quinta-feira, 20 de agosto de 2009

TEATROS DO MUNDO


Os Teatros

Os teatros (de theatron, "local onde se vê") surgiram a partir do século VI a.C.. Julga-se que antes disso as primeiras representações teatrais seriam realizadas em locais públicos como a ágora de Atenas.

Os teatros situavam-se ao ar livre, nos declives das encostas, locais que proporcionavam uma boa acústica. Inicialmente os bancos eram feitos de madeira, mas a partir do século IV a.C. passaram a ser construídos em pedra.

Um teatro grego típico com a designação de suas varias partes

Para além a platéia distinguiam-se várias áreas no teatro. A orquestra era a área circular em terra batida ou com lajes de pedras situada no centro das arquibancadas, onde o coro realizava a sua interpretação. Julga-se que a orquestra teria de início uma forma quadrangular, como no Teatro de Tóricos. No centro da orquestra ficava a thymele, um altar em honra a Dionísio, que servia não só para oferecer sacrifícios, mas também como adereço. Em cada lado da orquestra existiam as entradas para o coro, os parodos.


Detrás da orquestra estava a skenê, o cenário, estrutura cuja função inicial foi servir como local onde os actores trocavam de roupa, mas que passou também a representar a fachada de um palácio ou de um templo. Frente à skenê estava o proscenium, onde os actores representavam os papéis, se bem que estes também se deslocassem até à orquestra.

Dos teatros da Antiga Grécia alguns dos mais importantes são o Teatro de Epidauro, o Teatro de Dodona, o Odeon de Herodes Ático, o Teatro de Delfos, o Teatro de Segesta, o Teatro de Siracusa e o Teatro de Dionísio.

Colaborou: Wikipédia

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. tinha que ter foto nesse site

    ResponderExcluir
  3. ñ precisa agradecer so falo a verdade

    ResponderExcluir
  4. ta quase no meu niver

    ResponderExcluir
  5. coooooooooooooooooooooooooooooooooooooool brooooooooooooooooooooooooooooooooooo manda a ver aeeeeeeeeeeeeeeee

    ResponderExcluir

A Cia. De Teatro Atemporal agradeçe os seus comentários.