henrique da Silva Fontes (CIC)
Teatro Sest/Senat
Cine Teatro do Sesc Prainha
Centro Cultural Sol da Terra
Conservatório Musical de Florianópolis
Espaço 1 - Ceart
Espaço Cultural Eletrosul

Blumenau
Teatro Edith Gaertner - Casa da Cultura

Itajaí
Teatro Adelaide Konder
Teatro de Bolso - Auditório Antônio Nóbrega Fontes

Jaraguá do Sul
Centro Cultural Jaraguá do Sul - Teatro
Centro Cultural Jaraguá do Sul - Sala Principal

Rodeio
Teatro Cristo Rei
Centro Cultural de Rodeio - Teatro

São Francisco do Sul
Cine Teatro X de Novembro

Concórdia
Teatro Municipal de Concórdia

Caçador
Universidade do Contestado - Teatro

Cambira
Teatro Municipal de Cambira

Joaçaba
Auditório Afonso Brescht

Lages
Teatro Herbert de Souza
Teatro de Bolso SESC - Lages
Salão Nobre Vidal Ramos Jr.

Joinville
Teatro SESC Joinville
Centreventos Cau Hansen - Teatro Juarez Machado
Centreventos Cau Hansen - Arena Multi-uso

Timbó
Teatro Municipal de Timbó

Laguna
Cine Teatro Mussi

Brusque
Cine Teatro Real

Rio do Sul
Cine Teatro Dom Bosco

Curitibanos
Cine Teatro Ópera

Chapecó
Teatro Municipal de Chapecó
Teatro SESC Chapecó

Xanxerê
Campus de Xanxerê - Unoesc - Teatro

Teatro Paiol


O Teatro Paiol é um espaço cultural e auditório para teatro e espetáculos musicais localizado na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, Brasil.

Trata-se de uma construção circular, construída em 1874, e anteriormente utilizada pelo Exército Brasileiro como arsenal de pólvora e munições. Após sua desativação, a municipalidade de Curitiba transformou-o em espaço cultural e cênico, inaugurando o Teatro Paiol em 27 de dezembro de 1971.


As características originais da construção foram mantidas. O antigo paiol foi convertido em um auditório de arena para 225 espectadores, em projeto arquitetônico de Abrão Assad.

A inauguração do espaço contou com a presença dos artistas Toquinho, Marília Medalha e Vinícius de Moraes.

Nome do Teatro: Teatro Paiol
Localização: Curitiba, Paraná, Brasil

Teatro Cleon Jacques


O Teatro Cleon Jacques esta localizado na capital do Paraná: Curitiba, e é administrado pela prefeitura da cidade, através da Fundação Cultural de Curitiba.

O teatro pertence ao Centro de Criatividade de Curitiba instalado no Parque São Lourenço e foi inaugurado em 1998 para homenagear o diretor e professor teatral Cleon Jacques falecido em 1997.

Nome do Teatro: Teatro Cleon Jacques
Localização: Curitiba, Paraná, Brasil

Ópera de Arame


A Ópera de Arame é um teatro brasileiro, localizado na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, Brasil.


É todo construído com tubos de aço e estruturas metálicas e coberto com placas transparentes de policarbonato, lembrando a fragilidade de uma construção em arame. De forma circular, a edificação é parcialmente circundada por um lago artificial, de maneira que o acesso ao auditório é feito por uma passarela sobre as águas.

O projeto é do arquiteto Domingos Bongestabs, professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR e mesmo autor do projeto da Unilivre.


As estruturas metálicas tubulares, totalizando 360 toneladas de aço, e os 2.400 bancos de tela de arame, foram fornecidas pela Brafer Construções Metálicas, empresa de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.


Foi montada em apenas 75 dias e inaugurada em 18 de março de 1992. Passou por uma reforma para manutenção e melhorias na segurança, concluída em meados de 2006. O auditório tem capacidade física para 2,1 mil espectadores, mas, após a reforma de 2006, pretende-se limitar a entrada para um máximo de mil pessoas, visando a preservação da estrutura.


Nas proximidades da ópera está a Pedreira Paulo Leminski, aberta em 1990. Juntos, formam o Parque das Pedreiras.

Nome do Teatro: Ópera de Arame
Localização: Curitiba, Paraná, Brasil

Teatro Novelas Curitibanas


O Teatro Novelas Curitibanas foi inaugurado em 1992 em um antigo casarão de 1904, doado à Prefeitura de Curitiba. É um pequeno teatro para 70 espectadores, um espaço alternativo voltado para a valorização dos artistas e autores locais.

O teatro abriga também uma sala de exposição e a biblioteca Oraci Gemba, um tributo ao dramaturgo curitibano. É administrado pela Fundação Cultural de Curitiba.

Nome do Teatro: Teatro Novelas Curitibanas
Localização: Curitiba, Paraná, Brasil

Teatro Lala Schneider


O Teatro Lala Schneider, esta localizado no Centro Histórico de Curitiba, este teatro foi inaugurado em 23 de abril de 1994, no inicio contava com nove sócios, mas restaram somente três para a tão esperada estréia, sua estréia foi realizada em condições precárias, uma arquibancada foi emprestada, e o objetivo do teatro era em arrecadar verbas, para continuar com o teatro aberto, e evoluir a cada dia. Sua inauguração foi realizada com uma peça da Regina Vogue Produções “Uma Aventura Encantada”.

Em novembro do mesmo ano da inauguração, foi fechado para reformas, reabrindo em 12 de Abril de 1995, com o espetáculo “A serpente de Nelson Rodrigues”, e uma peça infantil, “Piratas e os Caçadores do Tesouro Perdido”.

Hoje somente um diretor dirige o teatro, seu nome é João Luiz Fiani, o teatro é o primeiro teatro independente do Paraná.

O teatro Lala Schneider tem capacidade para 170 pessoas, uma excelente infraestrutura, hoje o teatro oferece cursos para iniciantes e para pessoas com experiência, são vários horários e várias turmas, o curso tem como objetivo a formação de atores, e uma das formas do teatro sobreviver, e serve para arrecadar dinheiro para a manutenção do teatro também.

Nome do Teatro: Teatro Lala Schneider
Localização: Curitiba, Paraná, Brasil

Teatro Positivo - Grande Auditório


O Teatro Positivo - Grande Auditório é uma sala de teatro com capacidade para 2400 pessoas instalado na cidade de Curitiba no Paraná, dentro do campus da Universidade Positivo.


É considerado o maior teatro instalado neste estado. Foi concebido tendo como base o anfiteatro da cidade grega de Epidauro.

Nome do Teatro: Teatro Positivo - Grande Auditório
Localização: Curitiba, Paraná, Brasil

Centro Cultural Teatro Guaíra


O Centro Cultural Teatro Guaíra é uma instituição cultural com auditórios para teatro, dança e espetáculos musicais, com sede na cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná. É mantido pelo governo do estado.

A Orquestra Sinfônica do Paraná, a companhia de dança Balé Teatro Guaíra e o Teatro de Comédia do Paraná (TCP) são algumas das instituições mantidas pelo Centro Cultural Teatro Guaíra. O complexo arquitetônico localizado na Praça Santos Andrade garante ao Teatro Guaíra a sua classificação como um dos maiores da América Latina.

Auditórios:

Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto, o "Guairão": é o maior auditório do Teatro Guaíra, com capacidade para um público total de 2.173 pessoas (1.156 na platéia, 539 no primeiro balcão e 478 no segundo balcão).

Auditório Salvador de Ferrante, o "Guairinha": auditório de capacidade média, para 504 pessoas (324 na platéia e 180 no balcão).

Auditório Glauco Flores de Sá Brito, o "Miniauditório": é o menor auditório, com capacidade para 104 pessoas.

Teatro José Maria Santos, é um teatro com 177 lugares; não faz parte do complexo da Praça Santos Andrarde.

Nome do Teatro: Centro Cultural Teatro Guaíra
Localização: Curitiba, Paraná, Brasil

Teatro de Bonecos do Dr. Botica


O Teatro de Bonecos Dr. Botica é um espaço cultural especialmente projetado para a arte bonequeira e de animações.

Iniciativa do Boticário, o teatro nasceu com os objetivos de preservar e difundir a milenar arte do teatro de bonecos, desenvolver pesquisa de novas linguagens, democratizar o acesso de todas as camadas da população, e investir na formação de novos profissionais.

Em 2010, com uma parceria firmada com O Boticário, a Fundação Cultural de Curitiba assumiu a administração do espaço, incluindo o Teatro de Bonecos Dr. Botica no roteiro cultural do município.

Nome do Teatro: Teatro de Bonecos Dr. Botica
Localização: Curitiba, Paraná, Brasil

Teatro SESC da Esquina


O Teatro Sesc da Esquina foi inaugurado em 13 de setembro de 1985 com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná, Brasil.

O teatro, projetado para receber diversos tipos de eventos, tem em sua programação peças teatrais, shows musicais, espetáculos de dança, cursos, seminários, workshops, convenções ou formaturas, etc.

No teatro, já aconteceram expressivas realizações no campo das artes assim como nas áreas de política,comportamento, publicidade e marketing.

Alguns exemplos são: Festival de Teatro de Curitiba, Oficina de Música, Encontro de Corais, Shows, Ciclo de Palestras com renomados escritores, Ciclo de Conferências criando um espaço para a reflexão de temas que permeiam o cotidiano e a construção do pensamento.

Nome do Teatro: Teatro Sesc da Esquina
Localização: Curitiba, Paraná, Brasil

Teatro Antônio Carlos Kraide


O Teatro Antônio Carlos Kraide, é um teatro de relevância em Curitiba, Paraná, Brasil.

Nome do Teatro: Teatro Antônio Carlos Kraide
Localização: Curitiba, Paraná, Brasil

Teatro Barracão EnCena


O Teatro Barracão EnCena é um espaço cultural, planejado para atender à grande demanda por espaços de porte médio, principalmente de produtores culturais.

O projeto arquitetônico de Ruy Almeida integra o rústico e o moderno, o Teatro Barracão EnCena proporciona opções de cultura e lazer, sempre com muito conforto e segurança.

Além do auditório com capacidade para 170 espectadores, dois camarins, sala de ensaios e uma estrutura completa para cursos livres, fazem parte do espaço, o aconchegante EnCena Café, um belo jardim e área para exposições.


Localizado na Rua Treze de Maio, 160, a cem metros do Teatro Guaíra, o Teatro Barracão EnCena faz parte do centro cultural de Curitiba.

O Teatro foi inaugurado no dia 22 de março de 2007, compondo os eventos do Festival de Teatro de Curitiba - Edição 2007.

Nome do Teatro: Teatro Barracão EnCena
Localização: Curitiba, Paraná, Brasil

Teatro Cultura (Curitiba)


O Teatro Cultura fica em um casarão no Centro Histórico de Curitiba. O local possui palco com 45 m² e plateia para até 90 pessoas em uma arquibancada fixa ou 70 pessoas em cadeiras móveis (dependendo de cada espetáculo).

O local possui isolamento acústico, ar condicionado e sistema de som e iluminação próprios.

Nome do Teatro: Teatro Cultura
Localização: Curitiba, Paraná, Brasil

Teatro HSBC - Palácio Avenida


Quando chegou ao Brasil, em 1997, o Banco HSBC escolheu Curitiba para ser sua sede de operações em toda a América do Sul, gerando 7 mil empregos diretos e 25 mil indiretos.

Em 2002, ao completar cinco anos no país, o HSBC transformou Curitiba também no centro das atividades culturais do banco, trazendo de volta um dos ícones mais importantes da cultura paranaense.

Após grande reforma, o novo Teatro HSBC abriu suas portas para apresentações de teatro, música, dança e exposições de arte.

Antes da construção do Palácio Avenida, funcionou, no mesmo local e em construção datada de 1984 (hoje demolida), uma salsicharia, ponto de encontro dos estudantes curitibanos de então.


Desde 1991, é tradicionalmente realizado nas janelas do Palácio Avenida um espetáculo natalino com coral de crianças e músicas típicas. Tal espetáculo se tornou bastante representativo das festividades de fim-de-ano em Curitiba e é conhecido em todo o Brasil, recebendo intenso afluxo de turistas.

Nome do Teatro: Teatro HSBC - Palácio Avenida
Localização: Curitiba, Paraná, Brasil

Espaço Teatro Regina Vogue


O Espaço Teatro Regina Vogue está localizado no coração de Curitiba, no Shopping Estação, que oferece uma infra-estrutura de segurança e conforto ao público.

O nome é uma homenagem à produtora, diretora e atriz de teatro infantil Regina Vogue, artista que, antes de se dedicar ao teatro, fez de tudo um pouco: foi dançarina, engolidora de fogo, assistente de mágico, ficou na prancha para o atirador de facas e bancou a toureira no circo.

"Sempre tive o sonho de montar um barracão para a minha companhia, mas jamais imaginaria receber esta homenagem. Fiquei totalmente surpresa quando o Miguel Krigsner me procurou para falar sobre este espaço. Espero retribuir a confiança transformando o teatro num grande centro de artes da cidade."

Regina Vogue

Nome do Teatro: Espaço Teatro Regina Vogue
Localização: Curitiba, Paraná, Brasil

Casa Vermelha (Curitiba)


Construída em 1891, foi encomendada pelo alemão Wilhelm Peters.

Abrigou a firma Burmester, Thon e Companhia até 1912. Foi depósito e sede da União Comercial, com 20 integrantes, dissolvida em 1924. Benjamin Zilli comprou a casa em 1929 e ali instalou seu comércio atacadista.


A Casa Vermelha, com este nome, começou em 1916, na Rua José Bonifácio, nº 15, de propriedade de Eurico Fonseca dos Santos e sócios.

Na década de 70, a Casa Vermelha passou a ocupar o atual endereço, no nº 143 do Largo da Ordem.

Foi, durante décadas, casa tradicional no ramo das ferragens. Desde 1993, é espaço administrado pela Fundação Cultural de Curitiba.

Nome do Teatro: Casa Vermelha
Localização: Curitiba, Paraná, Brasil

Teatro Universitário de Curitiba


O Teatro Universitário de Curitiba (TUC) fica instalado dentro da Galeria Julio Moreira, que liga o Largo da Ordem à Praça Tiradentes.

O teatro foi reinaugurado em agosto de 2008, depois de longo período sem receber o público. O palco mede 5x5m e possui 99 lugares.

Nome do Teatro: Teatro Universitário de Curitiba (TUC)
Localização: Curitiba, Paraná, Brasil

Teatro Calil Haddad


O Teatro Calil Haddad é uma casa de espetáculos na cidade brasileira de Maringá, no Paraná. Foi inaugurado em 30 de dezembro de 1996 e é o maior da região norte do estado, levando a obra o nome do pioneiro teatrólogo maringaense, com capacidade para 797 pessoas, em 582 lugares na platéia e 215 no balcão.

A estrutura também abriga o Museu de História e Arte Helenton Borba Cortes e a Divisão de Patrimônio Histórico e Cultural de Maringá.

Nome do Teatro: Teatro Calil Haddad
Localização: Maringá, Paraná, Brasil

Lista de Outros Importantes Teatros no Paraná, Brasil:

Curitiba
Teatro do Cefet
Teatro do Piá - Teatro de Bonecos
Teatro Ribalta
Teatro Maria Fumaça (Curitiba)
Canal de Música (Curitiba)
Teatro Fernanda Montenegro (Curitiba)
Teatro Cena Hum
Teatro de Bonecos Dada
Espaço dos Satyros
Memorial de Curitiba - Teatro Londrina
Teatro Marina Machado - Sala 1
Teatro Marina Machado - Sala 2
Teatro Rodrigo D'Oliveira
Teatro da Reitoria - UFPR
TEUNI – Teatro Experimental da UFPR
TUCA - Teatro Universitário - PUC-PR
Teatro Positivo - Grande Auditório - Universidade Positivo - UP
Teatro Positivo - Pequeno Auditório - Universidade Positivo - UP
Atelie de Criação Teatral Teatro (A.C.T)
Teatro Édson D'Ávila
Teatro Odelair Rodrigues
Teatro Espaço 2
Teatro Danilo Avelleda
Teatro George Sada
Teatro Marina Machado
Teatro Reikrauss Benemond
Teatro da Caixa (Curitiba)
Teatro de Arte de Curitiba
Teatro Paulo Autran
Espaço dos Satyros

Londrina
Teatro Zaqueu de Mello
Teatro Universitário Filadélfia
Cine-Teatro Ouro Verde
Espaço Armazém - Circo Teatro Funcart
Teatro Marista (Londrina)
Teatro Núcleo I

Maringá
Cine-Teatro Plaza
Teatro Reviver
Teatro Barracão
Teatro Reviver
Oficina de Teatro - UEM
Teatro Calil Haddad
Teatro Marista (Maringá)

Ponta Grossa
Teatro Marista (Ponta Grossa)
Teatro Municipal de Ponta Grossa

Campo Mourão
Teatro Municipal de Campo Mourão

Medianeira
Centro Popular de Cultura Arandurá - Teatro

Morretes
Cine-Teatro Municipal de Morretes

Guaíra
Teatro Municipal de Guaíra

Bela Vista do Paraíso
Teatro Municipal Geraldo Moreira

Cornélio Procópio
Centro Cultural Galdino de Almeida - Teatro

Francisco Beltrão
Teatro Municipal Francisco Beltrão

Ibiporã
Teatro Euthália Aragão

Jacarezinho
Teatro CAT - Conjunto Amadores de Teatro

Lapa
Teatro São João

Palmeira
Cine-Teatro Municipal de Palmeira Centro de Criatividade

Toledo
Teatro Municipal de Toledo

Palotina
Teatro Municipal de Palotina

Realeza
Teatro Municipal de Realeza (Casa da Cultura)

Rio Azul
Casa da Cultura - Teatro

São José dos Pinhais
Teatro de Bolsol Iguaçu

Corbélia
Centro Cultural Vereador José Rubim - Cine-Teatro

Arapongas
Teatro Oduvaldo Vianna Filho

Ibiporã
Cine-Teatro Padre José Zanelli

Cascavel
Centro Cultural de Cascavel - Teatro do Lago
Centro Cultural Gilberto Mayer - Teatro

Céu Azul
Anfiteatro Municipal de Céu Azul

Medianeira
Anfiteatro de Medianeira

Palmas
Teatro do CEPEA

Toledo
Teatro La Salle

Santo Antônio da Platina
Fundação Cultural de Sto Antônio da Platina - Teatro

Anfiteatro Pôr do Sol


O Anfiteatro Pôr do Sol é uma local para espetáculos e eventos a céu aberto e gratuitos em Porto Alegre, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, Brasil.

Localizado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, na orla do Lago Guaíba, o anfiteatro foi inaugurado no dia 13 de maio de 2000. Com capacidade para aproximadamente 70 000 pessoas, seu nome foi escolhido por votação popular.

Entre os principais eventos realizados no local, estão as três edições do Fórum Social Mundial e as gravações dos álbuns Ainda Existe Uma Cruz, do grupo gospel mineiro Diante do Trono e Até Onde Vai, do grupo pop Jota Quest, também de Minas Gerais.

Nome do Teatro: Anfiteatro Pôr do Sol
Localização: Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Teatro de Arena (Espaço Sônia Duro)


O Teatro de Arena (Espaço Sônia Duro) é um teatro situado na cidade de Porto Alegre, Brasil.

Foi fundado em 17 de outubro de 1967 por um grupo de artistas do Grupo de Teatro Independente, liderados por Jairo de Andrade. A época era da ditadura militar, mas o Teatro de Arena se caracterizou pela sua atuação politicamente engajada, criticando o regime. Contudo, por fatores econômicos, o teatro foi dissolvido em 1979.

Mais tarde, lideranças culturais atuando no Governo do Estado, como Dilmar Messias e Carlos Jorge Appel, passaram a procurar o restabelecimento do organismo e criar um Centro de Documentação e Pesquisa. Em 1988, foi considerado de utilidade pública e então foi incorporado pela Secretaria Estadual da Cultura.

O espaço foi reformado e reaberto em 1991, passando a abrigar diferentes propostas.


Atualmente, a casa tem um palco em forma de arena de três lados, com capacidade para 110 espectadores, e uma área de atuação central de 4,00 m X 4,80 m, além de equipamentos de som e luz, camarins e demais instalações para as artes cênicas.

Oferece uma programação variada ao longo de todo o ano.

Nome do Teatro: Teatro de Arena (Espaço Sônia Duro)
Localização: Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Auditório Araújo Vianna


O Auditório Araújo Vianna é um espaço cultural de Porto Alegre, localizado no Parque Farroupilha. Seu nome é uma homenagem a José de Araújo Vianna, compositor gaúcho que produziu na virada do século XIX para o século XX. Sua ópera mais famosa intitula-se Carmela, e segue o padrão difundido à época na Itália, onde o compositor obteve sua formação.

Inaugurado em 1927 no local onde hoje é se encontra o prédio da Assembléia Legislativa, o auditório teve grande projeção em sua sede original. Tratava-se de uma concha acústica em estilo neoclássico a céu aberto, que contava com vários bancos rodeados por caramanchões. Com os anos, foi aumentando a necessidade da construção de uma nova sede para a Assembléia, que deveria ser próxima às sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário. Isto levou a demolição do antigo prédio, e uma nova sede foi projetada pelos arquitetos Moacir Moojen Marques e Carlos Maximiliano Fayet.

A nova sede teria a capacidade quatro vezes maior do que a original, e foi inaugurada em 1964. A partir dos anos 70, passou a abrigar grandes shows da MPB, mas nos anos 80 e a encenação de óperas, passou a ter sua utilização diminuída devido a falta de reformas.

Nos anos 90, foi construída a cobertura que o prédio possui hoje, que foi inaugurada em 1996 com um show de João Gilberto. Com o tombamento do Parque Farroupilha, o auditório teve sua preservação garantida.


Desde 2005 encontra-se interditado para reformas por tempo indeterminado.

Nome do Teatro: Auditório Araújo Vianna
Localização: Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Teatro de Câmara Túlio Piva


O Teatro de Câmara Túlio Piva é um pequeno teatro da cidade de Porto Alegre, localizado na Rua da República 575, no bairro da Cidade Baixa.

O Teatro de Câmara foi criado em 1970 como o primeiro teatro administrado pela municipalidade, sendo instalado provisoriamente no prédio de um antigo depósito de automóveis, que futuramente deveria ser demolido para dar lugar à abertura de uma avenida. Com a alteração no Plano Diretor da cidade o teatro acabou permanecendo ali definitivamente, sendo reformado e reinaugurado em 1999 já com sua denominação atual, que homenageia o conhecido músico gaúcho Túlio Piva. Novamente reformado em 2005 com a instalação de diversos melhoramentos, foi reaberto ao público em março de 2006.

Seu espaço possui uma área de 750m², com um palco italiano, uma platéia de 210 lugares, uma boca de cena com 7,78 m de largura por 4,50 m de altura e profundidade de 7,28 m, além de três camarins e cabine de som e luz. Além de suas apresentações teatrais o teatro mantém um programa de cursos, palestras e visitas guiadas.

Nome do Teatro: Teatro de Câmara Túlio Piva
Localização: Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Theatro São Pedro (Porto Alegre)


Localizado no centro da Capital, em frente à conhecida Praça da Matriz e em meio a prédios antigos da cidade, o Theatro São Pedro, conservado em sua estrutura Neoclássica, foi fundado em 27 de junho de 1858.

Ao passar dos anos, o local foi palco de peças e manifestações artísticas, sociais e políticas no estado, além de armazenar em sua história diversas vocações e tendências, unindo o simples ao notável.

No ano de 1972, o teatro fechou as portas pela falta de segurança e má conservação. Em 1975, depois de densa estimativa, conclui-se que o local passaria por uma reconstrução.

Com sugestões de arquitetura de Eva Sopher, o teatro retomou suas atividades no dia 28 de junho de 1984. Quase 23 anos depois houve a primeira reforma, corrigindo problemas como infiltrações em determinados locais da casa, bem como suas aberturas, entre outros locais de acesso administrativo.

Hoje difundindo a cultura regional, nacional e internacional, o Theatro São Pedro é referência na capital gaúcha com apresentações e eventos de danças, peças teatrais, música, exposições, além de outros espetáculos.


Um dos pontos que chamam a atenção no teatro é o lustre confeccionado com pelo menos 35 mil peças em cristais. O forro, que tem como fundo a fauna e a flora do estado, foi pintado pelos artistas locais Carlos Antônio Mancuso, Léo Dexheimer, Plínio Bernhardt e Danúbio Gonçalves.

Também se sobressai o Memorial do Theatro São Pedro, um espaço de exposições, cujo o objetivo é resgatar a memória fotográfica e jornalística do teatro gaúcho. O local apresenta infraestrutura com 165 m² distribuídos em galeria e três salas de exposições.

Nome do Teatro: Theatro São Pedro
Localização: Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Theatro Guarany


O Theatro Guarany, em Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, foi inaugurado no dia 30 de abril de 1921.

É caracterizado por sua fachada com figuras e alegorias com desenhos de origem indígena e marquise com linhas sinuosas do estilo Art Nouveau em ferro e vidro.

Durante a década de 1970 sofre grande reforma. Reaberto, teve reduzido o pé direito da plateia com um forro que escondeu as pinturas do teto.

A casa dá espaço a espetáculos, atos solenes, com destaque para cerimônias de formatura.

Nome do Teatro: Theatro São Pedro
Localização: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Theatro Sete de Abril


O Theatro Sete de Abril foi erguido em 1834, no próspero ciclo econômico das charqueadas, do qual Pelotas foi o epicentro no Brasil.

Mandado edificar por uma sociedade dramática particular, a Sociedade Scênica, desejando que maior número de famílias pudessem apreciar seus trabalhos e encontrassem uma agradável distração. Possui características da linguagem colonial. Prédio simples coberto por telhado com beiral, projeto do engenheiro alemão Eduardo Kretschman e execução de José Vieira Vianna, foi inaugurado no dia 2 de dezembro de 1834.

Em âmbito nacional, seu nome pode ser interpretado como homenagem ao dia da Abdicação de D. Pedro I ao seu trono, em favor de seu filho, que alguns liberais mais exaltados consideravam a verdadeira data de Independência do Brasil. Como homenagem local, a referência pode ser à data de instalação da vila.

Tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1972 e passou ao Município em 1978. Recebeu restauração em 1997, através de parceria Governo do Estado, Prefeitura e Arroz Extremo Sul. Em 1998, foi assinado um termo objetivando a restauração completa do Teatro. Foi a primeira casa de espetáculos a abrir suas portas às artes cênicas na província de São Pedro do Rio Grande do Sul e a quarta no Brasil.


Hoje, o Teatro Sete de Abril já não é o mais antigo teatro brasileiro em funcionamento, devido seu fechamento por não ter estrutura física que suportasse a visitação de um grande número de espectadores.

Nome do Teatro: Theatro Sete de Abril
Localização: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Theatro Treze de Maio


O Theatro Treze de Maio é um antigo teatro de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Brasil, localizado na Praça Saldanha Marinho, no centro da cidade.

O teatro foi construído entre 1889 e 1890 sob inspiração de João de Deus Daudt e um grupo de amigos que se reuniram em 27 de janeiro de 1889 com o intuito da fundação de uma casa de espetáculos na cidade. Na ocasião foram doados 20 contos de réis. O projeto foi de Carlos Boldrin.

Para arrecadar fundos complementares Daudt constituiu uma companhia dramática, na qual foi diretor e ator, e a renda dos espetáculos revertia para a construção. Até 1913 a casa recebeu muitas companhias de teatro, ópera e opereta, bem como de variedades, mas nesta data o prédio foi adquirido pela municipalidade, e em 1916 foi desativado, passando a abrigar diversos órgãos públicos e mesmo a redação de um jornal.

Em 1992 foi lançada uma campanha de restauração, e o prédio foi recuperado e reformado, recebendo equipamentos modernos. Sem recursos, a reforma paralisou, mas a comunidade se reuniu e completou os fundos faltantes, possibilitando a conclusão das obras e a reabertura do teatro em suas funções originais, o que aconteceu em 1995.

Nome do Teatro: Theatro Treze de Maio
Localização: Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Teatro Prezewodowski


O Teatro Prezewodowski é um teatro brasileiro situado no município de Itaqui, no Rio Grande do Sul. É um dos mais antigos da América Latina. A pedra fundamental foi lançada em 1883 e o prédio foi inaugurado em 1886.

Nome do Teatro: Teatro Prezewodowski
Localização: Itaqui, Rio Grande do Sul, Brasil

Teatro União


O Teatro União é um antigo teatro localizado na Praça Bento Gonçalves de Triunfo, no Rio Grande do Sul.

Data de 1848, sendo o segundo teatro construído no estado. Sua construção é fruto de um esforço comum da comunidade local liderada pelo deputado Luiz José Ribeiro Barreto. Mesmo pequeno e simples é uma construção de grande charme.

Está em funcionamento e em ótimo estado de conservação. Um restauro ocorreu recentemente, em 2004.

Seu esquema arquitetônico é elementar, resumido em um quadrilátero com porta centralizada sustentando um frontão triangular. Com decoração reduzida ao essencial, do centro do frontão emerge uma máscara em relevo e um porta-tochas, e nas extremidades duas pequenas pinhas estilizadas. Coroando o edifício, uma águia de asas abertas saúda os que chegam.

Nome do Teatro: Teatro União
Localização: Triunfo, Rio Grande do Sul, Brasil

Palácio dos Festivais


O Palácio dos Festivais é um edifício localizado na Av. Borges de Medeiros, cidade de Gramado, estado do Rio Grande do Sul, Brasil, destacando-se por sediar o Festival de Cinema de Gramado, um dos maiores eventos cinematográficos do Brasil.

A estrutura do Palácio dos Festivais, em estilo colonial, se sobressai com a fachada ornamentada pelo Kikito.

Confeccionado pela artista plástica Elizabeth Rosenfeld, o Kikito é o prêmio máximo do Festival, simbolizando o deus do humor.

A sala de projeção possui variada programação durante o ano com exibições de filmes.

O Palácio tem uma capacidade de 1100 lugares.

Nome do Teatro: Palácio dos Festivais
Localização: Gramado, Rio Grande do Sul, Brasil

Theatro Esperança


Inaugurado em 1897, o Theatro Esperança, de Jaguarão, é o terceiro mais antigo do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Na sua trajetória, foi destaque na cultura regional e nacional e recebeu atores, bailarinos e músicos.

Nome do Teatro: Theatro Esperança
Localização: Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil

Antigo Cine-Teatro Neno


O prédio acima, onde atualmente funciona o bar noturno Chaparral, abrigou um dos maiores cine teatros do Rio Grande do Sul, Brasil.

E segundo alguns entendidos um dos maiores do Brasil. Chamava-se Cine Teatro Neno ou, popularmente, Cine Neno (anos depois enfiaram um nome politicamente correto de Casa de Cultura, desprovido do charme do original que, felizmente, era o o nome que se mantinha na boca do povo).

Pois bem, o Cine Teatro Neno tinha capacidade para abrigar mais de 2.300 pessoas. Segundo aos mais antigos, foi inaugurado na década de 70 e foi durante muitos anos o maior atrativo de minha cidade.

Alguns filmes que o Cine Teatro Neno exibiu: ET, o Extraterrestre, a Trilogia Indiana Jones, De Volta para o Futuro, Exterminador do Futuro, Apocalipse Now, Django, Por Um Punhado de Dólares, Os Brutos Também Amam, Laranja Mecânica, Batman, Ghost, Superman-o Filme, King Kong, Rambo II, Uma Linda Mulher, Dança com Lobos, O Quatrilho, Pulp Fiction, Coração Valente, Forrest Gump e centenas de outros.

Nome do Teatro: Cine Teatro Neno
Localização: Chaparral, Rio Grande do Sul, Brasil

Teatro Mauá


Localizado junto ao Colégio Mauá, o Teatro Mauá oferece o seu espaço para a realização de peças de teatro, apresentações musicais durante todo o ano.

Possui uma capacidade para 710 pessoas.

Nome do Teatro: Cine Teatro Neno
Localização: Chaparral, Rio Grande do Sul, Brasil

Lista de Outros Importantes Teatros no Rio Grande do Sul, Brasil:

Porto Alegre
Teatro do Bourbon Country
Teatro do Instituto Goethe
Teatro do SESI (Porto Alegre)
Teatro 1
Teatro Aldeia II
Teatro da Cia de Arte
Teatro Qorpo-Santo
Teatro do Clube de Cultura
Teatro Museu do Trabalho
Terreira da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz
Centro Cultural Usina do Gasômetro -Teatro Elis Regina
Teatro de Bolso Ilona Christensen
Depósito de Teatro
UFRGS - Teatro Alziro Azevedo
UFRGS - Salão de Atos II
PUC-RS - Teatro Prédio 40
PUC-RS - Salão de Atos
Instituto Goethe - Teatro
Centro de Cultura Lupicínio Rodrigues - Sala Álvaro Moreyra
Centro de Cultura Lupicínio Rodrigues - Teatro Renascença
Auditório da DEMEC
Teatro SESC - Carlos Rodrigues de Melo
Teatro Dante Barone (Assembléia Legislativa)
Teatro da OSPA
Teatro do Ipê
UFRGS - Salão de Atos I
Casa de Cultura Mário Quintana - Teatro Carlos Carvalho
Casa de Cultura Mário Quintana - Teatro Bruno Kiefer
Teatro Nilton Filho
Centro Cultural Usina do Gasômetro - Sala 504
Teatro Estúdio
Teatro Novo DC
Teatro Pirâmide
Studio Stravaganza - Teatro
Centro Cultural 25 de Julho

Caxias do Sul
Teatro São Carlos
Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu Lima - Teatro

Alegrete
Teatro do Centro Cultural de Alegrete

Bagé
Teatro da Universidade de Bagé

Pelotas
Teatro do Círculo Operário Pelotense
Colégio LaSalle Gonzaga - Teatro
Escola Técnica Federal de Pelotas - Auditório

Esteio
Teatro Vera Cruz
Casa de Cultura de Esteio - Teatro

São Borja
Teatro Presidente
Auditório Madre Maria Antônia Perini

Sapiranga
Centro Cultural de Sapiranga - Teatro

Taquari
Cine-Teatro São João

Passo Fundo
Teatro Municipal Múcio de Castro

Santa Maria
UFSM/Centro de Artes e Letras/CAL - Caixa Preta

Gramado
Cine-Teatro Elizabeth Rosenfeld

Montenegro
Teatro Roberto Atayde Cordona

Camaquã
Cine-Teatro Coliseu

Cruz Alta
Casa de Cultura Justino Martins - Auditório

Santo Ângelo
Teatro Municipal Padre Antônio Sepp

Santa Vitória do Palmar
Teatro Independência

Erechim
Centro Cultural 25 de Julho - Teatro

Novo Hamburgo
Teatro Paschoal Carlos Magno

Canela
Teatro Municipal de Canela

Bagé
Teatro Justino Quintana

Cachoeira do Sul
Teatro da Sociedade Rio Branco

Lavras do Sul
Auditório Municipal Marieta Carvalho

São Francisco de Assis
Centro Cultural de Eventos Franklin de Carvalho - Teatro

São Pedro do Sul
Casa da Cultura São Pedro - Teatro

São Sepé
Auditório Ulysses Guimarães

Tapes
Teatro Patrício Vieira Rodrigues

Canela
Teatro Laje de Pedra

Santa Cruz do Sul
Centro Cultural 25 de Julho

Colaboraram: Wikipedia, Teatropédia - Enciclopédia Virtual das Artes do Palco, CTAC - Centro Técnico de Artes Cênicas, Portal Castelo, Marília G. Boldorini (Radar Sul) Portal Turístico e Cultural do estado de Santa Catarina, Guia Geográfico - Atrações Turísticas de Curitiba, CuritibaCity, Washington Cesar Takeuchi (Circulando por Curitiba), hagah (Rio Grande do Sul), Márcio Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Cia. De Teatro Atemporal agradeçe os seus comentários.