segunda-feira, 14 de maio de 2012

TEATRO, SEMPRE UMA BOA TERAPIA


Não é de hoje que o teatro é reconhecidamente uma arte importante para o engrandecimento do ser humano. Independente de uma pessoa seguir carreira, se formar ator e viver profissionalmente do teatro, o simples fato de pratica-lo, fará desta pessoa um ser melhor, não tenho dúvidas.

A prática do teatro como instrumento de autoconhecimento faz com que a pessoa encare a vida com outros olhos. Saber conhecer os seus sentimentos, seus desejos e anseios, seus medos, suas vergonhas e aprender conviver com todos eles, são uma conquista que o teatro dá ao ser humano.

Muitas pessoas que conhecem o teatro e optam por não seguir carreira como ator, não estão se importando com fama, elas se acham satisfeitas com aquilo que o teatro pode lhes dar: "o se conhecer melhor a cada aula". Cada vez que essas pessoas pisam no palco para as aulas de teatro, elas se realizam como seres humanos e pratica-lo todos os dias, serve-lhes como uma grande terapia.

Mais e mais as pessoas da terceira idade vem praticando o teatro, é claro que sem nenhum interesse profissional, a prática do teatro serve-lhes apenas para que elas revigorem suas vidas e percebam que ainda são capazes de muitas coisas. Se todos que procuram o teatro apenas com intuito de o mais breve possível atuarem na televisão, percebessem o quão bem faz o teatro quando absorvido com toda a sua verdade, na certa, teriam um outro pensamento e fariam do teatro um companheiro para vida toda.

Mesmo que o desinteresse pelo teatro se mostre cada vez mais latente, pelo menos no que diz respeito a grupos de pessoas com o proposito de montagens de espetáculos teatrais, o teatro ainda vai permanecer por muito tempo, como um grandioso instrumento de autoconhecimento do ser humano.

Então, se você gosta de teatro, mas nunca teve a oportunidade de conhecê-lo de fato, procure alguma escola de teatro e faça algumas aulas, sem maiores interesses, você vai ver como se sentirá uma outra pessoa e perceberá como a vida é diferente vista com outros olhos.

Escrito por Paulo Sacaldassy

Com Edições.

Colaboraram: Oficina de Teatro & Bacante; Foto: Espetáculo: O Céu Cinco Minutos Antes da Tempestade (2008)

Um comentário:

  1. Alô Clemente blz?
    Aqui no interior não tem teatro, mas quando morava na capital uma vez por m~es nós íamos ver algumas peças!
    Teatro é tudo de bom gosto muito de comedia!
    *********************************************
    Um forte abraço p/ voce e seus amigos!

    ResponderExcluir

A Cia. De Teatro Atemporal agradeçe os seus comentários.