sábado, 27 de março de 2010

DIA DO TEATRO & DO CIRCO


Hoje é comemorado o 'Dia do Teatro & do Circo'. Há muitas controvérsias, superstições e seguimentos, quanto ao dia de hoje.

Oficialmente, o dia foi criado pelo Instituto Internacional do Teatro em 1961, na inauguração do Teatro das Nações, em Paris.

Porém, se você pesquisar pela internet, você poderá ler as mais variadas e curiosas histórias quanto ao 'Dia do Teatro & do Circo'. Hoje, você pode conferir, em diversos pontos de sua cidade e em varios lugares de seu país, uma grande mobilização em prol desta data. É hoje, que muitos órgãos governamentais lembram-se de promover espetáculos e performances a baixo custo ou até mesmo gratuitas.

Acho que precisamos analisar os dois lados dessa moeda e chegarmos pessoalmente a uma conclusão.

Por um lado, as iniciativas que acontecem no dia de hoje, são "boas", porque muitas pessoas, que não tem o hábito de apreciar um espetáculo, podem apreciar e se apaixonar por essa arte maravilhosa.

Por outro lado, muitas vezes, o apoio e o incentivo para os artistas independentes e amadores vem apenas no 'Dia do Teatro & do Circo'. São milhares de pessoas que fazem teatro por amor e passam o ano inteiro sem ter ajuda de A, B, C ou D.

Hoje, muitos "burgueses", "patrícios"... Dão toda a força para os desconhecidos artistas do teatro e do circo, mas quando essa data passa... Os desconhecidos caem no esquecimento e os famosos, muitas vezes, retornam a ser lembrados e paparicados.

Sabe, Amigo (a),

Não comemore, apenas neste dia 27 de março, o 'Dia do Teatro & do Circo'.

Asim como o Natal, a Páscoa, o Dia dos Pais, das Mães... Acho que o 'Dia do Teatro & do Circo' deve, indiscutivelmente, ser comemorado todos os dias do ano!

Arte: theatre 2 by ivo chadziev

domingo, 21 de março de 2010

TEATRO É RESISTENTE


Mesmo com todas as dificuldades conhecidas por todos que fazem teatro pelo país afora, o teatro sobrevive e sobreviverá, pois o Teatro é resistente e está sim, impregnado na alma de algumas centenas de abnegados que emprestam suas vidas a arte de representar.

No submundo da arte, amadores e amantes do teatro fazem e sempre farão de tudo para colocar um espetáculo na estrada. Muitas vezes até sem a devida preocupação com a qualidade do cenário, do figurino, pois, todos, somos sabedores da falta total de verba, mas, afinal, o que importa é o teatro.

Em cada canto do país, pessoas resistentes lutam para fazer seus espetáculos, não se preocupando com retornos financeiros, com reconhecimentos artísticos, com críticas... brincam de fazer teatro e fazem do teatro uma brincadeira. E é assim, que a cada dia, o teatro se torna mais resistente.

Não é porque uns elitistas monopolizam as verbas de incentivos culturais e fazem do teatro um comércio, ás vezes até maculando a verdadeira missão do artista, que o teatro se perderá pelo caminho. Ele está nas escolas, nas comunidades carentes, nos circuitos amadores e sempre se renovará.

Está certo que a má qualidade de certos espetáculos que muitas vezes são produzidos por aí, prejudica a imagem e sequer podem ser chamados de teatro, tem-se de relevar certas situações em prol de se privilegiar a intenção de se manter viva a arte do teatro. Ás vezes, fechar os olhos para alguns defeitos, não faz mal a ninguém.

É assim, meus amigos, da mesma forma que não devemos dar muita importância para espetáculos puramente comerciais que visam apenas retornos financeiros, não devemos levar muito em conta, os espetáculos produzidos amadoristicamente, pois, o que deve ficar é a certeza de que o teatro é resistente e perdurará por todo sempre.

Assim seja!

Colaborou: Oficina de Teatro; Foto: Teatros Abandonados