segunda-feira, 7 de junho de 2010

CRIATIVIDADE: A ALMA DO NEGÓCIO!


Não é de hoje que se escreve para contar histórias, sejam elas através de livros, crônicas, contos, textos teatrais e até mesmo através de roteiros. E todas elas já foram contadas e recontadas de mil e uma maneiras, muitas vezes em exaustão, mas a todo dia sempre aparece alguém disposto a contar as mesmas histórias. E o que a faz a ser diferente? A sua criatividade!

As situações dramáticas são todas conhecidas e, exaustivamente exploradas, não há mais novidades, isso é claro e sabido, o que faz a diferença é a forma pela qual o escritor trabalha para contá-las. E a criatividade que ele emprega para contar a história que vai fazê-la única e especial, isto é, a verdadeira alma do negócio.

Por mais que conheçam as técnicas e os diversos modos de contar uma história, e que fique claro aqui que saber tudo isso é primordial e de extrema importância, que conheçam todos os segredos de arquitetar uma narrativa, que conheçam todas as situações dramáticas, só há uma maneira de contar, a sua criatividade e é ela que lhe fará ser diferente.

A sua criatividade é a sua assinatura em tudo aquilo que você escreve. É o que vai fazer a diferença e lhe destacar perante aos outros escritores, fazendo com que a sua história, mesmo com um tema batido, conquiste o leitor. Sem a criatividade, o que se obtém, é a mesmice de sempre, vide o que vem acontecendo com as novelas.

O problema é, quando por segurança ou até mesmo por preguiça ou ainda medo de arriscar, o escritor opta por utilizar apenas as técnicas de narrativas para contar a sua história, fazendo-se valer de uma fórmula de sucesso, tal e qual às novelas. Pegam-se os ingredientes, como se contar uma história fosse preparar um bolo e, servem para o público a mesma história contada da mesma maneira.

Uma história contada com a criatividade, jamais será uma história igual a outra. Usando a sua criatividade, a mesma história que fez Romeu e Julieta morrerem por amor, pode ser contada sobre um outro ponto de vista, talvez por ângulo que só você viu e que pode torná-la uma história de sucesso.

Ousar é a palavra irmã da criatividade, quando um escritor subverte o lugar comum, ou até mesmo brinca com os clichês, com certeza terá uma boa possibilidade de contar uma bela história, mesmo que ela já tenha sido exaustivamente contada. Portanto, mais do que uma boa idéia, a criatividade com a qual você pretende contar a sua história, é que é a alma do negócio.

Escrito por Paulo Sacaldassy 

Colaborou: Oficina de Teatro; Foto: Divulgação - Palco Giratório 2009

13 comentários:

  1. Excelente!!! Adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. Ousadia e criatividade! Uma dádiva quando andam juntas e se igualam em presença! Com certeza, uma história pode ser contada de várias maneiras, como num conto que se conta e se aumenta um ponto... Por ai vai com inúmeras reticências. No entanto, precisa-se se criatividade pra fazer e coragem para ousar.
    Excelente texto!

    ResponderExcluir
  3. Olá Amigos,

    Vim retribuir a visita e me deparo com esse espaço maravilhoso, alimento para alma...adorei e já estou seguindo, excelente texto!

    Criatividade, Ação e Paz!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  4. Que ela esteja sempre ao nosso lado. Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Que a ousadia tome conta das mentes criativas e nos sensiblizem com toda forma de arte!

    ResponderExcluir
  6. Criatividade... é preciso! Uma obra sem criatividade é sem gosto, sem graça sem noção. Um belo texto do Sacaldassy! Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Olá...vim retriuir a sua visita e aqui encontrei um cantinho muito especial da qual agora sou seguidora...Passe no www.flormorennah.blogspot.com
    Será um prazer tê-los por lá tb!Adorei o blog e sucesso!Criatividade e ousadia, sempre!

    ResponderExcluir
  8. Estava eu sentado na seca do meu sertão, contando osso de gado, e vendo a terra rachar ,o sol esquetava meu lombo ,e de comida e água numca se via falar, foi quando brotou se da terra um ....adora conto sempre que posso conto ,alguns me confunde como mentiroso,mas sou o Bonéco!!
    Aplausos BEM FORTE A TODOS DA CIA!!!

    ResponderExcluir
  9. Gostei da fotografia do post. Quando vcs vêm pra Belém do Pará?
    Deixem recadinho lá no meu blog
    blogdaucha.blogspot.com e palavrasdearvoresalheias@blogspot.com

    Sucessooooo!!!! O blog tá show! (olha o trocadinho, rsrs)

    ResponderExcluir
  10. Olá pessoal!

    Vim aqui por indicação da Tia Ném, do blog Criatividades da Tia Ném.

    De cara fiquei encantada com este texto! Criatividade e ousadia... é do que se precisa para escever, não é mesmo? Tento escrever alguns textos, classificados apenas assim mesmo, em que falo de minhas percepções do dia-dia.

    Talvez falte-me a ousadia necessária para tentar ir mais longe. E quero aprender isso aqui!! :O)

    Já estou seguindo a Cia!!

    Se apreciarem animais, artes e "mulherices", apareçam em meu blog, pois serão muito bem vindos.

    Beijoooo

    Sil

    ResponderExcluir
  11. BOM DIA!!

    Olha só que surpresa!!! A Sil, chegou antes de mim! kkkkkkkkkk

    Falando em "CRIATIVIDADE E OUSADIA". O que mais vejo na Net são assuntos, textos, artesanatos semelhantes para não dizer idênticos. E daí! O que importa nesta vida, é termos a capacidade sim, de acrescentar algo nosso, fazer a diferença com a nossa pitada de criatividade. Isso, é o que venho fazendo em meu blog. Não é "atoa", rsrs, que recebeu esse nome "Criatividades da Tia Ném e amigas".
    Excelente texto! Bjs; Tia Ném.

    ResponderExcluir
  12. Tem q ter muita criatividade mesmo.
    As histórias podem ser contadas de mil e uma formas,mas com um estilo diferente e atores bons,as vzs aquela história q vc não suportava passa ser a sua preferida :)

    :*

    ResponderExcluir
  13. Então! Que não falte a nós. A nenhum de nós.

    Grata pelo carinho das tuas palavras

    Beijos,
    (C)ria
    à ti
    vós...rs

    ResponderExcluir

A Cia. De Teatro Atemporal agradeçe os seus comentários.