quinta-feira, 30 de setembro de 2010

CASA DA ARTE DE EDUCAR


O Grupo Capoeira Cultura Viva esteve na Casa da Arte de Educarm no bairro da Mangueira, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro para conferir de perto o belo trabalho que eles desenvolvem junto as 240 crianças (da Mangueira e de Vila Isabel) com faixa etária de 06 e 16 anos. A Casa da Arte foi fundada e formalizada entre 2004 e 2005 pela Sra Suelí de Lima.

O grupo ficou muito contente e encantado com tudo o que viu e ouviu por lá! O carinho e o respeito que a Instituição tem com as crianças, e até com o Capoeira Cultura Viva que estive por lá o dia inteiro ( fotografando, filmando e colhendo depoimentos ) foi simplesmente fantástico! Por isso todos nós estamos satisfeitos em ver que a capoeira pode e deve fazer parte de projetos como este, e poder observar mais uma vez de perto a alegria e o encantamento das crianças com a arte capoeira.

Além da capoeira a Casa da Arte oferece também as crianças apoio escolar e uma gama de outros benefícios culturais.

A Instituição recebe o apoio do:

Ministério da Cultura
Secretaria da Cultura
UNESCO
UNICEF
Rede Globo / Criança Esperança

Para saber mais sobre a Casa da Arte, acesse:

http://www.artedeeducar.org.br/mangueira.html


"Instrutor Kong e a Coordenadora do Projeto Casa da Arte da Mangueira"

"O nosso Projeto é um trabalho continuado em busca da educação das crianças, a Casa da Arte ensina, educa busca fornecer o lazer fazendo com que a criança sinta vontade de estar aqui, arte e educação.

A capoeira entra como desafio, colocar a capoeira no projeto como a arte que educa.
O Carlos (Instrutor Kong do Grupo Capoeira Cultura Viva) merece nota 10 e consegue chegar ao objetivo esperado pela nossa instituição, estamos muitos satisfeitos com ele aqui."


Rose Carol, ou Carol como é chamada pelas crianças do projeto é moradora da comunidade Mangueira e demonstrou muito orgulho disso ao nos levar até a sua casa, em seu terraço para tirar a foto para o Blog. Ela disse que se era para tirar foto, que fosse então com a imagem das casas da comunidade ao fundo, dando um grande sorriso para a foto! Parabéns, Rose Carol! Pela simpatia e pelo trabalho realizado, é de pessoas como você e a Fundadora Sueli de Lima que o Brasil precisa!

Confira alguns depoimento dos alunos do Instrutor Kong beneficiados pelo Projeto:


"Faço capoeira para ocupar meu tempo, a minha mente e desenvolver a saúde do meu corpo, eu gosto muito de capoeira! O Kong é legal, e quando está explicando e a gente não entende, ele explica de novo, e faz isso brincando. E a Carol é muito legal também me ajuda na escola, arruma passeios para irmos, -Lugares que eu nunca fui e acho que nem iria, e graças a ela eu fui e conheci. Ela tem projetos pensando no nosso futuro!" - Samara Limeira da Silva, 11 anos.


"Faço capoeira porque gosto, me ajuda a movimentar o corpo, coordenação. O Kong é muito legal, o modo de ensinar é bacana, a capoeira é um pouco difícil mais se eu continuar a treinar um dia vou achar fácil.(Risos). E a Carol é muito boa, faz muita coisa para nos ajudar ela é carinhosa!" - Amanda Domingos Antonio, 12 anos.


Da esquerda para direita Emerson P. Santos, 11 anos, Vinícius M. de França, 12 anos e Lorran K. S. dos Santos, 11 anos.

Emerson: "A capoeira ajuda a minha saúde, eu gostou muito mesmo, e fico treinando em casa tudo que o Kong passa na aula, e pretendo ficar velho jogando capoeira! E a Carol é quem ajuda a aprender mais, quando tenho dúvidas na escola ela explica até entender, eu gosto muito dela."

Vinícius: "A capoeira me ajuda na escola também, disciplina, o Kong é maneiro tem paciência e sempre tem novidades, e a Carol está sempre pensando em todos e eu agradeço a ela por tudo!"

Lorran: "A capoeira representa muita coisa boa para mim, vou continuar na capoeira até quando puder... O Kong tem muita paciência e nos deixa feliz! A Carol é bacana mais também é muito exigente, mais é para o nosso bem, e ela tem sempre muitas idéias!"


A foto acima com o olhar desta criança nem precisa de comentários! Lindo!


Se você deseja trazer a arte de capoeira para sua escola ou instituição, envie um e-mail para: capoeiraculturaviva@gmail.com para maiores informações.

Material cedido gentilmente pelo Grupo Capoeira Cultura Viva á Cia. De Teatro Atemporal, para divulgação.

Texto e fotos: Luciane Santiago

2 comentários:

  1. muito bacana este projeto!

    ResponderExcluir
  2. Quando tem roda de capoeira aqui em minha cidade, na Praça D. Pedro, eu sempre paro para ver, pois fico fascinada, acho lindo. Parabéns pelo trabalho maravilhoso que realizam junto às crianças e também divulgando a capoeira.

    ResponderExcluir

A Cia. De Teatro Atemporal agradeçe os seus comentários.