sexta-feira, 20 de agosto de 2010

PROGRAMA ATEMPORAL


O objetivo da Festa do Teatro, inédita no Rio de Janeiro, é democratizar o acesso à rica diversidade da produção cênica contemporânea brasileira e levar cultura para pessoas com menos acesso às produções nacionais de qualidade. As peças incluem montagens realizadas por grupos teatrais autônomos e também grandes produções. A retirada dos ingressos é completamente gratuita, cada pessoa pode retirar um par de ingressos para uma peça a escolher de acordo com a disponibilidade do posto de distribuição.

Data das apresentações dos espetáculos: de 23 a 29 de agosto de 2010

Data, locais e horários de distribuição dos ingressos:
- dia 20/08 na Cinelândia - Centro do Rio de Janeiro | das 13h às 17h
- dia 21/08 na Cinelândia - Centro do Rio de Janeiro | das 12h às 16h
- dia 21/08 na Praça do Rink - Centro de Niterói | das 12h às 16h

Veja a lista completa das peças participantes, horários e demais informações no www.festadoteatro.com.br

Realização: Grupo Parlapatões, Chaim Produções, CoARTE e J.Leiva Cultura & Esporte
Patrocínio: Grupo CCR
Apoio: Cielo
Apoio institucional: Prefeitura do Rio de Janeiro, Prefeitura de Niterói, Fundação Arte de Niterói, Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro


Há 12 anos exercendo nos palcos a arte do teatro sem palavras, a companhia Cia Dos à Deux faz a estreia nacional do sexto espetáculo de seu repertório: Fragmentos do Desejo.

Radicados na França desde o início dos anos 90, o brasileiro André Curti e o angolano naturalizado brasileiro Artur Ribeiro, fundadores do grupo, fizeram do espetáculo o início de uma nova etapa da trupe. Além da dupla, a peça apresenta em cena os atores Maya Borker e Matias Chebel.

No palco, eles dão vida a quatro personagens: o pai Angelo, seu filho Angel, a governanta Olga e o cego Orlando. As histórias deles são contadas de forma não linear, focando nas relações humanas, de desejo, de culpa e de segredos, em busca de uma identidade.

Serviço

Temporada: Até 24 de outubro de 2010.
Horário(s): Quarta a domingo, ás 19hs.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66, Centro - Rio de Janeiro/RJ
Telefone(s): (0**21) 3808-2007
Ingresso(s): R$ 10,00.


O espetáculo Uma Linda Kuaze Mulher é uma comédia caricata que aborda temas atuais com muito bom humor. A relação da empregada doméstica com seus patrões, o preconceito racial, a questão das doenças sexualmente transmissíveis e a atual política brasileira, são apenas alguns dos assuntos da peça.

O texto de Denilton Neves, adaptado por Mario Cardona, é uma paródia ao filme quase homônimo e conta a história de Julia Roberta, uma empregada doméstica que quer vencer na vida e tem o sonho de ser uma grande estrela dos palcos. Personagens como Cintia, a vilã da história, da amiga Lia Lábios de Mel e do seu pretendente Ricardo Gerardo são apenas alguns dos personagens da peça.

Mario Cardona assina a direção do espetáculo, numa concepção que usa o teatro de besteirol, inspirado nas revistas em quadrinhos e nos desenhos animados, onde o gestual seguido da expressão facial está sempre presente. Uma Linda Kuaze Mulher é o verdadeiro teatro do besteirol, um teatro que satiriza temas polêmicos da atualidade.

Ficha Técnica

Espetáculo: Uma Linda Kuaze Mulher
Elenco: Adriano Balluz, Aziz Àlkimim, Diego Sant´ana, Eduardo Boone, Erlande D´Lutz, Raphael Monteiro, Thiago Gaudêncio e Wagner Freitas.
Participação Especial: Marcela Tabet
Direção e Adaptação: Mario Cardona
Texto: Denilton Neves
Coreografia: Mario Cardona
Iluminação e Sonoplastia: Iamonã Vilhena
Fotografia: Kadu Freitas
Cenários e Adereços: Amilcar Barros
Maquiagem e Perucas: Wagner Freitas
Trilha Sonora e Arte: Caio Vianna
Contra Regra e Camarim: Zezé Ferilles e Mirian Gonçalves

Serviço

Temporada: Até o dia 29 de agosto de 2010.
Horário(s): Sábado, as 20h; domingo ás 18h.
Local: Agildo Ribeiro
Endereço: Rua Arquias Cordeiro, 446, Méier - Zona Norte - Rio de Janeiro/RJ
Telefone(s): (0**21) 2241-9781
Ingresso(s): R$ 25,00.

EXPOSICÃO


Capoeira - Luta, Dança e Jogo da Liberdade

A exposição Capoeira - luta, dança e jogo da liberdade é uma mostra fotográfica itinerante, que poderá ser vista na Caixa Cultural do Rio de Janeiro até o dia 10 de outubro. O evento apresenta fotografias de André Cypriano e é fruto de pesquisa para o livro homônimo lançado em 2009.

O trabalho do fotógrafo resgata a história da capoeira, desde seu surgimento no Brasil Colonial até os dias de hoje, ressaltando aspectos de promoção e valorização da cultura nacional, além de sua função de agregação social. A exposição, com curadoria de Denise Carvalho, é composta de 11 fotografias em preto e branco, 29 fotos coloridas e 10 ilustrações, de Debret e Auguste Earle.

As fotos reunidas revelam uma rica manifestação cultural brasileira, reconhecida e praticada em várias camadas sociais, aqui e em diversos outros países. A expografia recria um ambiente de sala de capoeira e utiliza elementos como um assentamento para Exu - entidade que deve ser cumprimentada antes do início de qualquer roda - , uma fotografia em louvor ao grande Mestre Pastinha, instrumentos musicais utilizados na prática, tecidos e pinturas em cores fortes, sempre presentes na capoeira de Angola, além de ambientação sonora típica das rodas.

Foto: Divulgação

Exposicão: Luta, Dança e Jogo da Liberdade
Local: Caixa Cultural - Grande Galeria - Rio de Janeiro/RJ
Endereço: Avenida República do Chile, 230 - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Datas: Até 10 de outubro de 2010.
Horário(s): De Terça á sexta, das 10hs às 18hs; sábado, domingo e feriado, das 14hs às 18hs.
Telefone(s): (0**21) 2262-5483 / 2262-8152
Ingresso(s): GRATUITO

4 comentários:

  1. ótima iniciativa esta da festa do teatro! torcemos para que muitos eventos como este aconteçam não apenas no eixo RJ, SP, mas em todo o brazil e todo o mundo!

    parabens!

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo essa Festa do teatro, com ctz levando cultura àquelas pessoas q ficam a margem da sociedade.
    Mt bom mesmo.

    Eu te peço um favor,pra vc votar no meu blog no concurso q estou participando, é só clikr no logo q está na postagem ou na lateral.

    Obrigada
    @vanimonique
    :*

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    estou abrindo um novo espaço para o pessoal do Mania Colorida. Acesse http://amigosdomaniacolorida.blogspot.com/. è um convite para participar. Um lugar mais descontraído, de reflexão e impessoal.
    Um excelente domingo
    Dagui

    ResponderExcluir

A Cia. De Teatro Atemporal agradeçe os seus comentários.