segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A IMPORTÂNCIA DO TEXTO INFANTIL


Muito mais do que conter e contar fábulas, um texto infantil para teatro, tem uma função ainda pouco explorada, ou pelo menos, não se vê muita divulgação de sua utilização para esse fim: o de servir como um forte instrumento de apoio pedagógico, auxiliando na educação da criança.

Enfatizar apenas o lado lúdico que o teatro, com toda sua magia, é capaz de passar, é muito pouco para um texto infantil de teatro. Ele pode ser muito melhor explorado, do que ser apenas uma parte de um espetáculo infantil oferecido à criança como passeios em datas festivas.

Utilizar o texto infantil de teatro na sala de aula, servindo-se de suas histórias para trabalhar de maneira mais lúdica, assuntos por vezes difíceis de lidar, até mesmo pela complexidade do tema, a princípio pode parecer que não, mas é sim, um diferencial para a educação infantil.

A pedagogia precisa se ater a esse detalhe, pois o teatro como arte pura e o seu texto infantil utilizados como instrumentos multiplicadores de idéias e, acima de tudo, como facilitadores para trabalhar ações e sentimentos, só tem a acrescentar na melhoria da educação, seja ela de forma informal, ou de forma didática.

Mais e mais fica claro, que não bastam apenas os métodos ortodoxos de educação para ensinar a criança dos dias de hoje, e cada vez mais é preciso se buscar um diferencial para estimular a criança á aprender. E a utilização do texto infantil de um espetáculo teatral caminha neste sentido.

É claro que não é sempre que se pode se utilizar de textos infantis, mesmo porque, ainda são raros, ou de pouco conhecimento, textos que possam servir de fato, como apoio pedagógico. E também, não se deve incorrer no mesmo erro de outrora, forçando a criança a ler vários textos infantis, assim como se fez, e se faz com a literatura, pois assim, corre-se o risco de se obter o efeito contrário.

O texto infantil se faz importante quando ele é usado na medida certa entre o que é lúdico e o que é didático, servindo de estimulo, instigando a investigação, apoiando a pedagogia no dia-a-dia e trazendo para sala de aula, a magia existente no teatro de uma forma natural, para que todos possam usufruir de cada pedacinho da história.

Escrito por Paulo Sacaldassy

Colaborou: Oficina de Teatro; Foto: "A Tempestade e os Mistérios da Ilha" de William Shakespeare, em uma montagem voltada para o público infantil. Porto Alegre em Cena, 2007.

3 comentários:

  1. Este post trouxe uma questão de forma muito acertada. A criança da Educação Infantil expressa-se muito através dos jogos teatrais, sejam eles livres ou direcionados com textos.
    É como Artes Visuais, Dança... há a necessidade de aprofundamento nesta questão nos cursos de formação de docentes. Uma outra questão acertada.
    Parabéns!
    um abração,
    Dagmar

    ResponderExcluir
  2. Muito importante esse texto sobre a questão de texto infantil, parabéns.Tem selos de presente pra vocês da Ciaatemporal no meu blog
    http://ventosnaprimavera.blogspot.com
    na postagem EU E O IPÊ, passe lá e pegue.

    ResponderExcluir
  3. O texto infantil de teatro tem tudo a acrescentar e a enriquecer na educação infantil...beijos!!!
    Regina

    ResponderExcluir

A Cia. De Teatro Atemporal agradeçe os seus comentários.