segunda-feira, 19 de julho de 2010

AMADOR SIM, E DAÍ?


Entre dificuldades para montagens, para poder ensaiar, sem espaços para apresentações, sem qualquer apoio, sem nenhuma verba, quase sem nenhum espaço na mídia para sua divulgação, o teatro amador sempre se superar e, por vezes, e não são poucas, consegue encantar.

Não é raro ver atores e atrizes se transformando sobre um palco, transbordando arte e emoção por todos os poros. Vivendo o personagem com tamanha verdade que nem sempre enxergamos em atores ou atrizes, consagrados. E é por momentos como estes que o teatro encanta.

Ver num palco, ou num outro espaço, (pois não é sempre que o pessoal amador tem a chance de se apresentar sobre um), um ator justificando cada letra e cada sentimento contido no texto que ele interpreta e não apenas brincando de fazer teatro, revigora a condição do teatro amador, e reafirmar como o lugar ideal para o “fazer teatral”.

Pena que entre tantos que buscam o aprimoramento e levam a sério a arte de atuar, alguns ainda fazem do teatro amador um território para brincadeiras, enganações e perversões, atrapalhando e contribuindo para o desprestígio da categoria. Não é porque é amador que tem que ser desse jeito.

Essas pessoas que circulam no teatro amador apenas para fazer “tipo”, ou sei lá o quê? Deveriam aproveitar a oportunidade e, realmente, absorver todo o ensinamento que o teatro amador é capaz de dá. Pois não existe nenhuma outra arte, onde se aprenda desde a produção até a interpretação, passando por todas as fases de preparação de um espetáculo. Teatro amador é um lugar que não tem espaço para aventureiros e sim para interessados na arte de atuar.

Por isso, aqueles que se dedicam e tratam o amadorismo do teatro com todo profissionalismo, encarando os desafios de atuar com toda a responsabilidade que uma interpretação merece, só tem a ganhar. E, com certeza, para estes, as portas estarão sempre abertas e, por eles, sempre valerá à pena disponibilizar textos para suas apresentações.

Teatro é a arte de atuar e não importa se isso é feito de forma amadora ou profissional, o que importa é ver a verdade do ator no exercício do seu ofício na sua maior plenitude e poder levantar e aplaudir por sua atuação. E melhor é poder dizer: Ele é amador? E daí?

Escrito por Paulo Sacaldassy

Colaborou: Oficina de Teatro; Foto: Alex Hermes - Peça “Meire Love” (2010)

9 comentários:

  1. ótimo ler um texto tão inovador na forma.

    adorei!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos, coisas boas normalmente acontecem assim mesmo, sem muito apoio mas com muita garra e talento...tenho minha filha que canta e quer fazer musicais então sei como é isso, ela e seu grupo estão na luta...

    Beijos a todos...

    ResponderExcluir
  3. Verdade gentê! Concordo com vcs...Temos muitos talentos escondidos por este mundo afora...e que sem apoio ficam só nos sonhos..mas aqueles que persisitiram foram la e fizeram acontecer! Texto supimpa!Bj queridos!

    ResponderExcluir
  4. é verdade, o texto é muito bom

    ResponderExcluir
  5. Teatro no Brasil sofre.
    As pessoas não curtem muito "cultura".
    E não dão valor ao trabalho.
    Parabéns à todos que afzem parte do "espetáculo".
    Tenha um lindo final de semana.
    @vanimonique
    :*

    ResponderExcluir
  6. Bom dia... cheguei aqui através do blog da Regina. Achei fantástico. Muito consciênte de seu papel social. Amadorismo ou profissionalismo... embora existam diferenças no âmbito "status", não é determinante para a qualidade do trabalho. Mídia, TV... estas coisas são supérfluas, mas necessárias para manter o ercado financeiro e sabemos que o artista, seja ele quem for, atua e faz sua arte independente disso, bem como onde o público se encontra, sua motivação e seu papel é bem maior que os ditames sociais. O acesso à Cultura, deve ser viabilizado e o Brasil ainda caminha lentamente nesta direção. Por isso, grupos assim são importantíssimos para a construção da identidade cultural do país, pois não se furtam a exclusividade de espaços, mas vão de encontro aos desafios.
    Um super abraço,
    Dagmar

    ResponderExcluir
  7. Tem um selo de presente pra você no meu blog
    palavrasnosventos.blogspot.com
    passe lá e pegue, uma das regra é ler e comentar a poesia qeu está acima do selo.

    ResponderExcluir

A Cia. De Teatro Atemporal agradeçe os seus comentários.