quinta-feira, 26 de julho de 2012

TEATROS DO MUNDO

Teatro da Paz



O Teatro da Paz foi fundado em 15 de fevereiro de 1878, foi construído pela iniciativa privada nos tempos áureos da borracha, quando a cidade de Belém, Pará, era uma das cidades mais ricas do Brasil.

Todo construído em estilo neoclássico, com colunas gregas na fachada, o teatro possui vestíbulo e interior do salão nobre com pinturas de temática amazônica pintados pelo artista plástico Aramando Balloni.

Foto: Carlos Macapuna

O teto da sala de espetáculos com motivos que representam o Deus Apolo e as musas entrando triunfalmente na Amazônia foi pintado por Domenico de Angelis. O monumento relembra, ainda, os artistas que por ele passaram e a Belle Époque, quando Belém era considerada a francesinha do Norte.

No alto da fachada frontal, quatro bustos de mármore que representam a música, a poesia, a comédia e a tragédia. Sala de Espetáculos que originalmente possuía 1100 lugares, hoje comporta 900. A casa possui aparelhagem moderna de som e luz, além de refrigeração Central.

Nome do Teatro: Teatro da Paz
Localização: Belém, Pará, Brasil

Teatro Maria Sylvia Nunes


O Teatro Maria Sylvia Nunes, localizado na Estação das Docas, em Belém, Pará, é uma das mais modernas e sofisticadas salas de espetáculos da região Norte. Está localizado no centro cultural da Estação das Docas.

Nome do Teatro: Teatro Maria Sylvia Nunes
Localização: Belém, Pará, Brasil

Teatro Experimental Waldemar Henrique


O Teatro Experimental Waldemar Henrique foi criado em 17 de setembro de 1979 na cidade de Belém, no estado do Pará, Brasil, para sediar as apresentações de grupos de teatro experimentais da região, mas sua construção em art nouveau é mais antiga e foi para funcionar inicialmente o cinema Radium, posteriormente foi Museu Comercial, e por último sede da Caixa Econômica, até ser transformado no teatro de hoje na década de 70 do século XX.

A primeira montagem em cartaz foi dirigida por Geraldo Sales com o Grupo Experiência e o texto era "Os Perigos da Bondade" de Chico de Assis tendo como protagonista Cláudio Barros no papel de Cearim.

Nome do Teatro: Teatro Experimental Waldemar Henrique
Localização: Belém, Pará, Brasil

Teatro Gabriel Hermes - SESI


Fundado em 1984, na cidade de Belém, Pará, o Teatro Gabriel Hermes pertence ao Sesi (Serviço Social da Indústria).

Com capacidade máxima para 428 pessoas, é palco de espetáculos de música, dança, teatro e eventos em geral, como confraternizações, colações de grau, etc.

Nome do Teatro: Teatro Gabriel Hermes
Localização: Belém, Pará, Brasil

Teatro Estação Gasômetro


Desde 1997, a antiga estrutura de ferro que pertenceu à Companhia de Gás do Pará abriga um teatro com 400 lugares e um espaço para diversos tipos de eventos. O Teatro Estação Gasômetro fica dentro do Parque da Residência, na passagem das Icamiabas, em Belém, Pará.


Entre os serviços oferecidos no galpão, estão: Restô do Parque, Café da Luz (com serviço de bar), Sorveteria Vagão, praças, lojinhas de produtos culturais e espaços para venda de comidas típicas.

É ideal para quem gosta de espetáculos ao ar livre e de belas paisagens.

Nome do Teatro: Teatro Estação Gasômetro
Localização: Belém, Pará, Brasil

Outro Importante Teatro no Pará, Brasil:

Teatro Margarida Schivasappa

Theatro Santa Roza



O Theatro Santa Roza é o mais antigo de João Pessoa, Paraíba e o quinto mais antigo do Brasil. Foi palco de importantes acontecimentos artísticos e históricos da Paraíba. Funcionou como cine-teatro no período de 1911-1941.

A pedra fundamental para a sua construção foi oficialmente lançada em dois de agosto de 1852.


Para um teatro com mais de 120 anos, é natural que ao longo desse tempo tenha passado por várias reformas e restaurações, porém todas as intervenções arquitetônicas tiveram a preocupação de conservar o estilo original. O teatro, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, é considerado ícone da cultura paraibana e patrimônio do Estado, vinculado a Fundação Espaço Cultural da Paraíba.

Pode-se afirmar que o Theatro Santa Roza continua vivo, pois está sempre promovendo ou apresentando grandes espetáculos teatrais, recitais de poesia, consertos, cursos de dança e de formação de ator. O Teatro tem sua história imortalizada nos livros Santa Roza.

Nome do Teatro: Theatro Santa Roza
Localização: João Pessoa, Paraíba, Brasil

Teatro Lima Penante


Criado em fevereiro de 1980, o Teatro Lima Penante é um dos principais centros de pesquisa e apoio ao desenvolvimento do teatro na Paraíba. Mantém uma programação permanente de teatro e dança para o público infantil e adulto.

O Teatro Lima Penante conta com um espaço que comporta um público de l50 pessoas, possuindo ainda estrutura de iluminação e som. O nome do teatro é inspirado em José de Lima Penante, ator e diretor paraense, que a convite do governo estadual, em fins do século XIX, veio até a Província da Parahyba para organizar espetáculos, sendo um dos entusiastas pela construção de teatros e organização do movimento teatral.

Passaram pelo Teatro Lima Penante espetáculos teatrais que marcaram a sua história. Entre eles, pode-se destacar: “Vau da Sarapalha”, de Luis Carlos Vasconcelos; “Como Nasce um cabra da Peste”, de Eliézer Rolim; “A Noite de Matias Flores”, de Fernando Teixeira; e “Guiomar, a Filha da Mãe”, produção pernambucana de Augusta Ferraz.

Nome do Teatro: Teatro Lima Penante
Localização: João Pessoa, Paraíba, Brasil

Teatro Ednaldo do Egypto


Fundado há 15 anos, o Teatro Ednaldo do Egypto já passou por muitas alegrias e tristezas. Um sonho que virou realidade. Foi assim que o saudoso Ednaldo do Egypto fez. Com a ajuda dos amigos, construiu o teatro.

Em 2006, o TEE não tinha mais recursos de mantê-lo, chegando a colocar uma placa de 'aluga-se'. Desde então, a PMJP chamou a responsabilidade para si e resolveu alugá-lo. Hoje, o Centro de Arte e Cultura Municipal Ednaldo do Egypto leva cultura para todos os cantos da cidade.

Nome do Teatro: Teatro Ednaldo do Egypto
Localização: João Pessoa, Paraíba, Brasil

Teatro Municipal Severino Cabral


O Teatro Severino Cabral é um teatro brasileiro e o mais importante da cidade de Campina Grande, na Paraíba, Brasil, sendo sede de diversos eventos e palestras na cidade. Foi inaugurado no dia 30 de novembro de 1963, às 10 horas da manhã. Foi construído por Severino Bezerra Cabral, prefeito de Campina que lhe deu nome. No mesmo dia, apresentou-se o ator e humorista José Vasconcelos, bastante conhecido no rádio e da TV brasileira. Com a inauguração do Teatro Municipal, a região ganhou uma importante casa de espetáculos.

O prédio já passou por duas reformas, a primeira delas foi em 1975, durante a administração do prefeito Evaldo Cavalcanti Cruz. A segunda durou em 24 de setembro de 1986 a 20 de abril de 1988, na gestão de Ronaldo Cunha Lima.

O teatro possui uma área edificada de 4.816 m², bar social, camarotes com 58 lugares, 10 camarins, galeria de arte, palco de 400 m² de profundidade e sanitários públicos, com 14 unidades individuais em cada. Em 1988, a parte central ampliada para 586 lugares.


O Teatro Municipal Severino Cabral tem uma central de ar-condicionado, um sistema de combate a incêndio (33 extintores, alarmes, mangueiras para hidrantes), um elevador social (capacidade para 8 pessoas) e uma subestação elétrica.

O arquiteto responsável por seu desenho arquitetônico futurista foi o arquiteto e engenheiro civil Geraldino Pereira Duda.

Nome do Teatro: Teatro Severino Cabral
Localização: Campina Grande, Paraíba, Brasil

Teatro Rosil Cavalcanti


O Teatro Rosil Cavalcanti está localizado em Campina Grande, Paraíba, Brasil, sendo construído na gestão do então prefeito Enivaldo Ribeiro, homenageando o pernambucano e teatrólogo Rosil Cavalcante que escolheu Campina Grande para viver e fazer carreira.

O local é palco de diversos eventos e palestras de estímulo a cultura, muitas vezes em parceria com o próprio Teatro Severino Cabral.

Nome do Teatro: Teatro Rosil Cavalcanti
Localização: Campina Grande, Paraíba, Brasil

Teatro Santa Catarina


O Teatro Santa Catarina esta localizado na cidade de Cabedelo, Paraíba, Brasil. E ao logos dos anos vem recebendo os principais espetáculos e atividades culturais na cidade.

Nome do Teatro: Teatro Santa Catarina
Localização: Cabedelo, Paraíba, Brasil

Teatro Minerva


O Teatro Minerva, inaugurado em 1859, com o nome de Teatro Recreio Dramático, constituía o orgulho dos habitantes da cidade de Areia, Paraíba, Brasil.

Funcionava regularmente com representações dos conjuntos amadores locais e segundo informações, mesmo companhias famosas que se exibiam em Recife, Pernambuco, Brasil, iam até Areia, recebendo sempre muitos aplausos de um povo que tinha amor pela arte e pela inteligência.

O mobiliário um tanto rústico, foi todo renovado seguindo tanto quanto possível o modelo original. Durante algum tempo o prédio funcionou como cinema porém agora retornou à sua primitiva função.


Todo em estilo barroco, foi primeiro Teatro da Paraíba e preserva a arquitetura original até os dias de hoje. Por ele já passaram grandes nomes do Brasil, como a bailarina Ana Botafogo.

Durante o evento "Caminhos do Frio", em Areia, foram comemorados os 150 anos do Teatro Minerva, que durante a programação foi palco de várias apresentações teatrais e musicais, como: A Orquestra Sinfônica Jovem da UFPB, apresentação dos alunos da Escola de Música da Prefeitura de Areia, Orquestra Sivuca de Campina Grande e apresentações teatrais dos grupos de Areia, Grupo Gameleira e Recreio Dramático.

Nome do Teatro: Teatro Minerva
Localização: Areia, Paraíba, Brasil

Lista de Outros Importantes Teatros na Paraíba, Brasil:

João Pessoa
UFPB - Teatro Lampião
UFPB - Sala Preta
Centro Cultural Piollin
Teatro Cilaio Ribeiro - TCR
Teatro Ariano Suassuna - Col. Diocesano Pio X
Esp. Cult. José Lins do Rego-Teatro Paulo Pontes
Esp. Cult. José Lins do Rego-Teatro de Arena
Esp. Cult. José Lins do Rego-Teatro de Arena

Guarabira
Teatro Municipal Geraldo Alverga

Catolé do Rocha
Centro Cultural Geraldo Vandré - Teatro Alício Barreto

Cajazeiras
Teatro ICA - Iracles Pires

Alagoa Nova
Teatro Municipal Otávio Lima Leite

Alagoa Grande
Teatro Santa Inez

Sousa
Cine-Teatro Gadelha

Santa Rita
Teatro Oficina de Artes
Teatro Ivonaldo Rodrigues

Campina Grande
Teatro Elba Ramalho
Teatro Raul Prhyston
Teatro SESC - Antonio de Oliveira Lima
Teatro Dr. Chateaubriand (Museu Chateaubriand)
ICAE - Teatro Anna Brito
Espaço Paulo Pontes

Teatro Placido de Castro (Teatrão)


O Teatro Plácido de Castro localiza-se em Rio Branco, Acre, Brasil. O teatro tem formato italiano e é propriedade estadual. Possui capacidade para 490 espectadores, o teatro encontra-se atualmente em atividade.

Nome do Teatro: Teatro Placido de Castro (Teatrão)
Localização: Rio Branco, Acre, Brasil

Cine Teatro Recreio


O Cine Teatro Recreio está instalado no prédio do extinto Cine Éden em 13 de junho de 1948, em Rio Branco, Acre, Brasil. O local foi erguido em alvenaria e madeira no período áureo da borracha.

Em 1987, foi restaurado para promover apresentações teatrais, shows musicais, palestras e cursos de dança.

Nome do Teatro: Cine Teatro Recreio
Localização: Rio Branco, Acre, Brasil

Café do Teatro


O estatal Café do Teatro, está situado no centro de Rio Branco, Acre, Brasil. O local foi um ponto de atração da cidade. Foi fechado em 2009 sem explicação. A reforma do Café do Teatro, que custou R$ 235 mil, foi concluída em 2010.

Nome do Teatro: Café do Teatro
Localização: Rio Branco, Acre, Brasil

Teatro Barracão (Rio Branco)


O Teatro Barracão localiza-se em Rio Branco, Acre, Brasil. Tem formato múltiplo e é propriedade estadual. Possui capacidade para 150 espectadores.

Nome do Teatro: Teatro Barracão
Localização: Rio Branco, Acre, Brasil

Lista de Outros Importantes Teatros no Acre, Brasil:

Rio Branco
Anfiteatro Garibaldi Carneiro Brasil - UFAC
Teatro de Arena SESC - Rio Branco
Teatro do Colégio Acreano

Teatro Arthur Azevedo (São Luís)


O Teatro Arthur Azevedo localiza-se na cidade de São Luís, no estado do Maranhão, no Brasil.

A ideia da criação do teatro surgiu em 1815 por iniciativa de dois comerciantes portugueses, Eleutério Lopes da Silva Varela e Estevão Gonçalves Braga. Essa era a plena época áurea do ciclo do algodão, em que o Maranhão enriquecia com a exportação deste produto e a cidade necessitava maior vida cultural.

A construção começou em 1816 e no dia 1° de julho de 1817, após um ano de trabalho, foi inaugurado. Chamou-se inicialmente Teatro União, em homenagem à criação do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815), resultado da vinda da família real portuguesa ao Brasil. Este era o quarto teatro da história de São Luís, mas destacava-se pelo conforto e tamanho, com uma capacidade para 800 espectadores. Seu estilo neoclássico era também uma novidade para a época.

Em 1852 passou a chamar-se Teatro São Luiz e, na década de 1920, ganhou o nome atual em homenagem ao grande dramaturgo maranhense Artur de Azevedo (1855-1908).

No século XX o teatro foi descaracterizado e chegou a ser cinema, mas atualmente encontra-se restaurado e em pleno funcionamento.

Nome do Teatro: Teatro Arthur Azevedo
Localização: São Luís, Maranhão, Brasil

Teatro Ferreira Gullar


Teatro Ferreira Gullar é um teatro localizado na cidade de Imperatriz, Maranhão, Brasil. O espaço físico do teatro é utilizado para diversas manifestações culturais, como apresentações escolares, filmes e documentários. Os arredores do teatro também são utilizados para exposições e shows.

Tem capacidade para 164 espectadores e seu estilo é de palco italiano. Atualmente se apresentam os grupos Cia de Teatro Okazajo e Cia de Teatro em Cima da Hora.

Neste espaço já se apresentaram diversos outros grupos locais. Em 2007 a Associação Artística de Imperatriz (ASSARTI), em parceria com a Fundação de Arte (FUNARTE), realizaram uma oficina com o ator Maurício Abud, de São Paulo, com objetivo de aperfeiçoar o trabalho de alguns artistas.

Na ocasião foi criado o coletivo de teatro composto pelos grupos Cia Ilustre de Teatro, Cia de Teatro Fundo de Gaveta, Cia de Teatro d. C. e Cia de Teatro Okazajo, alguns já existiam e outros se formaram pelo desejo de fazer teatro.

Antes da fundação do Teatro Ferreira Gullar existiu em Imperatriz, na década de 1970, outro teatro chamado Príncipe Teatro de Imperatriz, fundado e dirigido por Pedro Hanaye. Em 1978 surgiu também em Imperatriz o grupo Oásis, composto por Zeca Tocantins, Neném Bragança, Graça Ferraz, Jô Santos e muitos outros que ainda hoje integram a Fundação de Cultura de Imperatriz.

Nome do Teatro: Teatro Ferreira Gullar
Localização: Imperatriz, Maranhão, Brasil

Lista de Outros Importantes Teatros no Maranhão, Brasil:

São Luís
Teatro Experimental do Maranhão
Teatro do CINTRA
Teatro Alcione Nazaré
Teatro Josué Montello
Teatro Itapicuraíba
Cine-Teatro Viriato Corrêa/CEFET-MA

São Luís
Laborarte

Carutapera
Teatro São José

Caxias
Centro de Cultura Acad. José Sarney - Teatro

Theatro 4 de Setembro


O Theatro 4 de Setembro está localizado na cidade brasileira de Teresina, Piauí, Brasil. Conserva uma fachada com arquitetura de inspiração portuguesa e detalhes greco-romanos. Esta localizado na praça Pedro II, no Centro da capital e é o principal palco para as artes cênicas no estado do Piauí.


O teatro possui cerca de 1000 lugares divido em 3 pisos,com todo sistema de som e luz masterizada, digital e de efeitos especiais mais modernos, e uma das melhores acústica do país. As poltronas são todas estilos fênix, contém lustes e candelabros de cristais importados. O palto de madeira de lei, com 6 camarins climatizados.

Possui um painel na entrada de Eliseu Visconti, além de um café em estilo parisiense, a cor da fachado do prédio é a mesma desde a inauguração. Possui também no alto do prédio dois leões de cobre um em cada lado, símbolo do teatro. As janelas e portas tem detalhes no topo com caractéristica persa.

O Theatro 4 de Setembro também atrai seus visitantes pelo tamanho por fora e o tamanho diferenciado de dentro.

Nome do Teatro: Theatro 4 de Setembro
Localização: Teresina, Piauí, Brasil

Lista de Outros Importantes Teatros no Piauí, Brasil:

Teresina
Teatro do Boi
Teatro de Arena de Teresina
Sala Madre Escobar
Espaço Cultural Noel Mendes - Teatro

União
CC Benedito M. Napoleão-Teatro

Piripiri
Memorial Embaixador Expedito Rezende - Teatro

Parnaíba
Teatro SESI - Parnaíba
Teatro SESC - Antônio Oliveira dos Santos
Esp. Cultural Porto das Barcas - Teatro de Arena
Esp. Cultural Porto das Barcas - Cine-Teatro Delta

Oeiras
Teatro de Oeiras

José de Freitas
Teatro Municipal Antônio Portela Lima

Floriano
Espaço Cultural Maria Bonita - Teatro
Espaço Cultural Maria Bonita

Esperantina
Teatro Municipal Diniz Chaves

Barras
Teatro de Barras

Amarante
Centro Cultural de Amarante

Colaboraram: Wikipedia, Teatropédia - Enciclopédia Virtual das Artes do Palco, CTAC - Centro Técnico de Artes Cênicas, Busca Pará, Fundação Joaquim Nabuco, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PB), Teatro Ednaldo do Egypto (Blogspot), Trilhas de Areia (Blogspot), Altino Machado (Blogspot), Rede Maranhense de Artes Cênicas (Blogspot), Fotógrafo Carlos Macapuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Cia. De Teatro Atemporal agradeçe os seus comentários.