segunda-feira, 26 de julho de 2010

O DESAFIO

O Blog da Cia. De Teatro Atemporal recebeu um formidável desafio da Bela Vanessa Monique do Blog "De Dentro Para Fora...". Neste desafio só podemos responder com imagens. Haja visto que a nossa companhia está em fase de reformulação, a mesma não poderá responder o desafio; com honra, eu, Clemente, o responderei com minhas respostas pessoais.

Certo? Então vamos começar!

Quem Sou:



O Que Me Faz Sorrir:



O Que Me Faz Chorar:


Minha Cor:


Hobby:


Sonho:


Melhor Lembrança:


Música:


Esporte:


Um Filme:


Um Pecado:


Três Lembranças Fofas da Infância:



segunda-feira, 19 de julho de 2010

AMADOR SIM, E DAÍ?


Entre dificuldades para montagens, para poder ensaiar, sem espaços para apresentações, sem qualquer apoio, sem nenhuma verba, quase sem nenhum espaço na mídia para sua divulgação, o teatro amador sempre se superar e, por vezes, e não são poucas, consegue encantar.

Não é raro ver atores e atrizes se transformando sobre um palco, transbordando arte e emoção por todos os poros. Vivendo o personagem com tamanha verdade que nem sempre enxergamos em atores ou atrizes, consagrados. E é por momentos como estes que o teatro encanta.

Ver num palco, ou num outro espaço, (pois não é sempre que o pessoal amador tem a chance de se apresentar sobre um), um ator justificando cada letra e cada sentimento contido no texto que ele interpreta e não apenas brincando de fazer teatro, revigora a condição do teatro amador, e reafirmar como o lugar ideal para o “fazer teatral”.

Pena que entre tantos que buscam o aprimoramento e levam a sério a arte de atuar, alguns ainda fazem do teatro amador um território para brincadeiras, enganações e perversões, atrapalhando e contribuindo para o desprestígio da categoria. Não é porque é amador que tem que ser desse jeito.

Essas pessoas que circulam no teatro amador apenas para fazer “tipo”, ou sei lá o quê? Deveriam aproveitar a oportunidade e, realmente, absorver todo o ensinamento que o teatro amador é capaz de dá. Pois não existe nenhuma outra arte, onde se aprenda desde a produção até a interpretação, passando por todas as fases de preparação de um espetáculo. Teatro amador é um lugar que não tem espaço para aventureiros e sim para interessados na arte de atuar.

Por isso, aqueles que se dedicam e tratam o amadorismo do teatro com todo profissionalismo, encarando os desafios de atuar com toda a responsabilidade que uma interpretação merece, só tem a ganhar. E, com certeza, para estes, as portas estarão sempre abertas e, por eles, sempre valerá à pena disponibilizar textos para suas apresentações.

Teatro é a arte de atuar e não importa se isso é feito de forma amadora ou profissional, o que importa é ver a verdade do ator no exercício do seu ofício na sua maior plenitude e poder levantar e aplaudir por sua atuação. E melhor é poder dizer: Ele é amador? E daí?

Escrito por Paulo Sacaldassy

Colaborou: Oficina de Teatro; Foto: Alex Hermes - Peça “Meire Love” (2010)

terça-feira, 13 de julho de 2010

O PRÊMIO DARDOS


O Blog da Cia. De Teatro Atemporal recebeu de Sheila Mendonça do Blog "Cantinho She" um prêmio que nos deixa muito orgulhoso – o “Prêmio Dardos”.

Obrigado pelo prêmio e pelo carinho, She!

Através deste selo são premiados os blogueiros que transmitem valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc. Que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras.

Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web.

É de bom tom que, quem recebe o “Prêmio Dardos” e o aceita, siga algumas regras:
  1. Exibir a Distinta Imagem;
  2. Apontar o Blog pelo qual recebeu o prêmio;
  3. Escolher uma quantidade de pessoas de sua preferência e a um blog de cada pessoa escolhida oferecer o “Prêmio Dardos”.
Pois bem… e os Oscars vão para:

Vanessa Monique
Blog: De Dentro Para Fora...

Rose Dayanne
Blog: The Last Time I Saw - Uns Dias

Fátima
Blog: À Flor da Pele

Ju Santos
Blog: Ju Santos - Fotógrafa

Fênix Cruz
Blog: ***ENGENHOLITERA...

Regina Bertazi
Blog: Regina Découpage

Leda Schuwarten
Blog: MODERNA

Arnoldo Pimentel
Blog: Ventos Na Primavera

Márcia Luz
Blog: Márcia Luz

Dethe Marthan
Blog: Flor Morenah

Maria Paula Klisys
Blog: Pecados da Mesa

Tia Ném
Blog: Criatividades da "Tia Ném £ Amigas"

Cris
Blog: Coisas Minhas Ponto Com

Paulo
Blog: BAR DOS NAVEGADORES

Carla Chamarelli
Blog: CARLA CHAMARELLI

Gy Camargo
Blog: Livre, Pensadora, Ativa e Feliz.

Marize Camara
Blog: Brasil Viagem

sexta-feira, 9 de julho de 2010

PROGRAMA ATEMPORAL


Na peça Electra De Copacabana, em cartaz no Centro Cultural Solar de Botafogo, uma filha é afastada de seu lar durante anos, após a morte de seu pai, por sua própria mãe. Agora, clama por vingança. Seu irmão, também afastado pela progenitora, reaparece adulto. Eles cresceram separados, sem notícias um do outro, e, após o encontro e o reconhecimento, revela-se uma grande união entre os irmãos que decidem honrar o pai.

A mãe vive com seu amante, que foi colocado no lugar do pai assassinado. Essa família de classe média possuiu muitos anseios e pouco pudor. No espetáculo todos têm seus motivos e suas explicações, mas nem todos conseguem se salvar.

Electra está em busca de sua absolvição e de sua alta médica para, enfim, voltar a conviver tranqüila com sua consciência e com sua história. O trágico e patético álbum de fotos de uma família perante o júri desenvolve a trama através do comportamento de Electra em seu julgamento, e dos fatos revelados pelas testemunhas que transitam entre o tribunal e o divã.

Ficha Técnica

Espetáculo: Electra De Copacabana
Texto e Interpretação: Luciana Borghi
Direção: Carlos Renato
Música Tema: Fawsto Fawcett
Trilha Sonora: Roque Gomes
Cenário: Teatro De Fundamento
Figurino: Flávia Bitencourt
Iluminação: Lísia Taranto Vilella
Vídeo: Márcio De Andrade
Programação Visual: Líria Varne
Produção: Luciana Borghi, Carlos Renato
Produção Executiva:Paulo Del Castro
Realização: Teatro De Fundamento
Foto: Divulgação

Serviço

Temporada: Até 8 de agosto de 2010.
Horário(s): Sexta e sábado ás 21h30hs; domingo ás 20:00hs.
Local: Centro Cultural Solar de Botafogo
Endereço: Rua General Polidoro, 180, Botafogo - Zona Sul - Rio de Janeiro/RJ
Telefone(s): (0**21) 2543-5411 / (0**21) 7815-8583
Ingresso(s): R$ 40,00



O Teatro da Unirio recebe até domingo, dia 11 de julho e com entrada gratuita a peça Sonho Noite Verão, uma adaptação do núcleo de artes cênicas da universidade para o clássico Sonhos de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare.

Com a direção de Leonardo Hinckel, a peça narra o quadrilátero amoroso formado por jovens apaixonados, o qual é permeado pela presença de seres fantásticos da floresta. Mas ao contrário da trama shakespeariana, a história não se passa na Europa do século XVI, mas em um período mais contemporâneo, embalado por clássicos do rock, como canções dos Beatles.

O elenco conta com Amanda Leal, Ana Rios, Ava Erzen, Daniela Guaraná, Guilherme Terreri, Jan Macedo, João Novaes, Leonardo Vasconcelos, Lorrana Lousinho, Marcus Faro, Rodrigo Reinoso, Rodrigo Vrech, Stefany Simões e Thiago Monte.

Serviço

Temporada: De hoje, (09/07/10) á domingo (11/07/10)
Horário(s): Sexta, ás 19h30hs. Sábado e domingo, ás 19:00hs.
Local: Sala Villa-Lobos da UniRio
Endereço: Avenida Pasteur, 436 fundos, Praia Vermelha - Zona Sul - Rio de Janeiro/RJ
Telefone(s): (0**21) 2542-3311
Ingresso(s): GRATUITO


EXPOSIÇÃO


Craques do Cartum na Copa

Em época de Copa do Mundo, até charges, caricaturas e histórias em quadrinhos falam sobre futebol. Na exposição Craques do Cartum na Copa estão reunidos trabalhos originais, já consagrados e inéditos de onze artistas renomados cujo tema central é o campeonato mundial.

Entre os mestres que fazem a história da Copa ficar mais alegre estão Ziraldo, Henfil, Chico Caruso, Dálcio Machado, Cárcamo, Miécio Caffé, Fernandes, Gustavo Duarte, Otávio, Paulo Caruso e Maurício de Sousa, que irá expor projetos inéditos de Ronaldo Fenômeno, Dieguito Maradona, Dunga, dentre outros.


A exposição organizada pelo cartunista e jornalista José Alberto Lovetro acontece no Centro Cultural Banco do Brasil até domingo, 11 de julho de 2010.

Exposicão: Craques do Cartum na Copa
Local: Centro Cultural Banco do Brasil - RIO DE JANEIRO
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Horário(s): De hoje, (09/07/10) á domingo(11/07/10), das 10h às 21h.
Telefone(s): (0**21) 3808-2020
Ingresso(s): GRATUITO

sexta-feira, 2 de julho de 2010

PROGRAMA ATEMPORAL


De 11 de junho a 29 de agosto de 2010, o Teatro Solar de Botafogo será palco, de sexta a domingo, do monólogo Guy de Maupassant. A peça, como o próprio nome antecipa, é uma homenagem ao escritor francês nascido há 160 anos e considerado um dos autores europeus mais influentes, com histórias que enfatizam caráter e sentimentos do ser humano.

A atriz Joana Ferry, dirigida por Evandro Meirelles Santos, interpreta quatro contos do autor. No Campo, Senhorita Perle, A Morta e O Horla (primeira versão) foram os textos escolhidos entre os mais de 300 escritos em 10 anos. Maupassant nasceu em 1850 e faleceu em 1893, pouco antes dos 43 anos, em decorrência de complicações provocadas pela sífilis.

Serviço

Temporada: De 2 de julho de 2010 á 29 de agosto de 2010
Horário(s): Sexta e sábado, ás 21h00hs; Domingo, ás 20:00hs.
Local: Teatro Solar de Botafogo
Endereço: Rua General Polidoro, 180, Botafogo - Zona Sul - Rio de Janeiro/RJ
Telefone(s): (0**21) 2543-5411
Ingresso(s): R$ 30,00



Um dia, quando está caminhando para a escola, o menino Ogroleto passa a ter atitudes estranhas, sentindo uma grande atração pela tonalidade vermelho-sangue. Logo, sua mãe revela a verdade: ele é um ogro e precisa aprender a lidar com as diferenças.

Baseada no texto da canadense Suzanne Lebeau, e dirigida por Karen Acioly, a peça discute o medo e o desejo dentro do universo infantil. No elenco, Mauricio Grecco divide o palco com Carolina Kasting. A peça fica em cartaz no Oi Futuro, amanhã e domingo, dia 4 de julho de 2010.

Serviço

Temporada: Amanhã (03/07/10) e domingo (04/07/10).
Horário(s): Sábado e domingo, ás 16:00hs.
Local: Oi Futuro
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 (Antigo Museu do Telefone), Flamengo - Zona Sul - Rio de Janeiro/RJ
Telefone(s): (0**21) 3131-3060
Ingresso(s): R$ 10,00



O teatro Miguel Falabella promove de 26 de junho a 12 de julho o projeto Palco de Elite, que promove espetáculos interpretados e produzidos por alunos do ensino fundamental do Colégio Elite.

Serão seis apresentações que adaptam textos da literatura infantil, como Rei Arthur e Os Cavaleiros da Távola Redonda, O Menino Maluquinho, Cinderela, Pinocchio e Peter Pan. Os espetáculos buscam trabalhar tanto o lado pedagógico como a socialização e o enriquecimento cultural dos alunos.

A programação será aberta ao público e o ingresso custará R$ 25,00.

Serviço

Temporada: Até 12 de julho de 2010.
Horário(s): A partir das 9h (26/06, 27/06, 03/07 e 04/07). A partir das 18h (05/07 e 12/07).
Local: Teatro Miguel Falabella
Endereço: Avenida Dom Helder Camara, 5474 Norte Shopping - 2° piso
Cachambi - Zona Norte - Rio de Janeiro/RJ
Telefone(s): (0**21) 2597-4452 / (0**21) 2592-8245
Ingresso(s): R$ 25,00

PASSEIOS


Biblioteca Nacional do Brasil

A Biblioteca Nacional do Brasil é considerada pela UNESCO a oitava biblioteca nacional do mundo e também a maior da América Latina. Seu acervo conta com cerca de 9 milhões de itens, entre livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas.

O prédio atual da Fundação Biblioteca Nacional teve sua pedra fundamental lançada em 15 de agosto de 1905 e foi inaugurado cinco anos depois, em 29 de outubro de 1910. Integrado à arquitetura da recém-aberta Avenida Central, hoje Avenida Rio Branco, o edifício, projetado pelo General Francisco Marcelino de Sousa Aguiar, é de estilo eclético, no qual se misturam elementos neoclássicos.

Em meio à fachada principal, o edifício possui um pórtico com seis colunas coríntias, que sustentam o frontão ornamentado por um grupo em bronze, tendo ao centro a figura da República, ladeada por alegorias da Imprensa, Bibliografia, Paleografia, Cartografia, Iconografia e Numismática. O conjunto foi executado de acordo com a maquete do artista Modesto Brocos.

Do lado direito da Portada, uma estátua de bronze, de Corrêa Lima, representa a Inteligência. Uma outra, do lado esquerdo, de autoria de Rodolfo Bernardelli, representa o Estudo. Na parte superior da fachada, de cada lado do tímpano, vê-se, em bronze, os anos da fundação da Biblioteca e da inauguração do prédio.

Passeio: Biblioteca Nacional do Brasil
Endereço: Avenida Rio Branco, 219 - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 20h. Sábado, das 9h às 15h. Fechado aos domingos.
Telefone(s): (0**21) 2220-9484
Ingresso(s): R$ 2,00 (visita guiada)



Pedra do Sal

Símbolo da influência africana na cidade, a Pedra do Sal empresta seu nome à comunidade remanescente de quilombos do bairro da Saúde e, desde 1984, é tombada como patrimônio cultural do estado.

A pedra é considerada o núcleo simbólico da região chamada Pequena África, que engloba a Zona Portuária do Rio de Janeiro e os bairros de Gamboa e Saúde. O nome do local se deve ao fato de lá ter sido um ponto de descarregamento do sal que chegava à cidade via mar.

Além de um importante reduto da cultura negra carioca, o local também é bastante significativo para os amantes do samba e do choro. É lá onde se reuniam músicos como Donga, João da Baiana, Pixinguinha e Heitor dos Prazeres, que até hoje inspiram as rodas de samba como aquela que acontece todas as segunda-feiras, sob o comando do grupo Batuque na Cozinha.

Passeio: Pedra do Sal
Endereço: Rua Argemiro Bulcão, s/n° - Centro - Rio de Janeiro/RJ